Histórias inspiram, motivam, educam, entretém e podem induzir pessoas a realizarem algo novo. Partindo dessa premissa, a comunicação trabalha a storytelling como uma de suas principais estratégias para alcançar o público no intuito de alcançar variedades, um deles é a promoção de vendas online.
Usar a técnica para prospectar clientes abre um horizonte de possibilidades que vai desde o compartilhamento do vídeo até a conversão em vendas. Quem nunca se emocionou com uma propaganda, mesmo sabendo que ela foi feita para comercializar algo? Pois bem. O exponencial crescimento da internet, em suas mais variadas esferas, incluindo as redes sociais, agora permite que as histórias produzidas por empresas alcancem o público sem precisar ser por um único meio, a TV, como era antigamente.
Na verdade, profissionais de marketing e comunicação incorporaram a storytelling em seus trabalhos a partir de 1993, ano em que o diretor executivo Joe Lambert lançou a ideia em um de seus projetos, o “American Film Institute”, nos Estados Unidos da América. O sucesso foi tamanho que a técnica se espalhou, chegando aos dias atuais como tema parte de disciplina acadêmica em universidades.
A storytelling consiste numa produção audiovisual em que uma história é narrada por meio de imagens, sons e falas. A trama pode ser fictícia ou real. Trazer uma mensagem, moral da história, causar emoção, motivação e despertar tantos outros sentimentos inerentes ao ser humano.
Trazendo para a economia institucional, o filme relativamente curto é capaz de extrair as mesmas emoções dos espectadores e internautas, porém, o foco é chegar a um grande clímax que evidencia a uma marca, produto ou serviço, o colocando como resolução para algum problema.
Para que o material produzido cause efeito positivo ele precisa ter um roteiro, narrativas, imagens e sons envolventes, de modo que quem acessar permaneça “preso” a história até o fim.
Normalmente se trabalha o lado lúdico, emocional, unindo palavras-chaves e diversos recursos comunicativos para facilitar o entendimento do receptor. No propósito de aproximar o público da marca, tal maneira que quem assiste se sinta inserido no enredo.
Portanto, fazer storytelling, simplificando, é persuadir ou levar os outros a agir como queremos, geralmente para benefício próprio ou da própria marca através de uma história bem elaborada. Acredite, essa técnica é capaz de fazer uma campanha publicitária deslanchar.
Traduzindo para a língua portuguesa, storytelling brainly significa contar histórias com inteligência. Se a storytelling traz o conceito de contar histórias envolventes, a brainly remete à mesma técnica, contudo mais “agressiva”.
Com um estilo narrativo usado para trazer resultados financeiros através de emoções efêmeras, este tipo de ação também gera conversão de vendas, entretanto as chances do cliente não fidelizar é grande.
No Brasil milhões de pessoas usam a internet para adquirir produtos. É bom que o empresário digital esteja pronto para alcançar este público. As storytellings são importantes dentro desse processo de conquista e consolidação de marca.
Ficou interessado em conhecer este universo? Anote esse guia com o passo a passo para você se destacar com o seu e-commerce.
1. Estudar o público
2. Realizar correlações entre público e produto
3. Estudo das palavras chaves
4. Definir o tipo de storytelling que deseja criar
5. Roteirizar
6. Escolher personagens
7. Escolher ambientes
8. Contratar uma equipe de criação de conteúdo audiovisual (se necessário for)
9. Gravar
10. Editar
11. Criar expectativa no público para o lançamento
12. Lançar
Cada marca deve escolher produzir sua storytelling de acordo com a proposta do produto, tendo em vista que cada produto possui um público, que mesmo com variações internas, possui estilos e preferências em comum. Essas características comuns em um determinado público predisposto a consumir o produto, podem e devem ser usadas na escolha do melhor modelo para o audiovisual em questão.
Vamos conhecer alguns estilos de storytelling!
Como o próprio nome diz, este tipo de estratégia é usada para posicionar bem uma marca no mercado. Ela tem a ver com conceitos de branding. Seu objetivo principal é conquistar a admiração e aspiração do público não pelos produtos, mas pelos valores da marca ou pelo que ela demonstra ter.
Para criar uma história de impacto nem sempre é preciso elaborar monumentais projetos. Usar a imaginação criando uma história fictícia também é válido. A capacidade de criar uma história com objetivo definido está em todos os seres humanos, embora em agência de publicidade, por exemplo, seja mais recorrente realizar estas ações, portanto há profissionais melhor preparados para lidar com o assunto.
As personagens de uma storytelling de ficção podem ser as mais variadas. Não existe uma regra. Na propaganda de final de ano da Coca-Cola, exemplificando, normalmente se insere uma família que não existe e um urso. Obviamente que uma família não convive com um urso polar dentro de casa, nem vai convidá-lo para a ceia de natal, contudo se cria todo um enredo dentro desta narrativa para despertar a fantasia e imaginação das pessoas, no intuito de criar um clima no qual a maioria das famílias se inserem, afinal é natal, tem criança, tem animal, comida, família e sobretudo, o momento é propício para uma bebida.
Neste caso cada pessoa se identifica com uma personagem em questão, tem a mãe, o pai, os filhos, o animal e um ambiente acolhedor. É a arte imitando a vida.
Neste tipo de storytelling se cria, por meio do script, um problema a ser solucionado. Inclusive essa estratégia é muito utilizada nos dias atuais por influenciadores digitais, que criam a necessidade ou situação de consumo para oferecer a solução, que é justamente a marca em questão.
Essa é uma das estratégias mais certeiras da storytelling para conquistar clientes, pois nada vende mais do que a realidade, ainda que esta possa ter sido alterada e vendida como genuína.
Normalmente os donos ou gestores das empresas narram suas histórias, que em grande parte são inspiradoras, para trazer o público para dentro de suas vidas. As pessoas acabam consumindo o produto ou serviço para enfim passarem a fazer parte daquela vida, que para eles, nessas alturas, já é muito importante.
Dentro deste tipo de história há brechas para incutir mensagens que podem ser levadas para a vida pessoal de cada um, contudo junto com essas mensagens existem gatilhos mentais que são acionados, para que mais adiante, no vídeo, o consumidor esteja pronto para adquirir o que se oferece.
Como a storytelling pode ser adaptada para diversas plataformas digitais, ela pode ser usada no Facebook, Instagram, no Youtube, e no site institucional da marca. Entretanto, uma boa estratégia exige que além da própria empresa falar bem de si mesma, outras pessoas a indique, afinal é muito fácil enaltecer o próprio trabalho, o difícil é encontrar pessoas ou empresas que também encontre valor naquilo.
Tal qual instrui a cartilha do marketing, a indicação é uma das maiores fontes de conversão e credibilidade de uma marca. Em função disso, profissionais do marketing digital vivem em constante busca por parcerias comerciais que dialoguem entre si, indicando uns aos outros, com segmentos e propostas divergentes, obviamente.
Portanto, além de veicular o vídeo nos canais de comunicação da empresa é significativo que outras empresas e pessoas diversas façam o mesmo.
Para ter “nome na praça” uma empresa precisa ter história, pois é ela que vai passar confiança e credibilidade na internet. Visto que para finalizar uma compra o usuário precisa disponibilizar documentos, endereço residencial, telefone, e o mais importante, realizar o pagamento, que em grande parte pode ser feito por cartão de crédito, logo será necessário ceder os dados do mesmo, ou, pagar em dinheiro.
É difícil alguém fornecer tantas informações e realizar pagamentos em um site sem história, sem conhecimento do público ou consolidação. Além disso, os consumidores gostam ou se sentem mais confortáveis em conhecer quem está por trás da empresa. Desse modo, humanizar as plataformas tem sua significância.
A web stories está ganhando o público na internet. Já é possível vislumbrar alguns destaques no Google News, tanto para portais de notícias, como para sites comerciais. Sem dúvida esta é uma tendência de mercado com tudo para acentuar nos próximos anos.
Por meio da web stories as marcas podem contar histórias com novidades em termos de produtos. Elas são semelhantes às stories já bastante consumidas nas redes sociais. Trataremos deste tema abaixo.
As empresas que estão começando ou mesmo as já consolidadas não devem ignorar o poder das stories das redes sociais, elas também são histórias, mesmo que mais curtas e são capazes de avançar grande público, já que dados das empresas Hootsuite e WeAreSocial apontaram o Brasil como terceiro país no ranking mundial de maior quantidade de usuários das rede sociais.
É importante que empreendedores compreendam a importância de agregar valor em uma campanha publicitária, que além da storytelling podem usar outros recursos no intuito de entregar um resultado satisfatório, de fortalecimento e estabelecimento da marca.
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