É certo que aumentar as vendas é um dos principais objetivos de negócio de uma empresa. Entretanto, não é uma tarefa fácil conquistar novos clientes ou vender mais para os que já se tem. Pensando nisso, escrevemos este artigo sobre como os leads no marketing podem te ajudar a atingir resultados expressivos.
Você sabia que um bom plano de captura pode aumentar as vendas em até 74%? É exatamente por esse e outros motivos que esta ferramenta do marketing digital pode ser um dos maiores responsáveis pelos resultados expressivos da sua empresa, seja qual for o setor.
Temos certeza que seu conhecimento sobre o assunto irá mudar com este artigo. Mas ,antes de tudo, vamos começar pelo básico para podermos avançar de maneira sustentável.
Um lead é um perfil de vendas que se aproxima de um potencial interessado no seu produto, serviço ou conteúdo de oferta. Você pode atrair para seu canal sem aparecer, através de ferramentas do segmento como e-mail marketing, redes sociais, sites de captura, entre outras opções.
Os leads no marketing são necessários para criar uma lista de contatos que você terá certeza que quer se relacionar em um futuro próximo. Esses leads geralmente são analisados por profissionais da área de marketing digital para criar um perfil aproximado do seu cliente ideal.
Para que os resultados sejam mais precisos, faz-se necessário que estes especialistas levantem dados sobre estes potenciais clientes e quais são as maneiras possíveis para estabelecer um canal de contato. Você também precisa analisar a qualidade do lead e aproveitar para avaliá-lo antes de investir tempo ou recursos em vendas.
Agora que sabemos o que são os leads no marketing, vamos seguir nossa publicação entendendo um pouco mais sobre como ele pode ajudar o seu negócio.
Se você não sabe quais são os objetivos dos leads no marketing, pare de ler este texto agora mesmo. Todos sabem que é uma ótima forma para aumentar a sua base de contatos e, porque não, os seus lucros. Por isso afirmamos que eles estão diretamente relacionados à venda de produtos ou serviços da sua empresa e à realização dos seus sonhos.
Então porque será que as pessoas se inscrevem em uma lista de leads?". Simples! Elas compram porque acreditam que você tem algo para oferecer que é único, especial e com potencial para mudar a sua vida!
Com o intuito de monitorar o comportamento de determinado público, o objetivo dos leads no marketing é o de gerar insights que possam ser aproveitados em um momento posterior. Algumas estratégias para atrair leads incluem anúncios, campanhas de e-mail marketing e divulgação de links patrocinados.
Esse tipo de campanha é o foco principal da maioria dos empreendedores nos dias de hoje. Porém, nem sempre é fácil de entender como isso pode ajudar com as conquistas importantes nas vendas. Para que você possa alcançar resultados expressivos, é necessário entender exatamente para que serve um lead e qual é a sua missão.
Para Pedro Amorim, sócio-diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital no Rio de Janeiro, cada objetivo de captação tem um equilíbrio entre metas que podem ser divididas para o seu cumprimento. Para ele, os leads no marketing podem oferecer, não apenas novas vendas, mas também uma grande chance de enxergar como funciona o seu mercado..
Mas qual a melhor estratégia para uso? Temos uma sugestão!
Muitos profissionais de marketing sentem que a sua função é apenas vender. Mas você não precisa ser um vendedor para atrair novas oportunidades de venda para seu negócio. Criar uma experiência positiva a partir do momento em que o lead abre o seu e-mail pode ser uma excelente estratégia para construir lealdade entre você e seus clientes, conquistá-los e atraí-los com mais facilidade.
A criação de leads no marketing é um dos pontos que mais gera trabalho para profissionais da área de comunicação e afins. Entretanto, a adoção de uma jornada de compra sustentável é uma das principais ferramentas para destacar os seus produtos e serviços.
Durante o processo de compra, os leads estão muito mais abertos a conhecer novas informações sobre os seus produtos através da internet. Para usá-los a seu favor, faça as coisas funcionarem em um ciclo, iniciando o processo de compra com os leads e continuando com as estratégias de marketing digital para estimular outras vendas durante a jornada de compra.
De acordo com pesquisas de mercado, quando é feita uma campanha de captação onde apenas o foco é a base do funil de vendas, apenas 3% dos contatos captados se transformam em conversões. Muito pouco quando examinamos a jornada de compra de um produto por completo: Esse número sobe para 58%. Incrível não acha?
Para descobrir o que seu potencial cliente está precisando é necessário responder uma série de perguntas para que você consiga desenhar a sua persona que é o "modelo ideal de consumidor" tipo: Quais são os dados sobre quantas vezes ele clicou em determinado link? Quanto tempo ele ficou em certo tipo de conteúdo? quantos e-mails por dia foram lidos? e por aí vai...
Acredite, uma jornada de compra para leads no marketing que, à primeira vista pode parecer complexa, tem como trazer infinitas possibilidades quando sabemos como usá-las. Se pararmos para pensar, podemos comparar com uma organização de documentos, que após ser feita, os seus resultados serão muito mais produtivos.
Dito isso, você sabe como captar leads? Esse será o nosso próximo assunto.
Sempre é bom relembrar que uma das principais táticas de marketing é a geração de leads. O "Lead" é um termo que significa interesse, então uma pessoa que expressou essa intenção pelo seu produto ou serviço é uma possibilidade para conversão do seu objetivo.
No marketing tradicional, essa tarefa era realizada através da colocação de propagandas em veículos impressos e/ou virtuais. No marketing digital, esse processo também acontece, mas com as redes sociais ou sites que conectam consumidores a ofertantes para facilitar a comparação entre produtos e serviços.
Quer saber como conseguir leads no Marketing? Inicialmente, se você não tem uma lista de contatos para divulgar seu produto ou serviço, comece a construí-la. A construção é um processo que terá início na coleta de dados realmente relevantes sobre o perfil dos usuários que você quer conquistar.
Pensando assim, uma estratégia interessante para conseguir esses contatos é através de um formulário de contato em sua página (pense sempre na parte do marketing digital para levar o usuário final até ela). Mas é claro que ninguém irá passar o seu contato de graça! Por isso, presenteie os seus usuários com algo de relevância como um e-book, um manual de regras, um livro de fotos, entre outras opções após ele fornecer os dados que você precisa. Para gerar leads, é obrigatório que haja essa troca.
Ao longo dos últimos dez anos, os leads no marketing têm se tornado uma peça chave para todas as empresas que usam marketing digital. Esses são um tipo particular de informação para qualquer pessoa que marca uma compra ou participar de um evento promocional, que é posteriormente registrado e segmentado.
Se sua empresa ainda não trabalha com esse tipo de estratégia ou algo que se assemelha a ela, saiba que existe uma grande chance da sua concorrência estar na sua frente. Por isso, não perca esta oportunidade de começar a trazer contatos qualificados para sua base de clientes.
Gostou do artigo? Então comente aqui nos comentários como os leads no marketing te ajudam a crescer nas suas estratégias. Estamos ansiosos para saber tudo.
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