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Vendas na Internet: como faturar mesmo com baixo orçamento para divulgação

Quem trabalha com vendas na Internet sabe que quase sempre é preciso investir dinheiro para ganhar dinheiro. Entenda!

04/10/2023 às 23h33 Atualizada em 04/10/2023 às 23h57
Por: Redação
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Vendas na Internet: como faturar mesmo com baixo orçamento para divulgação. Foto: Canva / PortalNCO
Vendas na Internet: como faturar mesmo com baixo orçamento para divulgação. Foto: Canva / PortalNCO

Quem trabalha com vendas na Internet sabe que quase sempre é preciso investir dinheiro para ganhar dinheiro. Afinal, utilizar anúncios pagos do Facebook, Instagram, Pinterest, Google Ads, enfim, é uma ótima estratégia para divulgar mais rapidamente seus produtos ou serviços.

No entanto, isso não significa que quem não tem muito ou mesmo nada de orçamento para divulgar não possa ter um bom faturamento também. Isso porque existem várias formas de anunciar no meio digital sem precisar gastar nada e com um bom potencial de alcance.

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E para ajudar você com isso, hoje trouxemos uma série de dicas de como você pode ampliar o alcance da sua marca e vender mais pela Internet, investindo pouco ou nada. Então, continue a leitura até o final e veja como aumentar seu faturamento.

Vendas na Internet: como faturar alto sem investir muito

O comércio eletrônico cresceu de forma meteórica nos últimos anos, pois cada vez mais consumidores descobrem a comodidade de comprar pela Internet. Só para se ter uma ideia, o setor de e-commerce faturou R$ 262 bilhões em 2022, segundo uma pesquisa da Nielsen/Ebit.

Além de ser uma quantidade impressionante de dinheiro, esse número representa um crescimento de 1,6% em comparação com o ano anterior, o que mostra uma curva de subida.

Sendo assim, seja quem trabalha exclusivamente com vendas na Internet, seja quem tem uma loja física e quer ampliar seu público, pode aproveitar esse boom e levar uma fatia desse enorme bolo. Para fazer isso sem muito orçamento para investir no marketing, veja a seguir algumas soluções.

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1. Grupos no WhatsApp

Os grupos de WhatsApp são uma maneira eficiente de criar relacionamento com potenciais clientes e fomentar vendas. Além disso, é possível criar um grupo específico para seu negócio ou participar de grupos relacionados ao seu nicho de mercado.

Assim, ao entrar em contato direto com seu público-alvo, você pode fornecer informações relevantes, tirar dúvidas, oferecer promoções exclusivas e criar um senso de comunidade em torno da sua marca.

E você não precisa criar ou participar de grupos somente com pessoas de seu círculo de convivência, se não quiser. Caso você queira ampliar seus contatos e vender à distância, pode acessar sites especializados nesse tipo de interação, pois eles reúnem quem quer comprar e quem quer vender.

2. Redes sociais

As redes sociais também são um campo fértil para gerar vendas na Internet, e elas permitem que você promova sua marca mesmo com um baixo orçamento. Além disso, mesmo que hajam plataformas de anúncios pagos na maioria das redes, os perfis também oferecem excelentes recursos para você promover seu negócio de graça.

Assim sendo, crie perfis profissionais para sua empresa nas principais redes, como Facebook, Instagram e Twitter. Produza conteúdo relevante, compartilhe novidades, faça parcerias com influenciadores digitais, promova interações com seu público e use hashtags relevantes. 

Todas essas estratégias ajudarão a aumentar a visibilidade da sua marca e a atrair mais clientes.

3. Canais no YouTube ajudam muito nas vendas pela Internet

O YouTube é a plataforma de vídeos mais popular da Internet e pode ser uma poderosa ferramenta para impulsionar suas vendas. Além do mais, ele é o segundo maior buscador digital, perdendo apenas para o Google. Então, o fluxo de pessoas que navegam todos os dias nessa plataforma é gigantesco.

Não é à toa que existam tantos canais no YouTube famosos, com mais de 1 milhão de inscritos e com vídeos que têm milhões de visualizações.

Desse modo, criar um canal no YouTube permite que você compartilhe vídeos informativos sobre seus produtos, faça demonstrações, apresente testemunhos de clientes satisfeitos e muito mais para um quantitativo imenso de potenciais clientes. E o melhor: de graça.

4. Crie um blog ou site e produza conteúdo relevante

Investir na produção de conteúdo relevante é indispensável para quem quer faturar na Internet sem gastar muito. Assim, você pode criar um blog empresarial para postar artigos, tutoriais, dicas e informações relevantes sobre seu segmento de mercado. Além disso, você pode oferecer downloads gratuitos (iscas digitais) como e-books ou infográficos, em troca do email dos visitantes. Essa abordagem ajudará a construir uma lista de contatos e permitirá o envio de campanhas de email marketing direcionadas.

O próprio Google oferece um criador de sites simples e gratuito, o Google Sites. Além do mais, outras plataformas também dão a oportunidade de você criar esse canal de graça, como o Blogger, o Canva e diversos outros.

5. Integre sua estratégia de marketing para fazer vendas na Internet

Algo muito importante que você deve levar em conta é que não é necessário escolher apenas uma dessas opções. Na verdade, você pode usar várias ou até todas essas abordagens para fazer vendas na Internet, criando uma estrutura organizada.

É importante também que você integre essas abordagens e não as use de forma isolada, para que elas funcionem melhor. Por exemplo, você pode usar seus grupos de WhatsApp amizade para divulgar o link para o seu site. Ou ainda, colocar um link na Bio do seu perfil do Instagram direcionando as pessoas para o seu WhatsApp. Com isso, você permite que seus usuários passem de uma ferramenta para outra de forma fluida e aumenta as chances de conversão.

6. Parcerias estratégicas: ótima forma de alavancar vendas pela Internet

Estabelecer parcerias estratégicas com empresas ou profissionais que possuam produtos ou serviços complementares aos seus é uma forma inteligente de ampliar seu alcance com pouco investimento. Por exemplo, se você vende acessórios, fazer parcerias com lojas de roupas para oferecer looks completos pode ser uma boa ideia.

Identifique parceiros em potencial, crie promoções conjuntas, compartilhe públicos-alvo semelhantes e aproveite o aumento do alcance e das vendas resultantes dessa união.

7. SEO: melhore sua visibilidade nos mecanismos de busca

Se você quer vender na Internet e nem sabe o que é marketing digital e estratégias para conseguir tráfego orgânico, precisa mudar isso. Afinal, investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para se destacar nos mecanismos de busca. Os canais do YouTube são ranqueáveis, então, faça pesquisas de palavras-chave relevantes para seu nicho, otimize seus conteúdos, etc.

O mesmo acontece com os sites e blogs, e canais no Linkedin, que o Google ranqueia de acordo com a melhor otimização. Então, melhore a velocidade de carregamento do seu site, crie backlinks relevantes e mantenha seu conteúdo atualizado.

Dessa forma, você aumentará sua visibilidade orgânica e atrairá tráfego qualificado.

Gostou de saber como aumentar as vendas na Internet mesmo sem muito orçamento para divulgação? Agora coloque essas dicas em prática e aumente seu faturamento mesmo sem investir muito!

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