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Como fazer sorteio no Instagram? Conheça mais sobre essa técnica!

Saber como fazer sorteio no Instagram é uma das inúmeras formas de aumentar a quantidade de seguidores. E potenciais clientes para todo criador de conteúdo na plataforma.

16/05/2022 às 11h34
Por: Lucas Ferraz
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Como fazer sorteio no Instagram
Como fazer sorteio no Instagram

Saber como fazer sorteio no Instagram é uma das inúmeras formas de aumentar a quantidade de seguidores. E potenciais clientes para todo criador de conteúdo na plataforma.

Fato é que toda marca está se esforçando para chamar a atenção dos consumidores para enfim conseguir ganhar dinheiro com Instagram

Pequenas empresas, influenciadores, restaurantes, lojas, blogueiros, marcas de beleza, linhas de roupas etc. Muitas vezes lutam e se sentem presos devido à falta de seguidores e baixo engajamento. 

Desse modo, organizar um sorteio produtivo no Instagram é uma das maneiras mais eficazes de aumentar os seguidores, aumentar o reconhecimento da marca e gerar engajamento. E consequentemente, aumentar as vendas em um curto período de tempo com pouco esforço.

De acordo com um estudo da Tailwind, os brindes do Instagram recebem 3,5 vezes mais curtidas e 64 vezes mais engajamentos (seguidores, curtidas e comentários) em comparação com postagens regulares. 

Seus seguidores crescem 70% mais rápido em 3 meses ‘hospedando’ um sorteio no Instagram. 

Se você está se perguntando como começar, continue lendo os tópicos abaixo! 

Benefícios de um sorteio do Instagram

Promover um sorteio no Instagram não apenas aumenta sua quantidade de seguidores e engajamento, mas também gera reconhecimento da marca.

Além disso, os sorteios são estratégias econômicas, divertidas e envolventes, além de fáceis de configurar, executar e replicar.

Dentre os principais benefícios dessa estratégia, não podemos deixar de mencionar:

- Construção de relacionamentos mais fortes com os seguidores atuais;

- Envolve e atrai seguidores existentes, criando uma conexão emocional;

- Alcance de novos seguidores em potencial;

- Incentiva seu público a se envolver mais com sua marca;

- Melhora a confiabilidade da sua marca;

- Chama a atenção de influenciadores em seu nicho, direcionando muito tráfego para seu site;

- Gere entusiasmo para seus próximos produtos ou lançamentos.

Desvantagens do sorteio do Instagram

Não é possível incluir links nas postagens do Instagram ou opções para compartilhar a postagem.

Uma das maiores desvantagens de um concurso do Instagram é que você não pode coletar e-mails de usuários ou detalhes de contato para aproveitar suas futuras campanhas de marketing e criar mailing.

Aqui está uma ótima dica para corrigir esse problema: você pode criar uma lista de e-mail criando uma landing page vinculada à sua biografia do Instagram. 

Como fazer sorteio no Instagram? Tipos de Sorteios

Existem muitas maneiras diferentes de aprender como fazer um sorteio no Instagram. Confira algumas das ideias de concursos mais populares que você pode explorar:

Curta e siga

“Curtir para ganhar” é o tipo mais fácil de sorteio do Instagram, onde os participantes precisam seguir sua conta e curtir uma postagem de sorteio para ter a chance de ganhar. Isso acaba aumentando seus seguidores e alcance.

Marque um amigo

Os participantes devem marcar um de seus amigos na seção de comentários do post do sorteio para participar. Assim, eles podem ajudar a fornecer novos leads e aumentar seu público.

Comente para ganhar

Solicite aos usuários que comentem diretamente na postagem do sorteio para participar e ganhar. 

Como resultado, o engajamento de suas postagens e a base de clientes aumentarão. Esse método é melhor para patrocinadores que desejam aumentar o engajamento de postagens entre os seguidores.

Foto/Vídeo + Hashtag (conteúdo gerado pelo usuário)

Nesse formato de sorteio, os usuários devem postar uma foto/vídeo original mostrando seu produto/marca ou selfie junto com uma hashtag de concurso personalizada e marcando sua marca em seu feed. 

Você também pode pedir aos participantes que compartilhem uma história contando como seu produto ou serviço melhorou a vida deles. 

Esse método não apenas aumenta o envolvimento do usuário e o reconhecimento da marca, mas também cria um burburinho positivo sobre sua oferta.

Como fazer sorteio no Instagram? Mão na Massa

Agora é hora de mostrar exatamente como fazer um sorteio no Instagram!

  1. Determine uma meta

A primeira coisa que você precisa fazer para criar um sorteio no Instagram é decidir o que você espera alcançar com o seu sorteio. 

Se você não determinar uma meta, estará distribuindo o prêmio gratuitamente, o que é bom para seus seguidores, mas não para o seu negócio.

Tipos de metas

- Aumentar o engajamento em suas postagens do Instagram;

- Aumentar seus seguidores no Instagram;

- Aumentar seus assinantes de e-mail;

- Gerar conteúdo gerado pelo usuário (UGC);

- Aumentar os visitantes do seu site;

- Impulsionar as vendas de um produto específico.

Você pode atingir um único ou vários objetivos de uma só vez. Todas as outras decisões para o sorteio, como prêmio, conteúdo, etc., dependem do objetivo, portanto, certifique-se de ser claro!

2. Colabore com outras marcas/influenciadores

A parceria com uma marca/influenciador aumentará o número de seguidores e aumentará sua premiação e alcance. 

Os usuários confiam em um sorteio patrocinado pela marca em que conhecem. Você precisa garantir que a marca ou influenciador colaborador seja do mesmo nicho ou tenha os mesmos valores para aumentar sua presença no Instagram e gerar mais tráfego.Leia também: Aplicativo de dinheiro infinito.

3. Pesquise seu público

Pesquisar e entender seu público ajuda você a criar efetivamente um sorteio. 

Você pode coletar uma variedade de dados como localização, sexo e idade do seu público usando 'Insights' no aplicativo Instagram. 

Além disso, confira o comportamento do seu público, sua forma de interação com sua marca e quais conteúdos específicos eles gostam e com os quais interagem.

4. Familiarize-se com as regras do Instagram

As diretrizes de promoção do Instagram são relativamente simples em comparação com o Facebook. 

5. Escolha um prêmio que seu público vai adorar

O prêmio é a única coisa que atrai os participantes para efetivamente integrar o seu sorteio. 

Seu prêmio deve ser algo relevante para o seu negócio ou marca que seu público-alvo precisa. Dessa forma, você ganha participantes interessados ​​em seu negócio/nicho e não em prêmios. Você deve seguir rigorosamente as regras do Instagram para evitar o risco de ser expulso da plataforma.

Agora que você já entendeu como fazer sorteio no instagram, basta colocar a mão na massa e criar. Faça uma postagem incentivando o seu público a participar e aguardar os resultados que sua estratégia trará!

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