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O que é marketing digital?

Aprenda todos os conceitos neste manual completo

08/04/2022 às 18h00 Atualizada em 08/08/2022 às 09h53
Por: Redação
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O que é marketing digital?

Com o crescente uso da internet, o marketing digital se torna cada vez mais importante e indispensável para quem quer ampliar os negócios e fortalecer a identidade de uma marca.

Mas o que é o marketing digital e como efetivamente ele pode fazer a diferença para o seu negócio? 

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Essa modalidade de marketing consiste nas atividades executadas no mundo on-line com o objetivo de colocar sua marca em evidência e, assim, conseguir atrair mais clientes, parceiros e outros relacionamentos que possam impulsioná-la.

Além disso, é uma das formas que as empresas têm para se comunicar com seus consumidores e com o público em geral e, assim, criar relações que sejam humanizadas, próximas e significativas. 

Para isso, são utilizadas mídias diversas, como redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, entre outros. 

Dentro desse universo, existem diversas estratégias que podem te ajudar a atingir as metas estabelecidas. As mais comuns são o SEO, inbound marketing e o marketing de conteúdo.

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Abaixo, falaremos mais sobre cada uma delas para que você possa entender melhor e descobrir o porquê deve investir no marketing digital.

 O que é SEO?

Uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing digital é o SEO. A sigla se refere ao Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos ou motores de busca.

Trata-se de um conjunto de técnicas que têm por objetivo melhorar a posição de sua página nos buscadores da internet, especialmente no Google. 

O maior benefício de ter uma página bem ranqueada, ou seja, que apareça nas primeiras posições de pesquisa orgânica é a sensação de confiança e autoridade que isso passa para seus potenciais clientes, além de sua fácil localização. 

É importante entender, portanto, o que são pesquisas orgânicas. 

Quando pesquisamos algo no Google, os primeiros resultados geralmente vêm com o aviso de anúncio, ou seja, são resultados patrocinados por empresas para promoverem seus negócios. 

Ao contrário disso, as pesquisas orgânicas não são pagas e, para alcançar as melhores posições, é necessário se encaixar em pré-requisitos definidos pela inteligência artificial do buscador, como uso de palavras-chave, hiperlinks, ter site confiável, entre outros. 

Existem profissionais especializados nessas técnicas e é uma ótima ideia contratá-los para cuidarem desses conteúdos para que você tenha excelentes resultados.

Inbound marketing

É a estratégia que visa atrair visibilidade e identificação para sua marca. 

A ideia aqui é que sua empresa seja capaz de entender as necessidades dos clientes e, com isso, oferecer possíveis soluções para esses problemas. 

Essa é uma excelente forma de fazer com que sua empresa se destaque pela comunicação estabelecida, com conteúdos relevantes e que conversem diretamente com seu público-alvo.

Como a internet está verdadeiramente inundada de conteúdos, não é qualquer tipo de produção que chama a atenção. Por isso, é preciso ser relevante, claro e cativante e é neste ponto que o inbound marketing se relaciona com o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo

Essa é a estratégia que mais tem a capacidade de posicionar a marca de forma relevante no mercado e, assim, fazer com que seja lembrada no momento da compra ou aquisição de produtos e serviços. 

Para isso, o marketing de conteúdo visa publicar materiais e informações a fim de conquistar seguidores que possam ser convertidos em novos clientes.

Segundo, peter do ei nerd essas publicações geralmente são feitas em blogs, sites institucionais, redes sociais ou mesmo em sites parceiros. Também podem ser enviadas via e-mail marketing para clientes cadastrados para recebê-los.

Vantagens 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse universo do marketing digital, vamos falar um pouco sobre algumas das várias vantagens que a prática pode trazer para você.

  • Direcionamento de marca - sabemos que não são todas as pessoas que consomem todos os produtos. Para ter sucesso nas estratégias traçadas, é preciso saber o que queremos dizer, como e para quem.

Desse modo, o direcionamento de marca é indispensável para atrair as pessoas certas e que, de fato, farão a diferença no crescimento do seu negócio. 

Assim, é possível também otimizar recursos e fazer o máximo sem precisar de um investimento desnecessário de tempo e dinheiro.

  • Interatividade - com o perfil de pessoas com quem queremos falar traçado, é possível produzir conteúdos e elaborar estratégias para interagir melhor com elas.

Para além da compra do produto ou contratação do serviço, a interatividade melhora a experiência do usuário e, assim, permite sua aproximação com a marca e até mesmo o desenvolvimento de laços afetivos com ela.

  • Ampliação de oportunidades - tudo isso permite que a marca tenha ainda mais oportunidades de sucesso. 

Como a internet é bastante democrática é um espaço no qual marcas dos mais diversos tamanhos podem aproveitar para crescer e aparecer, o que em outras mídias é privilégio de grandes marcas.

  • Análise de resultados - após essas etapas, você pode analisar o quanto o marketing digital e as estratégias desenvolvidas por ele tiveram impacto no seu negócio.

Para isso, são usadas métricas e análise de dados como o ROI (return on investment) e o CAC (custo de aquisição de clientes), que permitem avaliar o que deu certo e o que pode ser melhorado, adaptado e até mesmo abandonado. 

Viu só? São muitas as vantagens que o marketing digital pode trazer para sua empresa. Entre em contato com profissionais da área e saiba mais sobre o assunto, temos certeza que o resultado será extremamente satisfatório.

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