Na busca para aliviar a dor crônica, ter pequenas agulhas inseridas em sua pele pode não parecer inicialmente uma ótima ideia.
Mas os milhões de pessoas que encontram os benefícios da acupuntura todos os anos podem discordar.
A terapia alternativa está ganhando força com pacientes e médicos, e pesquisas sugerem que pode ser um tratamento eficaz para dores de cabeça crônicas e osteoartrite do joelho, bem como dores no pescoço e na região lombar.
Muitos médicos usam a acupuntura para apoiar tratamentos convencionais, como medicamentos, fisioterapia e mudanças no estilo de vida.
Você adiciona a acupuntura a isso para ver se vai ajudar
Com origem na China, a acupuntura existe há cerca de 2.000 anos, mas estamos apenas começando a entender como o tratamento pode ajudar a aliviar algumas dores crônicas. Aqui está o que a pesquisa revelou até agora e como a prática pode beneficiá-lo.
A crença tradicional é que a acupuntura pode equilibrar seu qi, ou força vital. Os praticantes fazem isso posicionando agulhas ao longo de 14 canais diferentes em seu corpo através dos quais se diz que a energia flui.
Hoje, alguns especialistas acreditam que esse processo tem efeitos fisiológicos que ajudam a aliviar a dor.
Uma teoria é que a acupuntura tem sido associada à liberação de endorfinas, as substâncias químicas do “sentir-se bem” em seu corpo que promovem a felicidade e aliviam o desconforto.
O tratamento de acupuntura é personalizado para cada indivíduo e pode variar de sessão para sessão. Seu tratamento pode depender da sua:
Um tratamento de terapia geralmente envolve uma ou duas consultas por semana durante algumas semanas.
Durante uma sessão típica, o acupunturista colocará até 20 agulhas finas e descartáveis de metal em diferentes pontos do corpo, deixando-as por 10 a 20 minutos.
Durante este tempo, as agulhas podem ser delicadamente manipuladas à mão ou com um pequeno pulso elétrico.
Você pode não senti-los entrando ou saindo, e eles podem não estar localizados em nenhum lugar perto da fonte de sua dor.
O processo geralmente ocorre em uma sala silenciosa e pacífica e é frequentemente descrito pelos pacientes como calmante.
A acupuntura é geralmente considerada muito segura, com poucos efeitos colaterais ou complicações.
Mas com qualquer tratamento médico há sempre riscos. Se a acupuntura não for feita corretamente ou o praticante usar agulhas não estéreis, os riscos incluem infecção, sangramento, hematomas, órgãos perfurados e danos nos nervos. Os principais problemas são extremamente raros.
Leia também: Como preparar seu corpo para uma gravidez saudável
Dezenas de pessoas tentaram acupuntura para lidar com uma série de condições médicas, desde a depressão até a cessação do tabagismo e a esquizofrenia.
E enquanto alguns podem relatar sentir-se melhor como resultado, há pouca ciência apoiando muitas dessas aplicações.
A dor crônica é uma exceção. Pesquisas geralmente sugerem que a acupuntura pode ajudar a aliviar o desconforto persistente na região lombar, pescoço e joelhos. Também pode reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais e prevenir enxaquecas.
Em vários estudos de alta qualidade envolvendo esses quatro tipos de dor, os cientistas descobriram que receber acupuntura é mais eficaz do que não recebê-la. Isso vale especialmente para a dor lombar.
Em alguns estudos, no entanto, os cientistas encontraram uma pequena diferença entre receber acupuntura real e receber acupuntura simulada ou simulada, um tratamento placebo que imita a realidade.
Isso pode significar que o sucesso da acupuntura está ligado às suas expectativas em relação ao procedimento e que a experiência de receber o tratamento – independentemente da técnica específica – é responsável pelos benefícios. Em outras palavras, se você acha que isso aliviará sua dor, é mais provável que o faça.
Dito isto, muitos profissionais de saúde e organizações médicas selecionadas consideram a acupuntura um complemento aceitável aos planos de tratamento para alguns tipos de dor crônica.
Em meio à crise dos opióides, que deixou muitos médicos hesitantes em prescrever certos medicamentos, é uma opção cada vez mais recomendada para o alívio da dor.
Leia também: Por que a massoterapia é tão benéfica para os idosos?
Embora seja seguro e bem tolerado, a acupuntura não é para todos. Pacientes com dor súbita e intensa, por exemplo, devem sempre consultar um profissional de saúde.
Pacientes com neutropenia grave – ou uma contagem muito baixa de certos glóbulos brancos – devem evitar completamente a acupuntura.
Aqueles com marca-passos ou cardioversores desfibriladores implantáveis automáticos devem pular a eletroacupuntura.
Pacientes em uso de anticoagulantes ou pessoas com distúrbios hemorrágicos devem informar seu acupunturista sobre sua condição.
As mulheres grávidas devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento.
Finalmente, a acupuntura simplesmente não funciona para certos indivíduos. Se você não sentir uma diferença nos sintomas dentro de algumas semanas, provavelmente é hora de seguir em frente.
Sempre fale com seu médico antes de iniciar a acupuntura para tratar de uma condição de saúde.
Eles podem ajudá-lo a decidir se é uma boa opção, incorporá-lo a outros tratamentos novos ou existentes e sugerir um bom acupunturista.
Muitos estão associados a centros médicos, e alguns profissionais de saúde até realizam acupuntura por conta própria.
Em última análise, a acupuntura pode não ser adequada para todos os pacientes com dor crônica. Mas como um complemento ao tratamento convencional, pode valer a pena considerar.
Mín. 18° Máx. 25°