Se você está começando a planejar uma gestação, é importante começar a adaptar o seu organismo para ter uma gravidez saudável e tranquila. Os cuidados com o bebê começam antes mesmo do desenvolvimento dele dentro do útero, já que seu corpo precisa ser o melhor ambiente possível para ele.
Ao longo dos 9 meses de gestação, o corpo feminino passa por diversas transformações que podem ser amenizadas com a combinação de roupas, cuidados e ajustes na rotina da mulher, garantindo assim uma gestação saudável.
Conheça as coisas para organizar antes de engravidar
Consultar-se regularmente com um médico já é uma indicação para todas as mulheres. Para quem tem a intenção de engravidar, estar com os exames em dia é ainda mais importante, especialmente os ginecológicos.
O médico ginecologista avaliará se há predisposição ou a existência de qualquer doença que possa prejudicar a sua gestação. Nesses casos, o profissional deve entender a particularidade de cada caso e, se necessário, sugerir o acompanhamento de um profissional de reprodução humana assistida.
Além disso, é importante discutir com o médico sobre o uso de medicamentos contínuos, já que nem todos são indicados para quem deseja engravidar, podendo causar malformações no feto.
Na gestação, é muito comum ter mudanças significativas no corpo da mulher, principalmente na pele. Fortalecer a elasticidade das regiões do abdômen e seios pode fazer toda a diferença para evitar o surgimento de estrias, flacidez e outros problemas estéticos no corpo da mulher após a gestação.
É indicado buscar um médico dermatologista para entender qual o melhor creme firmador e preventivo ideal para cada tipo de pele.
Manter um estilo de vida saudável faz toda a diferença para um corpo mais preparado para uma gravidez saudável. Os médicos costumam recomendar cerca de 150 minutos de atividade física divididos em pelo menos três dias da semana.
Entre os exercícios mais recomendados para quem pretende preparar o corpo para uma gravidez saudável é o pilates, que minimiza os efeitos da gestação no corpo feminino. Com o fortalecimento que o pilates promove, o desconforto nas costas e dores mais fortes são menos intensos para as praticantes.
Autocuidado é, antes de tudo, estar bem consigo mesma. Além de melhorar a questão emocional da maternidade e evitar transtornos mentais como a depressão pós-parto, manter a saúde mental em dia faz toda a diferença para diminuir o estresse e, consequentemente, deixar seu corpo mais preparado para uma gravidez saudável.
O ácido fólico é um aliado para a fase de preparação do corpo para uma gestação saudável, já que ele é um dos responsáveis pela boa formação do feto. Além dele, alimentos ricos em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C são essenciais para deixar o corpo nutrido e preparado para o bebê.
Substâncias como nicotina, cafeína, álcool e drogas podem permanecer no organismo por muito tempo, mesmo que tenham sido consumidas meses antes da gestação. Evitar esse tipo de consumo pode evitar problemas durante o período em que o bebê está se desenvolvendo no útero.
Com dicas práticas e um estilo de vida ativo e cuidadoso antes mesmo da gestação, é possível ter uma gravidez saudável e tranquila para o seu bebê e você.
Mín. 18° Máx. 23°