Você já pensou muito sobre o assunto e decidiu que está na hora de ter um bebê. Agora que a decisão está tomada, é importante ter em mente que algumas questões precisam ser organizadas na sua vida antes de engravidar.
Ter um filho é uma decisão muito séria, mas com o planejamento e a organização em dia antes de engravidar, a experiência da gestação será mais tranquila para você, seu parceiro e seu bebê.
Confira algumas atitudes que você deve tomar antes mesmo de começar as tentativas de gravidez.
Veja também: O que diminui as chances de engravidar?
Para os homens, o ideal é procurar um clínico geral e conferir se os exames estão em dia. Vale buscar o histórico familiar e ter certeza de que a saúde do futuro papai é a melhor possível.
As mulheres podem procurar um ginecologista de confiança que, futuramente, poderá ser até mesmo o responsável pelo seu acompanhamento durante a gravidez. É importante fazer uma avaliação completa, não apenas nos órgãos reprodutivos.
Durante a consulta, o médico pode buscar informações como:
Dependendo das informações coletadas, é possível que o ginecologista encaminhe a paciente para um médico especialista para cuidar de pontos específicos da saúde da mulher.
Além disso, os exames iniciais do pré-natal serão sugeridos assim que o desejo de gravidez for mencionado pela paciente. Esses exames checam questões que podem evitar malformações no bebê. São verificadas questões como doenças sexualmente transmissíveis, imunidade prévia a doenças infantis, entre outras.
Antes de engravidar, a prática de exercícios físicos é fundamental. Preparar seu corpo para a gravidez é também oferecer mais saúde ao ambiente em que seu filho viverá por nove meses. É importante buscar um profissional para a correta orientação dos exercícios físicos que fortalecerão seu corpo e te ajudarão até mesmo a lidar melhor com os desconfortos que a gravidez traz.
Se você pretende realizar os tratamentos da gravidez em uma rede particular de hospitais, ter um bom plano de saúde de acordo com as suas necessidades faz toda a diferença. Informe-se sobre o tipo de cobertura oferecido pelo seu plano médico e sobre as opções de reembolso, caso seja necessário ir a um médico que não está dentro da sua cobertura.
Se, durante o processo de tentativa de gravidez, você notar que vai precisar de um tratamento de reprodução humana assistida, o plano de saúde ideal também terá um papel fundamental para que seu desejo de ser mãe seja mais tranquilo.
Fique ligada também nos prazos: em alguns casos de contratações de novos planos de saúde, é necessário cumprir uma carência de pelo menos dez meses antes de engravidar para poder contar com os benefícios do convênio médico.
Ter sua vida financeira organizada antes de engravidar é mais do que fundamental. Uma criança gera muitos gastos para os pais, principalmente ao longo dos primeiros meses de vida. Por isso, é importante ter uma planilha de toda a sua vida financeira, assim como uma reserva para a chegada do bebê.
Além disso, tenha em mente que será possível ter gastos com o hospital responsável pelo parto, além de colocar na ponta do lápis se é possível arcar com as despesas de um filho.
Seja através da suplementação ou do consumo de alimentos, é importante que antes de engravidar a mãe comece a inserir o ácido fólico em sua dieta. Trata-se de uma vitamina do complexo B fundamental para o correto fechamento do tubo neural do bebê, que acontece nos estágios iniciais da gravidez.
O corpo da mulher muda muito durante a gestação e os hormônios ficam cada vez mais evidentes no seu comportamento. Ter a saúde mental em dia, seja com uso de medicamentos indicados por psiquiatras ou terapia, faz parte do processo de uma gravidez mais tranquila para a mãe e para o bebê.
Cuidar da saúde mental antes de engravidar também evita o surgimento de depressão pós-parto e uma maternidade saudável.
A maternidade é uma experiência enriquecedora e que fica ainda melhor quando alguns cuidados como esses são tomados antes de engravidar.
Mín. 18° Máx. 23°