Realmente existem inúmeros benefícios que podem ser obtidos com a massagem terapêutica. Variando de ser uma ótima maneira de desestressar durante períodos agitados da vida para ter um impacto tangível na maneira como nosso corpo funciona. Como tal, a massagem é um tratamento que deve ser procurado por todos, mas existe um incentivo especial para o fazer para os idosos.
Durante o processo de envelhecimento, nosso corpo pode usar todos os cuidados que podemos dar a ele, e uma massagem terapêutica é apenas o ingresso. Seja para o usuário de elevador de escada reto imóvel ou para aqueles que lutam com problemas de circulação, uma massagem pode fazer maravilhas! Continue lendo para saber tudo sobre por que a massagem terapêutica pode ser tão benéfica para os idosos.
Veja também: Treinar glúteos é muito mais do que necessidade estética
Carlos Lampert Filho é diretor da clínica na cidade de Canoas (RS), chamada Espaço Bambuí. A clínica trabalha com diversas terapias e tratamentos, mas segundo ele “a massoterapia é um dos tratamentos mais buscados pelo público com mais de 50 anos em nossa cidade. O bem estar causado pela abordagem do massoterapeuta é resultado de diversos tipos de massoterapia empregado: pedras quentes, terapêutica, bambu, etc, podendo ser combinada com óleos essenciais, aromaterapia… Muitas pessoas relatam que ficam renovadas e motivadas após uma sessão.”
Segundo o IBGE, em estudo de 2018, os brasileiros gastam mais com beleza e bem estar do que com comida. Nesse contexto, a classe C, que ganha entre 4 e 10 salários mínimos, tem papel importante neste e em outros índices.
E com a pandemia instalada em 2020, a busca pelo tratamento aumentou. Em seguida, a busca por cursos e qualificações também cresceu. O mercado de massoterapia e afins cresce no Brasil e tende a se especializar com os massoterapeutas oferecendo abordagens para idosos, crianças, atletas, gestantes, etc.
A artrite, um distúrbio que afeta as articulações com dor e rigidez, é uma condição que muitas pessoas sofrem na velhice, causando vários graus de desconforto no corpo humano. Embora deva ser afirmado que a massagem terapêutica não deve ser pensada como uma cura para a artrite, ela pode realmente ajudar a aliviar a dor associada.
Problemas articulares e ósseos, como artrite, são muito mais comuns em pessoas mais velhas, então encontrar uma ótima alternativa à medicina para complementar o tratamento é muito importante. É aí que a massagem pode entrar - ela tem o poder de ajudar a aliviar a dor crônica causada por problemas relacionados à idade.
Funciona dando um impulso ao sistema imunológico - incentivando os fluidos a se moverem pelo corpo, além de alongar a fáscia e os tecidos, o que aumenta a mobilidade nas articulações e reduz a rigidez também.
A quiroprata Cleite Fernandes atende muitos pacientes com dor. Segundo ela, “o tratamento da dor com a quiropraxia tem bons resultados, o interessante é que com o auxílio da massoterapia estes resultados tendem a ser melhores e mais duradouros. Eu sempre recomendo que, em conjunto a quiropraxia o paciente com dor busque também a massoterapia.”
A artrite não é o único sintoma comum associado ao envelhecimento, existem várias condições e doenças que podem causar grande desconforto ao corpo com o passar dos anos. A massagem terapêutica pode ser uma adição útil ao seu tratamento.
Os benefícios da massagem terapêutica demonstraram ter múltiplos benefícios para a saúde e muitas pessoas na sociedade recorrem a essa forma de tratamento alternativo para ajudar com sintomas de dor ou disfunção músculo-esquelética como resultado direto de nossos estilos de vida sedentários modernos.
Na população mais velha, a massagem terapêutica tem a capacidade de ajudar com muitos dos sintomas que associamos ao envelhecimento. Mobilidade diminuída, inflamação das articulações e dores musculares associadas a condições como osteoartrite e osteoporose podem ser drasticamente aliviadas melhorando o fluxo sanguíneo, reduzindo o inchaço e melhorando a amplitude de movimento.
O equilíbrio é tremendamente importante, principalmente na velhice. A queda é uma causa comum de lesão durante os últimos anos de vida, portanto, fazer todo o possível para melhorar o equilíbrio é uma boa ideia.
À medida que os corpos envelhecem, os problemas posturais pioram. Isso ocorre porque os músculos posturais ficam mais fracos, o que diminui a mobilidade e o equilíbrio. Assim como os problemas nas articulações, a massagem é uma ótima maneira de ajudar a impactar positivamente esses problemas.
Ao alongar habilmente os músculos de alguém, estimula articulações saudáveis e melhor funcionalidade do sistema musculoesquelético.
Qualquer pessoa que tenha sofrido um AVC, ou conheça alguém que tenha sofrido, entende muito bem o impacto prejudicial que pode ter na sua qualidade de vida. Para ajudar na recuperação após um acidente vascular cerebral, a massagem terapêutica é agora um recurso recomendado, muitas vezes alcançando ótimos resultados.
Concentrando-se em áreas específicas do corpo e, em seguida, estimulando as áreas que podem estar paralisadas como resultado do derrame, a massagem terapêutica pode revelar-se uma ferramenta inestimável na recuperação de uma pessoa. Este é apenas mais um benefício maravilhoso deste tratamento em particular.
Talvez o maior benefício de todos a serem obtidos com a massagem terapêutica seja sua capacidade de melhorar a circulação do corpo, pois a boa circulação ajuda em muitas atividades cotidianas. Aumentar a circulação de uma pessoa é vital na velhice, pois a má circulação, infelizmente, torna-se cada vez mais comum durante este período da vida.
Uma melhor circulação pode ser melhor alcançada, no entanto, graças à massagem terapêutica, pois ajuda a melhorar o fluxo de sangue para os membros do corpo. Como resultado, os idosos estarão muito mais saudáveis e poderão aproveitar a vida ao máximo.
Como muitos devem saber, uma massagem é um modo incrivelmente relaxante de terapia e com todo o estresse que as pessoas sofrem na era moderna, isso certamente é algo que vale a pena investigar. Reduzindo o estresse no corpo humano, a massagem terapêutica tem a capacidade de diminuir qualquer ansiedade que a pessoa idosa possa estar sentindo, permitindo que essa pessoa relaxe totalmente no corpo e na mente.
Além dos muitos benefícios físicos que a massagem terapêutica pode ter, demonstrou ter um impacto significativamente positivo naqueles que sofrem de estresse, ansiedade ou depressão. Para muitos idosos, a falta de toque ou contato humano pode criar sentimentos de solidão e, portanto, receber uma massagem de um terapeuta qualificado e compassivo tem o potencial de ajudar tanto física quanto emocionalmente.
Não é surpresa que nos tornemos menos móveis e menos ativos na velhice. À medida que o corpo humano para de funcionar como antes, as pessoas tendem a ficar em casa com mais frequência e fazer menos exercícios. Como resultado, os músculos endurecem e ficam mais rígidos – tornando ainda mais difícil se movimentar.
O que uma massagem pode fazer aqui é ajudar a suavizar tanto o músculo quanto o tecido. Ele consegue isso aumentando o fluxo sanguíneo para essas áreas específicas. O corpo é uma coisa milagrosa e com um pouco de estímulo na velhice, pode continuar a nos servir no futuro.
Mín. 18° Máx. 23°