Quarta, 10 de Agosto de 2022
13°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Economia Economia

Quais são os setores de ações da Bolsa de Valores?

As ações na Bolsa de Valores estão distribuídas em 11 setores distintos. Saiba quais são eles e como diversificar as ações.

13/07/2022 às 04h44 Atualizada em 13/07/2022 às 04h53
Por: Redação
Compartilhe:
Quais são os setores de ações da Bolsa de Valores?
Quais são os setores de ações da Bolsa de Valores?

Investir em ações da Bolsa de Valores requer não só cautela como também diversificação e análise aprofundada por parte do investidor, seja ele pequeno ou grande.

Um dos pontos que precisa ser observado por qualquer investidor são os setores da bolsa de valores. Até porque, entender em qual setor uma empresa está inserida é essencial para uma boa estratégia de diversificação de investimentos.

Atualmente a B3 conta com 11 classificações setoriais, sendo que dentro delas existem diversos subsetores. Alguns são mais suscetíveis a crises e crescimentos, já outros são mais resilientes.

Veja também: Marketing digital para corretoras

Quais são os setores de ações na Bolsa de Valores?

Conforme antecipamos, no total existem 11 setores na Bolsa de Valores, sendo que qualquer empresa listada na B3 se encontra dentro de algum deles. São:

  1. Bens Industriais;
  2. Comunicações;
  3. Consumo Cíclico;
  4. Consumo não Cíclico;
  5. Financeiro;
  6. Materiais básicos;
  7. Petróleo, Gás e biocombustíveis;
  8. Saúde;
  9. Tecnologia da Informação;
  10. Utilidade Pública;
  11. Outros.

Para entender melhor quais são as empresas que fazem parte desses setores, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um deles.

Bens Industriais

No setor de bens industriais estão inseridas as empresas que fabricam outros bens ou prestação de serviços. Normalmente, nesse setor os itens produzidos são equipamentos, instalações, matérias-primas, ferramentas etc.

Esse é um setor dividido em outros subsetores na B3, como: comércio, construção e engenharia, máquinas e equipamentos, material de transporte, serviços e transporte. Em resumo, os bens produzidos são vendidos para outras organizações.

Dentre as principais empresas dentro desse segmento estão a Azul, Embraer, WEG, Portobello, dentre outras.

Comunicação

O setor de comunicação na B3 engloba empresas que têm como intuito facilitar e até mesmo levar a informação. Esse setor possui apenas dois subsetores: telecomunicações e mídia, que possui empresas de publicidade, difusão de filmes, etc.

Dentre as organizações mais conhecidas do setor de comunicação que possuem ações na B3 estão a TIM, Eletromidia, Oi, Cinesystem, dentre outras.

Consumo Cíclico

Esse é um setor no qual estão inseridas empresas cujo desempenho é muito influenciado por questões macroeconômicas, como câmbio, juros e inflação. Por isso, as empresas do setor de consumo cíclico têm uma volatilidade maior, podendo oferecer mais retorno, porém, mais risco para o investidor.

Dentre os subsetores de consumo cíclico estão os automóveis e motocicletas, comércio, construção civil, hotéis e restaurantes, utilidades domésticas, viagens e lazer.

Há muitas empresas no Brasil listadas na B3 inseridas em algum dos subsetores do Consumo Cíclico como Magazine Luiza, Petz, CVC Brasil, Localiza, dentre outras. Cada um desses subsetores pode ser mais ou menos volátil a uma crise.

Consumo não Cíclico

O setor de consumo não cíclico já é menos volátil, sendo que dentro dele estão empresas com menos sazonalidade diante de crises e acontecimentos geopolíticos como uma guerra, por exemplo.

Os subsetores dentro do consumo não cíclico são agropecuárias, alimentos processados, bebidas, comércio e distribuição e produtos de uso pessoal e de limpeza. Ou seja, são produtos de consumo básico para a sobrevivência humana.

Dentre as empresas que fazem parte desses subsetores estão a Raízen, BRF, JBS, Grupo Natura, dentre outras. Apesar de não ter tanta queda diante de uma crise, em um boom de crescimento o desempenho do setor é inferior ao consumo cíclico.

Financeiro

O setor financeiro possui empresas bem diversificadas e têm como principal característica o fato de ter um grande poder de impactar a economia. Até porque, a falência de um banco tem maior impacto do que uma indústria.

Dentro deste setor estão os subsetores: exploração de imóveis, holdings diversificados, intermediários financeiros, previdência e seguros, securitizadoras de recebíveis e serviços financeiros diversos.

Na B3 estão listadas grandes organizações do setor financeiro como Banco do Brasil, Sul América, Banco Pan, Itaú, Banco Inter, dentre outros.

Materiais básicos

Esse é um setor no qual estão inseridas empresas que se dedicam à descoberta, processamento e desenvolvimento de matérias-primas, inclusive sendo ele considerado um setor cíclico pela sua alta volatilidade.

Os subsetores que fazem parte desse setor são: embalagens, madeira e papel, materiais diversos, mineração, química, siderurgia e metalurgia. As principais empresas listadas nestes subsetores são Vale, Unipar, Klabin, Usiminas etc.

Petróleo, Gás e Biocombustíveis

O setor de petróleo, gás e biocombustíveis é um dos que possui uma maior representatividade na B3 e sofre uma grande influência do cenário macroeconômico internacional pela sua alta concentração na mão de poucos agentes.

Inclusive, não há subsetores dentro desse setor, e as principais empresas listadas na B3 são a Petrobras, PetroRio, Ultrapar, Dommo, dentre outras.

Saúde

Dentro do setor de saúde estão as empresas ligadas à área de saúde que fabricam equipamentos hospitalares, indústrias farmacêuticas, fabricantes de vacinas, dentre outras. Esse setor pode ser influenciado por variáveis como epidemias ou pandemias.

Ele está dividido em alguns subsetores como comércio e distribuição, equipamentos, medicamentos e outros produtos, serviços médicos hospitalares, análises e diagnósticos. Fazem parte do setor empresas como Fleury, Rede D´Or, Lifemed, dentre outras.

Tecnologia da Informação

Esse é um setor que vem crescendo bastante no Brasil e no mundo, sendo que ele engloba empresas que cuidam da produção, armazenamento e uso de informações coletadas virtualmente.

Basicamente há só dois subsetores dentro da Tecnologia da Informação: computadores e equipamentos, e programas e serviços. Embora sejam poucos, nos últimos anos está se tornando mais abundante ações deste segmento.

Dentre as empresas listadas na B3 dentro desse setor estão a TOTVS, Multilaser, Linx, Westwing, dentre outras.

Utilidade Pública

Neste setor estão inseridas empresas cuja atividade está relacionada ao fornecimento de serviços de necessidade básica.

Só para exemplificar podemos citar as empresas de gás natural, abastecimento de água e energia elétrica, sendo esses os principais subsetores. Dentre as empresas que fazem parte deste setor estão a Sabesp, Eletrobras, Taesa, dentre outras.

Outros

Por fim, esse é um setor no qual estão as empresas que não se encaixam nos outros 10 setores listados na B3, como por exemplo a Atompar, Polpar, Cemepe Investimentos, dentre outras.

Vale destacar que no Índice Bovespa (IBOV) que é o principal indicador do mercado acionário brasileiro, há ações de empresas de todos os setores, sendo que o setor com maior peso é o de serviços financeiros, seguido pelos setores de petróleo e materiais básicos.

Conclusão

Conclui-se com esse artigo que todas as ações da B3 são distribuídas dentro de 11 setores, nos quais existem outros subsetores que alocam as organizações.

Alguns setores são mais suscetíveis a crise, e por isso possuem mais volatilidade, ao passo que outros setores são menos suscetíveis a acontecimentos macroeconômicos, sendo eles menos voláteis. Além disso, é de extrema importância analisar indicadores como por exemplo preço/valor patrimonial, Dividend Yeld, ROE (Return on Equity) entre outros.

Em vista disso, cabe ao investidor compor sua carteira de modo diversificado procurando alocar ações de todos os setores, sendo que a determinação do peso de cada um deve variar de acordo com a disposição ao risco do investidor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 19h21 - Fonte: ClimaTempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 17°

Qui 15°C 10°C
Sex 18°C 10°C
Sáb 23°C 9°C
Dom 25°C 12°C
Seg 27°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes