A Irlanda precisa de visto? E qual tipo de visto? Para viajar até a Irlanda, seja para apenas curtir e viajar, estudar ou até mesmo trabalhar, é necessário apresentar algum tipo de visto ou não? Qual a documentação necessária para viajar até a Irlanda por um mês? E para trabalho fixo?
Essas são perguntas comuns que recebemos de nossos leitores que possuem como sonho a vontade de visitar a Irlanda, um país que serve como casa para milhares de brasileiros que já viajaram para lá em busca de novas oportunidades, seja para estudar ou até mesmo conseguir um trabalho na Irlanda.
Porém, sabemos que muitos países estrangeiros possuem um sistema de imigração bem restrito, como é o caso dos EUA, por exemplo, que possuem muitos critérios como base para a entrada de um visitante externo. Outros países da Europa também são assim, mas será que a Irlanda também age dessa forma?
No conteúdo de hoje, falaremos um pouco mais sobre as formas de entrada legal neste que é um país repleto de brasileiros. Falaremos se a Irlanda solicita visto a brasileiros, quanto custa um intercâmbio até lá e se é fácil encontrar um bom emprego. Quer saber se Irlanda precisa de visto? E qual tipo de visto? Leia conosco, vamos lá!
Descubra aqui por onde começar no inglês
Afinal, a Irlanda precisa de visto? Sim, e não. Podemos dizer que a Irlanda é um dos países que mais facilita a entrada de brasileiros em todo o mundo, pois até mesmo em situações em que o visto é necessário, todo o processo se dá de forma muito fácil e rápida, fazendo com que seu visto esteja em mãos em tempo recorde.
Atualmente, a Irlanda pede visto a brasileiros e outros cidadãos não europeus que desejam ir para lá, seja apenas para visitar ou até mesmo para trabalhar. Como já foi mencionado anteriormente, trata-se de um procedimento padrão de segurança do país em relação ao seu programa de imigração.
Não somente para a Irlanda, mas para qualquer outro país que solicite visto a estrangeiros (principalmente não europeus que desejam ir para o Velho Continente, ou qualquer pessoa que queira visitar os EUA), é de suma importância que você visite tal nação com sua documentação em dia.
O que acontece se você viajar sem o visto adequado para o seu tipo de viagem? Bem, você fica ilegal em solo estrangeiro. É o caso de muitos brasileiros nos EUA, que conseguem visto de turismo com duração de seis meses e acabam ficando por lá “enquanto conseguem” ou até conseguirem o Green Card por terem assinado contrato de trabalho ou coisa do tipo.
De forma geral, não recomendamos de forma alguma esse tipo de prática. Dizemos isso porque, se você é pego pela segurança de imigração do país em questão, há grandes chances, para não dizer 100% de chance, de você ser extraditado de lá. Ser extraditado significa embarcar em um voo só de ida para o Brasil, não podendo mais pisar naquele país, mesmo se estiver com sua documentação em dia. Quando isso acontece na Europa, você não pode mais visitar os países que compõem a União Europeia, totalizando 27 países.
A Irlanda precisa de visto? E qual visto? Como mencionado anteriormente, a resposta para essa pergunta é sim e não. O não é para situações bem específicas: é concedido o direito de viagem sem visto, somente com passaporte, para todos os cidadãos não europeus que desejam apenas visitar o país, durante um período menor do que 90 dias.
Caso esse período seja ultrapassado e você esteja realmente só viajando, então é necessário embarcar já desde o Brasil com um visto mais elaborado e vinculado à permanência, como o Stamp 4, que concede residência a qualquer pessoa.
Bem, a Irlanda possui diversos vistos, mas separamos aqueles que consideramos principais para não confundir sua cabeça com muitas opções que, provavelmente, não estão a sua alçada, como o visto Stamp 5, destinado a pessoas que estão se naturalizando. De forma geral, para viajar para a Irlanda, é necessário ter algum dos vistos a seguir:
Stamp 1: visto de trabalho, que permite que a pessoa seja empregada, mas não tem a opção de estudar;
Stamp 2: visto mais concedido pelas agências de intercâmbio, que possibilita trabalhar e estudar em terras irlandesas; e
Stamp 4: possibilidade de permanência por tempo pré-determinado no país, porém por um período mais longo, como alguns anos.
Por que a Irlanda tem tantos brasileiros viajantes? Porque o preço do intercâmbio para lá é um dos mais baratos de todo o mundo. No total, você gasta cerca de R$7.900,00, fica até 6 meses no país recebendo em Euro e volta para o Brasil falando inglês. E aí, o que achou? Conta pra gente aqui nos comentários. Até a próxima!