Quarta, 10 de Agosto de 2022
12°

Céu encoberto

São Paulo - SP

Geral Casa

Saiba como os trituradores de pia influenciam no meio ambiente

De maneira simples, o triturador é um equipamento instalado na pia inovando a sua cozinha como uma solução prática para dar fim aos resíduos e restos de alimentos como verduras, legumes, pequenos ossos, frutas, caroços e outros.

10/01/2022 às 13h16 Atualizada em 10/01/2022 às 13h30
Por: Redação
Compartilhe:
Saiba como os trituradores de pia influenciam no meio ambiente
Saiba como os trituradores de pia influenciam no meio ambiente

Que está razoavelmente familiarizado com os cenários de cozinhas em séries e filmes dos Estados Unidos, já pode ter reparado que embaixo da pia, no lugar onde deveria ficar o sifão, eles têm outro tipo de equipamento: os trituradores de alimentos.

Aqui no Brasil não é comum encontrar muitas famílias que tenham este acessório em suas casas, mas é possível encontrá-los em lojas especializadas. Muitos afirmam que sua praticidade e característica sustentável tornam este aparelho uma forte tendência, mas há algumas controvérsias sobre sua utilidade e impacto no meio ambiente.

Se você está curioso para saber um pouco mais sobre as vantagens dos trituradores de pia , ou está interessado em comprar um, mas está em dúvida se vale ou não a pena ou não investir em um, continue conosco, este artigo traz todas as informações relevantes para você ficar por dentro do assunto.

O que são trituradores de pia?

O primeiro ponto a ser discutido é: o que são trituradores de pia?

De maneira simples, o triturador é um equipamento instalado na pia inovando a sua cozinha como uma solução prática para dar fim aos resíduos e restos de alimentos como verduras, legumes, pequenos ossos, frutas, caroços e outros. 

Sua principal função é triturar este material orgânico, servindo como um tipo especial de lixeira, e estes materiais são enviados pelas tubulações para a rede de tratamento de água e esgoto da cidade.

Desta forma, evita-se que o material  vá para o lixo comum, que têm em direção aos aterros sanitários, após a coleta. É possível encontrar trituradores à venda com uma faixa de preço que varia entre R $700 e R $3.000, dependendo da marca.

Como funciona um triturador de pia?

O triturador é instalado na válvula da pia (ralo) no lugar do sifão, embaixo da cuba, peça a que já estamos habituados. Desta forma ele é conectado ao encanamento da casa e direciona os resíduos para a rede de água e esgoto.

Diferente do sifão, o triturador precisa de energia elétrica para funcionar, e por meio de um interruptor o equipamento pode ser ligado e desligado. 

Os fabricantes garantem que, apesar de utilizar energia, os modelos mais modernos e o avanço da tecnologia permitiram que eles se tornassem mais econômicos, o que não impacta negativamente a conta de luz, silenciosos e muitos deles passassem a ser fabricados sem lâminas - ao invés de triturar por corte, eles usam uma uma tecnologia para triturar por impacto, tornando-os mais seguros.

Para que os resíduos sejam carregados da maneira correta, é preciso que a torneira esteja ligada  e com a ajuda da água eles são escoados pela tubulação.

Como fica o meio ambiente?

As grandes polêmicas que giram em torno dos trituradores, se referem aos alertas da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (Sabesp), que afirma que este aparelho não é uma boa opção no que se refere ao meio ambiente. 

Segundo a Companhia, a popularização do triturador no estado pode ser um grande responsável por aumentar a poluição dos corpos d'água, devido ao aumento da concentração de resíduos orgânicos e seu despejo de esgotos que não recebem tratamento - lembrando que a falta ou a insuficiência de saneamento ainda faz parte da realidade brasileira em muitos municípios.

Em consequência disso a companhia alerta para a necessidade de demandar cada vez maior gasto energético para tratamento das águas. Além disso, há a possibilidade que os resíduos descartados, mesmo que triturados acabam obstruindo encanamentos, por se juntarem facilmente a lixo descartado indevidamente pelo ralo ou privadas, como absorvente, bitucas de cigarro, fraldas, lâminas de barbear e outros. 

A junção de todo este lixo e resíduo, segundo a companhia tem a capacidade de aglutinar como o óleo de fritura e prejudicar o fluxo normal e adequado da rede de esgoto.

Os fabricantes rebatem 

Para eles, estas preocupações não se fundamentam, pois eles consideram o triturador uma revolução sustentável, e afirmam que uma de suas funções é ajudar a acabar com os entupimentos das encanações, já que exercem pressão junto a água no momento do descarte.

Apontam também sobre a possibilidade de utilizarem estes resíduos para realização de compostagem, mesmo que não exista nenhum programa para isso e as redes de tratamento e saneamento não possuam investimentos públicos suficientes nem para lidar com o descarte habitual.

Prós e contras dos trituradores de pia

Agora que você já sabe o que é e para que serve um triturador de alimentos, chegou a hora de conhecer os pontos positivos e negativos para que, se for o caso, você possa decidir pela aquisição ou não.

Prós:

  • Praticidade durante o descarte
  • Redução no acúmulo de lixo orgânico
  • redução no uso de sacolas plásticas
  • Acaba com os mau odores comuns das lixeiras de pia
  • Sustentabilidade - pois como os resíduos não vão para o aterro eles não produzirão os gases do efeito estufa

Contras:

  • Os altos preços, os trituradores não são equipamentos baratos e os valores podem variar entre R$700 e R $3000;
  • Apesar de pouco - ao usar por 5 min o gasto é em média de 100w - a um aumento no consumo de energia;
  • Um pouco de aumento no consumo de água, chegando a 1% do total mensal já que ela é necessária durante o descarte;
  • Prejuízo energético para as empresas de saneamento pois podem contaminar corpos d'água;
  • Risco de entupimento dos encanamentos que direcionam os resíduos para as redes de tratamento de esgoto.

Em meio a todas as controvérsias, ainda é válido dedicar para entender e aprofundar sobre o assunto, principalmente se você está considerando comprar um triturador de alimentos para chamar de seu. Como o número desses equipamentos no Brasil é muito pequeno, ele ainda não se tornou uma questão que exige atenção pública nem um problema sanitário grave a ser discutido com a população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 20h42 - Fonte: ClimaTempo
12°
Céu encoberto

Mín. 12° Máx. 17°

Qui 15°C 10°C
Sex 18°C 10°C
Sáb 23°C 9°C
Dom 25°C 12°C
Seg 27°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes