Sabemos que cozinhar com a panela de ferro é maravilhoso e satisfatório, mas todo mundo que cozinha com a panela de ferro deve se atentar com alguns cuidados que deve se ter para prolongar mais ainda o uso dela, justamente por ela ser uma panela que o material é diferente das comuns ela necessita dessa atenção e desses cuidados que serão citados abaixo.
Mas, se a sua se encontra enferrujada você irá encontrar nesse artigo algumas dicas e recomendações para que você consiga tirar essa ferrugem e essas mesmas dicas servem para que você possa evitar que elas cheguem a enferrujar tanto que você possa perder a sua panela, então pegue caneta e papel e anote todas as recomendações a seguir.
A cura da panela de ferro é de extrema importância desde o primeiro uso até o mantimento dela na cozinha, então essa é uma das maneiras mais eficazes de se prevenir a ferrugem, abaixo você verá como fazer a cura da panela no forno.
Esse é um dos métodos muito utilizados pelos cozinheiros profissionais que usam essa panela na preparação dos pratos dos clientes, mas se você deseja fazer a cura da sua panela sem deixar tanto tempo assim no forno, acompanhe abaixo como você pode realizar essa cura no fogão mesmo já que as vezes a sua panela pode ter um cabo que não pode ir ao forno.
Após isso a cura da sua panela estará finalizada e você poderá usar tranquilamente. Agora se a sua panela já está enferrujada tem um jeito de recuperar, acompanhe a seguir.
Existem algumas formas de retirar a ferrugem das panelas de ferro na internet e aqui iremos discorrer sobre um dos métodos que realmente funcionam.
Comece pegando um recipiente que caiba a panela de ferro inteira, e preencha metade desse recipiente com água e o restante da metade de vinagre branco. Coloque a panela nesse recipiente e verifique se a panela está completamente imersa, e deixe lá por três horas.
Após essas três horas retire toda a ferrugem que restou com uma esponja de cozinha lavando bem e secando também. Você pode utilizar a secagem na boca do fogão por ser bem prático e eficiente na secagem, seque absolutamente bem pois não pode sobrar nenhum acúmulo de água que futuramente irá corroer e virar ferrugem novamente.
Após essa secagem, espere a panela esfriar e faça todo o processo da cura como já foi ensinado no tópico acima.
O importante é que você mantenha a saúde de suas panelas de ferro, pois geralmente quando novas elas já vêm com a cura feita de fabricação, porém com o uso pode ser que haja um desgaste e por isso é importante realizar a cura para que ela também não perca sua antiaderência natural e comece a acumular ferrugem.
Hoje você pode conferir algumas recomendações de como evitar e remover as ferrugens da panela de ferro, é de extrema importância cuidar dessa panela já que ela possui inúmeros benefícios que podem favorecer mais a sua saúde. Pode ser um processo um pouco trabalhoso, mas após isso você verá como elas irão ficar mais preservadas e assim você poderá cozinhar e poder alegrar sua família.
Mín. 20° Máx. 25°