Os certificados digitais são ferramentas tecnológicas que vêm proporcionando cada vez mais facilidades para seus portadores.
Com eles, é possível viabilizar obrigações burocráticas junto a órgãos públicos, bancos, e outras instituições, tudo de forma online, permitindo economizar tempo e até mesmo recursos financeiros.
Por isso, mais e mais pessoas têm optado por obter esse documento, especialmente empreendedores, que precisam agilizar suas tarefas para ter uma agenda organizada, com mais tempo hábil para uma boa gestão dos negócios.
Esses documentos funcionam por meio de chaves criptografadas reconhecidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, o que permite a validação da identidade do usuário no mundo virtual, tornando as operações mais seguras.
Além da praticidade, os certificados digitais evitam o gasto desnecessário com cópias de documentos, tornando a opção não apenas econômica, mas também ecologicamente correta.
Para saber mais sobre o funcionamento dos certificados digitais para empreendedores, acompanhe o texto e entenda suas funcionalidades, vantagens e veja como emitir o seu!
Por meio de uma chave criptografada exclusiva, os certificados digitais tornam possível comprovar a autenticidade da identidade de pessoas físicas ou jurídicas no mundo virtual, uma vez que esse código é pessoal e intransferível.
A disponibilização da chave pode ser feita tanto pela instalação do certificado em dispositivos, como computadores, quanto no formato de cartões com chip e tokens que precisam ser acoplados a leitoras específicas para sua utilização.
Vale lembrar que os certificados digitais têm a mesma validade de um documento físico e podem ser aplicados nos mesmos lugares onde a versão em papel seria solicitada.
Várias atividades podem ser facilitadas com a utilização de um certificado digital do tipo e-CNPJ, ideal para pessoas jurídicas.
Conheça algumas delas:
É inegável que a internet viabilizou fazer negócios além de nossas barreiras geográficas.
Com a pandemia de covid-19, a importância da tecnologia só foi impulsionada e, as empresas que querem crescer e se destacar no mercado, precisam estar preparadas para essa nova realidade.
A popularização e melhoria das plataformas online tornou possível captar clientes em outros estados, cidades e até mesmo países, ampliando negócios e aumentando os lucros de muitas organizações.
Essa facilidade também se aplica no caso de negociações com clientes próximos, uma vez que permite que os trâmites legais sejam feitos mais rapidamente, poupando tempo de ambos os lados.
Entretanto, para que as transações à distância sejam reconhecidas por lei, é preciso ter uma maneira de formalizá-las e o certificado digital é a melhor opção.
Com a documentação, é possível assinar contratos à distância, fazendo com que tenham a mesma validade de uma versão física autenticada em cartório.
Para isso, basta ter o certificado digital instalado ou conectado ao computador e utilizar programas que gerem essas assinaturas utilizando a chave criptografada.
Outra atividade indispensável para todos os ramos de negócios e que pode ser facilitada com o uso de um certificado digital é a emissão de notas fiscais.
Com o e-CNPJ, esse processo se torna mais simples e, com o certificado digital específico para notas fiscais eletrônicas (NF-e), a tarefa pode ser delegada para outros colaboradores, que não precisam ter acesso ao CNPJ digital para realizar a operação.
Assim, o processo é muito mais seguro, uma vez que o documento fica protegido com o proprietário da empresa ou pessoas de sua confiança, sem precisar ser utilizado por terceiros.
Ressaltamos que a emissão de notas fiscais é obrigatória independente do tamanho da empresa e que a sonegação de impostos é crime, com pena de seis meses a dois anos de prisão e multa, que pode chegar a ser até cinco vezes o valor do tributo devido.
Por validar a identidade real de um usuário, o e-CNPJ protege os dados contra roubos e invasões, ajudando a escapar de diversos golpes aplicados por pessoas mal intencionadas.
Com uma navegação segura na internet, suas informações pessoais estarão protegidas, e seu dinheiro também.
Por isso, vale a pena investir em um certificado digital e ter mais segurança, com menores chances de cair em ciladas que podem trazer prejuízos financeiros incalculáveis para sua empresa.
Atualmente, é possível encontrar sites, aplicativos e outras plataformas online que oferecem serviços de contabilidade para empreendedores, de forma mais econômica e menos burocrática do que a contratação de um profissional para tomar conta desse setor.
Existem também serviços oficiais, como recursos da Receita Federal, que somente podem ser acessados com a validação digital da identidade do usuário.
Então, além de ajudar a evitar filas em cartórios e repartições públicas, um certificado digital faz com que todas essas burocracias sejam resolvidas de forma simples, sem precisar nem mesmo sair de casa.
O processo de obtenção de certificados digitais é bem simples. Basta fazer a solicitação para uma entidade certificadora reconhecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
A empresa entrará em contato para confirmar os dados por meio de uma videoconferência e você também deverá escolher o modelo do certificado, avaliando qual se encaixa melhor em suas necessidades.
Quem busca por certificado digital em São Bernardo, São Caetano, Santo André e região, pode contar com excelentes empresas, que lidam de forma responsável e cuidadosa com todos os dados informados, garantindo a segurança da operação.
Então, basta escolher a sua preferida, seguir os trâmites informados e aguardar a emissão para comprovar todas as facilidades que um certificado digital traz para seu cotidiano empresarial.
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