Segunda, 27 de Junho de 2022
14°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Tecnologia 5G

O que é tecnologia 5G: conheça seus benefícios e quais suas perspectivas

Entender o que é tecnologia 5G é importante, já que se trata do futuro tecnológico da conexão à internet em nosso país. Saiba mais.

22/06/2022 às 02h37
Por: Redação
Compartilhe:
O que é tecnologia 5G
O que é tecnologia 5G

Antes de mais nada, é preciso entender que, quando a pergunta permeia o tema o que é 5G, tratamos da quinta geração de comunicação via celular.

Além disso, precisa-se entender que boa parte desse avanço tem relação com o outsourcing de TI. Isso porque é através dessa metodologia que é possível entender e aprimorar ambientes tecnológicos em qualquer perspectiva.

Por isso, entenda que essa  tecnologia permite avanços ainda maiores no que diz respeito a aparelhos smartphones.

Vale ressaltar que essa modalidade já é utilizada em alguns países. No entanto, no Brasil, a expectativa é que este avanço chegue até os usuários até julho de 2022.

Por isso, se você quer se aprofundar sobre o tema, entender o que é tecnologia 5G e como ela vai impactar o seu dia a dia, este é o artigo certo para você. Boa leitura.

Veja: EAD vale a pena?

Afinal, o que é tecnologia 5G?

De antemão, pode parecer clichê, mas a tecnologia 5G é uma conexão que vem para ficar. Isso porque países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, já usam este conceito desde 2020.

Sobretudo, a tecnologia 5G é um avanço relevante se comparada a sua sucessora, a 4G. Isso porque sua velocidade e estabilidade de conexão são muito superiores. Assim, por consequência, diminui as latências de carregamento de servidores.

Isso significa que você terá um menor tempo de resposta quando utilizar essa tecnologia. Portanto, neste cenário, não será preciso esperar um tempo maior para que um site “mais pesado” carregue inteiramente o seu conteúdo.

De antemão, podemos concluir que a tecnologia 5G é a próxima geração de conexão via internet. Em um futuro próximo, será possível baixar arquivos, carregar sites e enviar material de uma maneira muito mais rápida e eficiente do que a que temos hoje em dia. 

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre o que tecnologia 5G, continue lendo este artigo. Demonstraremos seus benefícios e praticidades. Acompanhe.

O que será possível com a tecnologia 5G?

Muitos cenários irão se transformar de maneira abrupta em razão da implementação desta nova tecnologia. 

Um exemplo: você já deve ter ido a algum lugar com alta aglomeração. Lá, você percebeu alguma queda da qualidade do sinal de internet, interrupção ou funcionamento mais lento. 

Com o 5G, este cenário não existirá. Além disso, conforme supracitado, para aquelas pessoas que precisam baixar e receber arquivos, será possível garantir uma velocidade ainda maior nesse quesito.

Por consequência, este impacto também chegará ao comércio. Com uma velocidade ainda maior, se comparada com a que temos hoje. Sistemas automatizados tendem a ficar ainda mais eficientes dentro de uma corporação.

Por fim, com o crescente aumento de informações que são disponibilizadas na internet, também serão positivamente impactadas pelo uso do 5G. Nesse cenário, você poderá notar uma melhora significativa em áudios e em definições de vídeo, por exemplo.

Quais os benefícios da tecnologia 5G?

De antemão, são inúmeros os benefícios que uma conectividade 5G tratá aos seus usuários. Isso porque, entre suas vantagens, podemos listar uma maneira de lidar com o mundo de uma forma ainda mais digital.

Em um cenário corporativo, esse benefício ajuda o gestor que possui uma grande infraestrutura de rede e, por vezes, fica sobrecarregada. Por isso, a tecnologia 5G, vem para sanar esse tipo de entrave. 

Além disso, a expectativa que permeia essa nova tecnologia passa até por cenários de filmes de ficção científica.

Isso porque, em razão da sua considerável melhoria de conexão, ela pode viabilizar o funcionamento de carros autônomos. Ou seja: veículos funcionando sem a necessidade de um motorista no volante. Incrível, não é?

Qual o custo dessa tecnologia?

Em primeiro lugar, esse é o cenário que pode desanimar um pouco alguns entusiastas da área da tecnologia no Brasil.

Isso pelo fato de que, inicialmente, a tecnologia deve chegar com um preço maior se comparado ao valor da antecessora. 

Além disso, é importante ressaltar que é preciso ter um aparelho compatível com esse novo tipo de tecnologia. No entanto, a troca do chip dos aparelhos não precisará ser realizada, ao menos é o que indicam os executivos da área.

Em contrapartida, vale colocar na balança os benefícios de ter um tipo de tecnologia como esta em mãos.

Isso porque, ao avaliar o seu custo benefício, é possível que você perceba que investir um pouco mais para ter a velocidade que você sempre quis em seu aparelho, pode valer a pena para diversas demandas que permeiam o seu dia a dia.

Quais as perspectivas para essa inovação tecnológica?

A expectativa é que até 2025 boa parte do mundo já consiga tirar o melhor do que a tecnologia pode oferecer. Conforme já mencinado, no Brasil, a estimativa é que a tecnologia esteja à disposição dos interessados no mês de julho.

Com base nisso, além dos Estados Unidos, alguns outros países já contam com a tecnologia em sua integralidade. A Austrália, China, Finlândia, Reino Unido e Áustria são alguns exemplos deste contexto.

Vale lembrar que, para a obtenção da tecnologia 5G, é necessário que cada país faça o investimento preciso para que a modalidade passe a funcionar naquele local.

Nesse contexto, a América Latina está atrasada se comparada aos países da Europa e também do continente asiático, que já exploram e aproveitam todas as benesses dessa modalidade. 

Conclusão

Agora que você entende o que é tecnologia 5G, deve estar ansioso pela sua chegada e ver como este novo conceito irá impactar o seu dia a dia. No entanto, programe-se e mantenha a calma, afinal a estimativa para sua chegada é em julho deste ano.

Isso significa que, apesar de possuir uma data prevista, ainda é incerto que a inovação cumpra o prazo. Por fim, para que sejamos contemplados, devemos aguardar a iniciativa do governo para realizar o investimento e torná-lo disponível para os brasileiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 00h05 - Fonte: ClimaTempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 20°

Ter 25°C 11°C
Qua 25°C 13°C
Qui 25°C 12°C
Sex 26°C 11°C
Sáb 24°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes