Domingo, 26 de Junho de 2022
14°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Educação EAD

EAD vale a pena? Saiba mais sobre essa modalidade de ensino

EAD vale a pena quando se estabelece metas e procedimentos para um estudo com disciplina e dedicação. Saiba mais sobre o assunto.

22/06/2022 às 02h32
Por: Redação
Compartilhe:
EAD vale a pena
EAD vale a pena

Antes de mais nada, para aprimorar ou iniciar a vida acadêmica, é preciso fazer um planejamento de carreira. Eventualmente, nessa pesquisa, acaba-se com o dilema: EAD vale a pena?

Isso porque algumas pessoas ainda vêem com desconfiança a modalidade de ensino. No entanto, isso se dá por pura falta de conhecimento. Sobretudo, com o cenário pandêmico vivido no Brasil nos últimos anos, este cenário mudou totalmente.

Vale ressaltar que os cursos EAD são elaborados por profissionais qualificados, muitas vezes por mesmos professores que ministram aulas presenciais.

Muitas vezes a modalidade de ensino supracitada é escolhida em razão da praticidade. Afinal, poder manejar o próprio horário em benefício de um dia a dia atolado é imprescindível nos dias atuais. 

Além do mais, a modalidade EAD também oferece diplomas reconhecidos pelo mercado de trabalho e também possuem a mesma força que um diploma de uma universidade presencial.

No entanto, é preciso dizer: o sucesso para que se absorva o conteúdo depende única e exclusivamente do estudante. Por isso, é preciso disciplina e esforço.

Por isso, se você quer saber se EAD vale a pena e se aprofundar um pouco mais sobre o tema, este é o artigo certo para você. Boa leitura.

Veja também: Concurso servidor público municipal

O que é EAD? 

Primeiramente, se você está considerando fazer um EAD (Ensino à Distância) deve saber que, como a própria expressão sugere, você entrará em um modalidade de ensino onde não é necessária a presença em uma sala de aula.

Isso quer dizer que você fará um curso de graduação sem precisar sair de casa. Por isso, para que se tenha acesso ao material, é preciso ter em mãos um dispositivo que acesse a internet para que se tenha acesso ao material de ensino.

Por isso, quando você se perguntar se EAD vale a pena, pense que você terá acesso ao mesmo conteúdo de uma aula presencial. Afinal, as aulas são transmitidas de forma ao vivo ou são gravadas previamente antes de serem disponibilizadas em uma plataforma.

Um curso EAD vale a pena e pode ser um diferencial no mercado?

Sobretudo, um aluno de EAD que se dedica aos estudos é bem visto por profissionais de RH. 

Isso porque a escolha pela modalidade requer disciplina e proatividade de por a mão na massa sem que o professor ou colegas de sala peguem no pé para que você dê o melhor de si.

Por isso, podemos concluir que um estudante de EAD é, muitas vezes, mais responsável, motivado e organizado que alguns profissionais que passaram por faculdades presenciais. 

Por fim, conforme dissemos no tópico anterior, essas qualidades são imprescindíveis para quem opta pela modalidade, e o mercado de trabalho está de olho nesses profissionais. 

Quais as vantagens do EAD?

Além de formar profissionais organizados e disciplinados, quando se pensa se EAD vale a pena, precisamos citar outras vantagens da modalidade de ensino a distância.

Por isso, confira e perceba, nos tópicos listados abaixo, as vantagens durante a jornada acadêmica de um aluno que opta por este modo de ensino.

Custos menores

Sobretudo, o custo benefício de um curso a distância é muito maior se comparado a uma universidade presencial.

Isso porque, inicialmente, não é preciso arcar com custos relacionados à locomoção. Além disso, um curso EAD não exige uma estrutura física como cursos presenciais.

Por precisar apenas de um aparelho que tenha conexão com a internet, um orçamento de EAD sai muito mais em conta do que um presencial. 

Tutoria online

Se engana quem pensa que o EAD não oferece tutoria online. Isso porque, em um curso sério, é possível tirar as dúvidas com os professores da mesma forma que um curso presencial. 

Assim como um curso presencial, o EAD oferece interação pessoal e também o suporte dos professores em momentos de dificuldade com determinada matéria.

Por isso, para que este cenário se torne possível, basta acionar um professor para tirar a dúvida sobre qualquer matéria. Em geral, esta modalidade possibilita esta interação por meio de chats online dentro da própria plataforma.

Diploma igual aos cursos tradicionais

Se você ainda não se convence de que EAD vale a pena, saiba: a modalidade de ensino, na conclusão do curso, oferece os mesmos diplomas que as faculdades presenciais. 

Por isso, é errado pensar que um diploma de uma modalidade de ensino à distância não possua o mesmo peso que uma presencial. 

Não há diferenciação no mercado de trabalho  

Sobretudo, está enganado quem pensa que o mercado de trabalho valoriza mais um graduando de uma faculdade presencial. 

Isso porque, ao pensarmos se EAD vale a pena, pensamos em profissionais que possuem senso de responsabilidade e que são mais capazes de lidar sozinhos com as adversidades.

Além disso, um curso EAD acaba desenvolvendo em seus estudantes a capacidade de ter autonomia e, por consequência, liderança: características muito procuradas no mercado em dias atuais.

Autonomia do estudante

Antes de mais nada, este é um dos principais pontos que levam um estudante a optar por um curso EAD. Isso porque, muitas vezes, existe conflito de horário com outras obrigações diárias e o curso de uma aula presencial.

Por isso, podemos concluir que um curso EAD vale a pena também razão deste fator. Isso porque pode ser dia, noite ou madrugada: o material didático estará disponível para o aluno que optar pela modalidade, podendo assim conciliá-lo com seus outros compromissos.

Como escolher um bom curso EAD?

Antes de mais nada, assim como em faculdades presenciais que não possuem boas condições de ensino, também podemos encontrar cursos de ensino à distância que não atendem a necessidade dos alunos.

Por isso, para que um EAD valha a pena, é preciso fazer uma pesquisa sobre a instituição de ensino de antemão. A primeira dica, é verificar se a faculdade possui credenciamento no MEC.

Outra dica é pesquisar se também existe um polo presencial da faculdade. Isso porque ele é essencial para para o apoio pedagógico e também administrativo da instituição.

Por fim, pesquise sobre a instituição nos meios digitais. Muitas vezes é possível saber se uma faculdade EAD vale a pena a partir do feedback de outros alunos que por lá passaram.

Conclusão

Com todas as benesses citadas acima, não há dúvidas que um curso EAD vale a pena. 

No entanto, para que ele se faça valer, é preciso que o estudante possua disponibilidade e disciplina para absorver o conteúdo e, por consequência, se tornar um destaque na sua área de atuação.

Por isso, se você está em conflito com horários presenciais seja por qual motivo, pesquise já a melhor instituição de ensino e comece o seu ensino à distância.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 22h44 - Fonte: ClimaTempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 18°

Seg 20°C 12°C
Ter 25°C 11°C
Qua 25°C 13°C
Qui 25°C 12°C
Sex 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes