Domingo, 26 de Junho de 2022
14°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Concursos Concurso

Concurso servidor público municipal: saiba como funciona esse processo

O concurso servidor público municipal é uma oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público. Saiba mais.

22/06/2022 às 02h24
Por: Redação
Compartilhe:
Concurso servidor público municipal
Concurso servidor público municipal

O concurso público é um modelo de processo seletivo que é realizado com o objetivo de selecionar pessoas que aspiram trabalhar em diferentes cargos de setores públicos. Essa função pode ser exercida no ramo estadual, federal e municipal.

Os cargos públicos estão na lista de desejo de muitos trabalhadores que desejam salários melhores e uma vida mais estável. Um concurso público é iniciado através do edital, um documento que determina todas as regras que você deve seguir para realizar a prova.

No edital terá todas as informações relacionadas ao processo seletivo. Dessa forma, você vai compreender todas as etapas do teste, da estrutura e as documentações necessárias para participação. Ao passar em todas as etapas, vai se tornar servidor público. 

Com isso, você terá direito a diversos benefícios que um servidor público possui, como o cartão servidor. Devido a todas as vantagens que o cargo público proporciona, a concorrência para ingressar nestas funções é grande.

Por isso, este conteúdo vai auxiliar você com todo o entendimento sobre como ingressar no cargo público. Se você deseja se tornar um servidor público e conquistar todos os privilégios da função, continue sua leitura! 

Confira também: Como combinar bolsa com roupa

Afinal, o que é servidor público?

Primeiramente, você precisa entender que por ser um regime de trabalho, o número de vagas em diversas áreas é grande. Os órgãos públicos oferecem funções em diversas esferas, estadual, municipal e federal.

Um diferencial importante desse vínculo empregatício, é que ele é regulamentado por Leis específicas voltadas para funcionário públicos, e não pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Como mencionamos no início do conteúdo, para você se tornar um servidor público é necessário prestar um concurso público. Mas não é só isso, você também precisa atender alguns pré-requisitos.

É preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, ter pelo menos 18 anos de idade, ter aptidão física e mental, ter a formação exigida pelo cargo que vai prestar o concurso, e você deve estar com as obrigações militares e eleitorais em dia.

Entretanto, fique atento porque alguns concursos públicos podem fazer mais algumas exigências. Seja um concurso público municipal, estadual ou federal, algumas regras podem variar. 

Outro fator importante, que você deve saber é que todos que forem aprovados, vão passar por um período de experiência, com testes e avaliações. Esse processo é chamado de probatório, é fundamental passar bem pela avaliação para se tornar servidor público.

O que ele faz?  

A sua função vai variar de acordo com sua profissão e para qual concurso você se candidatou e teve aprovação. Como falamos acima, geralmente, você consegue ler alguns detalhes das vagas nos editais publicados, como as atividades que os aprovados exercem.

Diante disso, exemplo, se a prova que você vai prestar for para um concurso servidor público municipal, seus serviços estarão relacionados ao município que você foi aprovado no concurso. 

Se a prova for para um cargo estadual, e você tiver sido aprovado, vai exercer as funções relacionadas ao estado que você prestou concurso. E assim por diante.

Mercado de trabalho

É importante você saber que os concursos públicos não possuem uma periodicidade determinada para serem realizados. 

Geralmente, os diários oficiais de estado e municípios publicam assim que os concursos são liberados. Devido a isso, é essencial você acompanhar todos os sites na sua localidade.

Campos de atuação

Como você já deve ter notado, no setor público o que não falta é variedade para trabalhar. Mas, é fundamental entender que é preciso de um concurso específico para cada cargo dentro de uma área.

As principais áreas dentro do setor público são: Direito, Educação, Saúde e Segurança. Confira algumas funções dentro de cada ramo.

Direito: No direito você pode exercer a função de advogado, auxiliar de justiça, desembargador ou juiz.

Educação: Na educação você pode atuar na administração de ensino e também pode dar aulas.

Saúde: Na saúde você pode trabalhar como enfermeiro, farmacêutico, médico em diversas atividades, fisioterapeutas e também na gestão.

Segurança: Na segurança pode atuar como policial e  bombeiro civil e militar.

Como o concurso servidor público municipal é realizado?

O concurso servidor público municipal geralmente é realizado por uma empresa especializada, que contrata uma banca avaliadora, organiza todas as avaliações e divulga os resultados.

Por meio deste processo seletivo que o seu conhecimento e de outros candidatos são avaliados. Através disso, todos os concorrentes são testados e demonstram se possuem o conhecimento para exercer a função necessária na vaga que está concorrendo.

Se você for brasileiro e atender a todos os requisitos básicos que falamos acima, estará apto para se candidatar e disputar uma vaga.

Como são as provas do concurso servidor público municipal?

A grande maioria dos concursos públicos no Brasil avaliam os candidatos através de provas objetivas e dissertativas. Entretanto, alguns utilizam testes físicos, práticos e orais. Como já mencionamos, vai variar de acordo com a área da vaga que você estiver disputando.

Devido a isso, é muito importante você ler todo o edital e ficar atento a todas as informações e exigências da vaga.

Prazo de validade

De forma geral, o concurso servidor público municipal vale pelo período de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois. A convocação dos candidatos que forem aprovados, geralmente, ocorrem dentro desse período

Conferência das avaliações

A prova objetiva é corrigida através do gabarito de respostas, ou seja, você pode conferir seu resultado conferindo de forma digital. Os cartões passam por um leitor óptico, que vai eliminando todas as pessoas que não tiveram o resultado necessário.

A prova dissertativa acontece de outra forma. Um grupo de profissionais que são especialistas naquele cargo fica responsável pela correção. Mas tenha calma. A correção é feita por especialistas desconhecidos em relação a todos os candidatos.

Pontuação

No concurso servidor público municipal, a pontuação necessária para ter aprovação pode variar de um concurso para outro. 

Pode ocorrer uma nota de corte auferida pela ampla concorrência, pode ter uma exigência para o candidato ter o mínimo de acerto em cada assunto. Por isso, atenção nos detalhes do edital. E mais importante, esteja bem preparado para as avaliações.

Nota de corte

A nota de corte é a nota mínima que você deve ter para ser aprovado e nomeado um servidor público. Essa pontuação é estabelecida de diversas formas, podendo ser basicamente a quantidade de pessoas que se candidataram para a quantidade de vagas disponíveis. 

Sendo assim, a nota do último colocado dentro do número de vagas. Muitos candidatos analisam a nota de corte de concursos anteriores para a vaga que estão concorrendo. Dessa forma, conseguem ter uma noção da nota de corte.

Vantagens e desvantagens de quem é concursado  

Como você pôde analisar até aqui, ser um servidor público tem muito mais vantagens do que desvantagens. Um dos fatores que mais atraem as pessoas para trabalhar em um cargo público é a estabilidade.

Porém, os benefícios vão além disso, você terá uma jornada de trabalho de até 40 horas semanais, remuneração na maioria dos casos superior a um salário mínimo, direito a 13º salário e adicionais. 

Você só corre o risco de ser demitido se estiver envolvido em sentença judicial ou em algum processo disciplinar. Algumas pessoas dizem que ser um concursado pode trazer uma estagnação profissional.

Porém, se você tiver um bom planejamento de carreira, vai saber lidar bem com seu cargo e vai seguir evoluindo profissionalmente.

Conclusão 

Devido a estabilidade profissional e todos esses benefícios que você acompanhou na leitura deste conteúdo, a concorrência para se tornar servidor público está cada vez maior. E, a tendência é só aumentar.

Portanto, se você quer ser o próximo candidato aprovado em um concurso para servidor público municipal, guarde todas essas informações e inicie seus estudos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 23h45 - Fonte: ClimaTempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 18°

Seg 20°C 12°C
Ter 25°C 11°C
Qua 25°C 13°C
Qui 25°C 12°C
Sex 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes