Os cuidados no período pós cirurgia plástica são tão importantes quanto aqueles tomados antes de passar por um procedimento estético. Com toda certeza, a escolha do cirurgião do cirurgião colabora, e muito, para que os resultados sejam satisfatórios.
Porém, a colaboração do paciente também é fundamental para que resultado final esteja dentro do esperado. O pós-operatório de uma cirurgia plástica funciona como um trabalho de equipe e, se o paciente não adotar os hábitos corretos, podem ocorrer complicações.
Confira o que diminui as chances de engravidar
A forma como o paciente se comporta após a realização de uma cirurgia plástica vai influenciar em sua recuperação e no resultado do procedimento. Desde a alimentação e o repouso, até o uso de medicamento na hora certa, tudo interfere na recuperação pós cirurgia plástica.
O repouso, a alimentação e o uso de cinta serão fatores determinantes para a cicatrização correta dos pontos e para evitar inflamações, infecções e dores.
Muitos pacientes que não seguem as recomendações argumentam que não estavam sentindo dores ou que estavam se sentindo bem e, por isso, voltaram a uma rotina normal. No entanto, cirurgia plástica é coisa séria e os resultados do descumprimento das recomendações médicas surgem depois.
Cada corpo reage de uma forma ao pós cirurgia plástica, e é natural que algumas pessoas tenham uma cicatrização mais lenta do que outras. Também é comum que algumas sejam mais suscetíveis à dor, enquanto outros são mais agitados.
O importante é manter a rotina de cuidados após a alta hospitalar e procurar seu médico caso sinta algo estranho, tal como dores fortes, sangramentos ou tonturas.
Seja em uma lipoaspiração, rinoplastia ou mamoplastia, a alimentação interfere bastante no pós cirurgia plástica. Isso porque a ingestão de proteínas, auxilia na cicatrização, enquanto o excesso de peso pode levar à trombose, por exemplo.
Também é importante lembrar que o cuidado com o peso deve ser iniciado alguns meses antes da cirurgia, de acordo com as recomendações do seu médico.
É importante seguir a dieta indicada pelo cirurgião no pós-operatório, para que a alimentação não tenha uma interferência negativa na recuperação e nos resultados.
Após o período de repouso e conforme as recomendações do seu médico, se você ainda não tem uma rotina de exercícios, o ideal é começá-la. Esta recomendação pode ser ainda mais importante para pacientes que passaram por cirurgias como lipoaspiração e abdominoplastia, que são procedimentos que visam reduzir medidas.
Para manter os resultados alcançados com a cirurgia, é preciso unir alimentação balanceada com a prática de exercícios.
As substâncias encontradas no cigarro são totalmente prejudiciais à saúde e, quando se trata do período pós-cirúrgico, atrapalham a circulação do sangue, sendo ruim para a cicatrização da pele.
O consumo de bebidas alcoólicas também não é recomendado porque pode haver interação medicamentosa com os fármacos utilizados na recuperação, além aumentar o inchaço do corpo.
os cuidados com a pele são essenciais para quaisquer pós cirurgia plástica, auxiliando na cicatrização e na aparência da pele. Algumas dicas essenciais são:
Mín. 14° Máx. 22°