Segunda, 08 de Setembro de 2025
16°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

Como usar tinta lousa na parede? Alguns cuidados na hora de você mesmo aplicar

Sabe aquela mudada de visual que é necessária às vezes para um ambiente? Uma parede de lousa pode ser a pedida ideal!

Redação
Por: Redação
07/02/2022 às 18h25
Como usar tinta lousa na parede? Alguns cuidados na hora de você mesmo aplicar
Como usar tinta lousa na parede

Sabe aquela mudada de visual que é necessária às vezes para um ambiente? Uma parede de lousa pode ser a pedida ideal!

Porém, é preciso ter alguns cuidados na hora de aplicar a tinta lousa em sua parede.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, preparamos esse artigo hoje para que você fique por dentro de dicas para evitar erros comuns na hora de inovar sua decoração!

A primeira e uma das mais importantes dicas é para que a sua parede receba a dose devida de massa corrida. Sem ela, você não poderá aplicar corretamente a tinta lousa e não obterá o efeito desejado.

Com a massa corrida devidamente aplicada, você poderá então pintar a sua parede. Lembre-se que é muito importante passar a massa com uma espátula e deixá-la muito bem homogênea. Caso contrário, na hora de utilizar a sua tinta lousa, poderá ficar com marcas na parede.

Nessa hora, deixe sua imaginação fluir. A cor pode ser a mais adequada com o seu gosto ou então com o ambiente.

Continua após a publicidade

Você não é obrigado (a) a pintar necessariamente de verde escuro ou preto, como todas as pessoas fazem.

Se você quiser, poderá optar por uma cor mais clara, como um azul ou amarelo claro. Vai de acordo com o seu gosto e o seu ambiente. Afinal, quando o assunto é arte, não existem regras.

Assim que você tiver pintado a sua parede (lembrando que é imprescindível antes passar a massa corrida), é hora de deixar sua criatividade fluir.

Com a tinta lousa, crie frases, desenhos, formas, tudo o que vier à mente. Você ainda pode utilizar tintas coloridos para criar um contraste interessante com a cor escolhida para a sua parede.

Inclusive, você também pode utilizar esse tipo de material em um negócio próprio. Provavelmente você já foi à alguma cervejaria, bar ou restaurante que utilizasse a tinta lousa para escrever os preços e cardápio do dia. Além de ter um efeito visual bacana, está na moda usar dessa forma!

Porém, antes de começar a aplicar a sua arte na parede, é preciso tomar alguns cuidados específicos para que a tinta ou mesmo a parede não sejam danificadas. Confira abaixo os cuidados necessários!

Veja também: Decoração: Boas ideias para quintal pequeno

Cuidados prévios

O primeiro cuidado a ser tomado é em relação ao tipo de tinta que você usará.

Muita gente acredita que qualquer tinta lousa possa ser o suficiente, mas não é bem assim. Cada uma tem uma finalidade diferente.

Outro ponto importante. Você se lembra de quando falamos sobre a importância de utilizar uma massa corrida antes de passar a tinta?

É extremamente importante que essa massa esteja completamente uniforme, tornando assim a parede a mais lisa possível.

Se ela não estiver completamente lisa, você poderá ter problemas. Isso pode manchar a sua parede e dará muito mais trabalho na hora de apagar a sua arte para poder fazer outra, ou simplesmente para deixar a sua parede limpa.

Uma forma de você verificar se a parede está realmente lisa é limpar com um pano antes.

Se ela não estiver completamente uniforme, o pano grudará em pontos mais ásperos da lousa. Antes de prosseguir com o uso da tinta lousa, certifique-se de que ela está realmente lisa e tome as providências necessárias para que ela fique completamente lisa.

Lembre-se sempre de deixar a lousa bem limpa

E, claro, não deixe de limpar sua lousa frequentemente. A tinta pode deixar pequenos fragmentos caso ao longo do tempo caso a lousa não seja devidamente

Você acabaria tendo um trabalho muito maior, e ainda se arriscaria a precisar pintar sua parede novamente.

Não significa também que você precise limpar sua parede lousa todos os dias. Uma ou duas vezes por mês já é o suficiente!

Para isso, limpe sua lousa com água e detergente, sempre utilizando o lado amarelo da esponja. O lado verde e áspero pode danificar a pintura da parede!

A cor que você utilizará para a sua lousa fica à sua escolha. Porém, se você for pintar a parede em um ambiente mais escuro, opte por cores mais claras, evitando o clássico preto e verde escuro.

Com uma iluminação fraca, ficará mais difícil para poder ver as escritas na parede. Já se você estiver em um ambiente claro, não há problema algum em pintar sua parede lousa com cores mais escuras!

Dito isso, você está pronto (a) para preparar a sua primeira parede lousa!

A grande vantagem de utilizar esse tipo de material no seu lar é a facilidade de uso. Você mesmo pode fazer, sem a necessidade de terceirizar esse tipo de trabalho.

Gostou de saber mais sobre o tema? Além de deixar o seu lar mais bonito, que tal mantê-lo sempre protegido? A TZ Seguros pode ajudar você!

Acesse esse link e conheça a solução de seguros residenciais!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários