Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

São Paulo - SP

Geral Energia

Como cadastrar conta de luz na baixa renda

Confira quem pode realizar o cadastro para ter o valor reduzido na fatura de energia elétrica.

18/01/2022 às 16h10 Atualizada em 18/01/2022 às 16h46
Por: Redação
Compartilhe:
Como cadastrar conta de luz na baixa renda
Como cadastrar conta de luz na baixa renda

Deseja saber como cadastrar conta de luz na baixa renda? Confira quem pode realizar o cadastro para ter o valor reduzido na fatura de energia elétrica.

Poucas pessoas sabem sobre a existência da lei que permite aos cidadãos baixa renda pagarem um valor reduzido na conta de energia elétrica. No entanto, para ter direito a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), é preciso atender aos requisitos de acordo com a Lei n°10.438.

Após a lei entrar em vigor, as concessionárias passaram a conceder de forma obrigatória o desconto na conta de consumo dos clientes baixa renda. Mas os descontos são diferentes para cada cliente, visto que, é definido de acordo com o nível de consumo. No caso, quanto menor o consumo de energia elétrica, menor será o valor da conta de energia.

Desse modo, depois de cadastrado no programa, quanto menor o consumo do cliente em sua residência, maior será o valor do desconto. 

Confira quais os descontos da Tarifa Social de Energia, de acordo com o consumo de energia elétrica:

  • Consumo entre 0 a 30 kWh: 65%
  • Consumo entre 31 kWh a 100 kWh: 40%
  • Consumo entre 101 lWh a 220 kWh: 10%

Veja aqui boas ideias de decoração para quintal pequeno

Como cadastrar conta de luz baixa renda

Para quem está pesquisando como cadastrar conta de luz baixa renda, primeiramente é preciso saber se atende aos requisitos necessários para solicitação do cadastrado. Portanto, confira a seguir o que é preciso para realizar sua solicitação e qual o passo a passo para finalizar seu cadastro.

Quem pode solicitar a Tarifa Social de Energia?

Os pré-requisitos para realizar o cadastro Tarifa Social de Energia são:

Apresentar CadÚnico: O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro realizado pelo Governo Federal para famílias baixa renda (que recebem valor mensal menor ou igual a metade do salário mínimo), com objetivo de permitirem sua participação em programas sociais, como exemplo, bolsa família.

Condições especiais: Nesse caso, famílias com integrante portador de deficiência/doença que necessite de tratamento médico e terapêutico com uso de aparelhos ligados à tomada, ou seja, tratamentos que requerem aparelhos que consomem energia elétrica frequentemente.  Desde que recebam até três salários mínimos por mês e estejam registradas no CadÚnico.

Idosos e deficientes: Aqui, pessoas com deficiência ou idosos a partir de 65 anos, os quais recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada), podem solicitar a Tarifa Social de Energia.

Como realizar cadastro Tarifa Social de Energia

Agora que sabe quem pode realizar a solicitação da Tarifa Social de Energia, o próximo passo é saber como cadastrar conta de luz na baixa renda:

Solicitação Tarifa Social Energia

Para realizar o cadastro no programa, o cliente deve efetuar a solicitação de forma presencial num posto de atendimento da distribuidora de energia da sua região. Basta ligar para o número de telefone para obter informações sobre as alternaticas de cadastro, além de pesquisar na internet o endereço dos postos de atendimento da distribuidora. O integrante familiar deve solicitar a classificação de subclasse residencial de baixa renda.

Em caso de dúvidas, o consumidor também pode ligar para 167 – número de telefone Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

  • Documentos necessários para cadastrar Tarifa Social
  • Documento de identificação com foto;
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Numeração UC – Unidade Consumidora (localizado na parte superior da conta de energia dos meses anteriores);
  • Cadastro Único, NIS (Número de identificação social) ou Número do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Atestado e relatório médico, em casos de tarifa para pessoas com deficiência em tratamento com uso contínuo de aparelhos elétricos, como mencionado anteriormente;

Para quem é baixa renda, mas ainda não possui Cadastro Único, indicamos que procure por um CRAS – Centro de Referência Social – para realizar o seu cadastro e atualizações necessárias.

Após apresentação dos documentos necessários, você poderá concluir o cadastro e terá o benefício concedido para pagar menos em sua conta de energia, desde que atenda aos requisitos estabelecidos de acordo com a lei.

Confira mais informações necessárias nas categorias de nosso site, aproveite o conteúdo!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 05h58 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes