Segunda, 08 de Setembro de 2025
16°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

Como cadastrar conta de luz na baixa renda

Confira quem pode realizar o cadastro para ter o valor reduzido na fatura de energia elétrica.

Redação
Por: Redação
18/01/2022 às 16h10 Atualizada em 18/01/2022 às 16h46
Como cadastrar conta de luz na baixa renda
Como cadastrar conta de luz na baixa renda

Deseja saber como cadastrar conta de luz na baixa renda? Confira quem pode realizar o cadastro para ter o valor reduzido na fatura de energia elétrica.

Poucas pessoas sabem sobre a existência da lei que permite aos cidadãos baixa renda pagarem um valor reduzido na conta de energia elétrica. No entanto, para ter direito a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), é preciso atender aos requisitos de acordo com a Lei n°10.438.

Continua após a publicidade

Após a lei entrar em vigor, as concessionárias passaram a conceder de forma obrigatória o desconto na conta de consumo dos clientes baixa renda. Mas os descontos são diferentes para cada cliente, visto que, é definido de acordo com o nível de consumo. No caso, quanto menor o consumo de energia elétrica, menor será o valor da conta de energia.

Desse modo, depois de cadastrado no programa, quanto menor o consumo do cliente em sua residência, maior será o valor do desconto. 

Confira quais os descontos da Tarifa Social de Energia, de acordo com o consumo de energia elétrica:

  • Consumo entre 0 a 30 kWh: 65%
  • Consumo entre 31 kWh a 100 kWh: 40%
  • Consumo entre 101 lWh a 220 kWh: 10%

Veja aqui boas ideias de decoração para quintal pequeno

Continua após a publicidade

Como cadastrar conta de luz baixa renda

Para quem está pesquisando como cadastrar conta de luz baixa renda, primeiramente é preciso saber se atende aos requisitos necessários para solicitação do cadastrado. Portanto, confira a seguir o que é preciso para realizar sua solicitação e qual o passo a passo para finalizar seu cadastro.

Quem pode solicitar a Tarifa Social de Energia?

Os pré-requisitos para realizar o cadastro Tarifa Social de Energia são:

Apresentar CadÚnico: O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro realizado pelo Governo Federal para famílias baixa renda (que recebem valor mensal menor ou igual a metade do salário mínimo), com objetivo de permitirem sua participação em programas sociais, como exemplo, bolsa família.

Condições especiais: Nesse caso, famílias com integrante portador de deficiência/doença que necessite de tratamento médico e terapêutico com uso de aparelhos ligados à tomada, ou seja, tratamentos que requerem aparelhos que consomem energia elétrica frequentemente.  Desde que recebam até três salários mínimos por mês e estejam registradas no CadÚnico.

Idosos e deficientes: Aqui, pessoas com deficiência ou idosos a partir de 65 anos, os quais recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada), podem solicitar a Tarifa Social de Energia.

Como realizar cadastro Tarifa Social de Energia

Agora que sabe quem pode realizar a solicitação da Tarifa Social de Energia, o próximo passo é saber como cadastrar conta de luz na baixa renda:

Solicitação Tarifa Social Energia

Para realizar o cadastro no programa, o cliente deve efetuar a solicitação de forma presencial num posto de atendimento da distribuidora de energia da sua região. Basta ligar para o número de telefone para obter informações sobre as alternaticas de cadastro, além de pesquisar na internet o endereço dos postos de atendimento da distribuidora. O integrante familiar deve solicitar a classificação de subclasse residencial de baixa renda.

Em caso de dúvidas, o consumidor também pode ligar para 167 – número de telefone Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

  • Documentos necessários para cadastrar Tarifa Social
  • Documento de identificação com foto;
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Numeração UC – Unidade Consumidora (localizado na parte superior da conta de energia dos meses anteriores);
  • Cadastro Único, NIS (Número de identificação social) ou Número do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Atestado e relatório médico, em casos de tarifa para pessoas com deficiência em tratamento com uso contínuo de aparelhos elétricos, como mencionado anteriormente;

Para quem é baixa renda, mas ainda não possui Cadastro Único, indicamos que procure por um CRAS – Centro de Referência Social – para realizar o seu cadastro e atualizações necessárias.

Após apresentação dos documentos necessários, você poderá concluir o cadastro e terá o benefício concedido para pagar menos em sua conta de energia, desde que atenda aos requisitos estabelecidos de acordo com a lei.

Confira mais informações necessárias nas categorias de nosso site, aproveite o conteúdo!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários