Aumentar vendas com marketing digital já é um fato reconhecido pela maioria dos empreendedores brasileiros.
Contudo, a dimensão real das estratégias ainda é desconhecida, pois muitos não se utilizam de todas as ferramentas de marketing disponíveis, especialmente no que diz respeito ao conteúdo.
O marketing de conteúdo é tão importante que este se tornou um ramo especializado do marketing em si.
Quando uma empresa investe na produção de conteúdo gratuito online, ela adquire a confiança do cliente e consequente autoridade para a sua marca. Esse poder é garantido, principalmente, em virtude das ações das ferramentas de busca.
Mas até para uma empresa decidir aumentar vendas com marketing digital, é necessário construir um plano adequado, levando em conta uma série de fatores. Também é preciso imbuir qualidade nos conteúdos publicados, especialmente nos artigos e Guest Posts.
Por fim, ainda é importante dar atenção às redes sociais, pois elas fazem um complemento do conteúdo e informam possíveis clientes sobre a existência de uma marca.
A seguir, conheça mais sobre como aumentar vendas com marketing digital através de conteúdos de valor, e as táticas dos Guest Post e das redes sociais para otimizar ainda mais essa produção.
O planejamento é o ingrediente principal de qualquer estratégia empresarial. Isso é uma realidade em todos os setores, da logística de recursos até os métodos de marketing e venda.
Seria muita ingenuidade acreditar que simplesmente colocar o nome de sua empresa com a foto do produto em um anúncio irá, automaticamente, melhorar as vendas.
Portanto, a criação de conteúdo deve ser previamente planejada, com base no casamento das técnicas de inbound marketing, voltado a um público segmentado, à concepção do funil de vendas.
O interessante em aumentar vendas com marketing digital através do funil é ter a oportunidade de acompanhar o cliente em cada etapa do processo de compra.
Durante esse processo, o marketing de conteúdo atua para solidificar a memória da marca na mente do cliente.
Criar estratégias baseadas em Link Building é uma excelente dica para aumentar a autoridade da sua marca na internet, além de potencializar suas páginas!
Caso seja necessário, sugiro que confira o artigo sobre: Link Building o que é?! Para que compreenda como criar excelentes redes de links para o seu site!
Além disso, também funciona para agregar autoridade a sua empresa.
Afinal, quanto mais conteúdo gratuito é disponibilizado, maior é a sensação do cliente de que sua empresa é uma fonte confiável de informações acerca do produto ou serviço procurado.
O fato é que as pessoas não compram mais como antigamente, quando simplesmente manifestavam o desejo pelo produto ou serviço e se dirigiam a um estabelecimento para adquiri-lo.
Hoje em dia, o hábito do consumidor é pesquisar sobre todos os assuntos que gravitam em torno de sua demanda.
Uma empresa inteligente faz questão de preencher essa lacuna de informações, com qualidade, frequência e fidelidade. Assim, sua credibilidade cresce.
A consequência é a possibilidade de aumentar vendas com marketing digital, sem precisar investir tão pesado, e tão isoladamente, em anúncios que não possuem muito direcionamento a um público segmentado.
Aumentar vendas com marketing digital não significa apenas escrever muito conteúdo e publicar todos os dias nos canais de distribuição, como blogs e redes sociais.
O planejamento, que se prova um estudo de análise de público, gera os temas necessários à exploração.
A qualidade do conteúdo capaz de aumentar vendas com marketing digital se traduz em dois conceitos: profunda pesquisa e linguagem digital.
O primeiro é bem óbvio, porém trabalhoso.
Um artigo cujo texto reflete fontes bem pesquisadas se destaca dos demais automaticamente.
É apenas um contraste inevitável que denuncia a disposição do criador de providenciar aos clientes a melhor, mais completa, adequada, agradável informação possível.
O formato do conteúdo também deve ser adequado tanto ao tipo de público quanto ao canal em que é veiculado.
Por exemplo, artigos para blog focam mais no texto e devem ser otimizados tanto para uso de computador quanto de dispositivos móveis.
Esse último elemento é apenas uma consequência do uso cada vez mais intenso de celulares para realizar pesquisas e consequentes compras.
No que diz respeito à linguagem, é preciso adequar todo e qualquer conteúdo ao meio digital.
Afinal, é preciso assumir que as pessoas usam os mecanismos de busca, primordialmente o Google, para fazerem suas pesquisas.
As ferramentas, por sua vez, possuem critérios para determinar quais sites, blogs e páginas devem receber prioridade na página de resultados.
Para atingir as primeiras posições do ranqueamento do Google, um texto deve ter, além da qualidade da pesquisa, a adequação nas técnicas de SEO.
Não à toa, esse método é chamado de otimização dos mecanismos de busca. É o que há de melhor em termos de tornar-se um conteúdo atraente ao Google, de forma que se torne visível a quem realiza a busca.
Dentre as formas de aumentar vendas com marketing digital é válido dar destaque e explicar o que é Guest Post.
Em tradução livre, o Guest Post é o ato de convidar o post de outrem em seu blog ou, no caminho inverso, fazer com o que o seu post seja hospedado pelo blog de outra empresa.
Sem nunca deixar de levar em contas as regras já estabelecidas de marketing de conteúdo de qualidade, a troca de Guest Post é uma atitude positiva para ambos os envolvidos.
Quem hospeda o post em seu blog solidifica sua posição de autoridade. Afinal, as pessoas verão que há blogs interessados na parceria, porque veem o blog hospedeiro como uma oportunidade.
Por outro lado, quem publica o post no blog que hospeda se abre para um público inédito e expande sua marca.
Tanto uma posição quanto torna possível aumentar vendas com marketing digital, pois ambas as empresas representadas ganham em autoridade e aumento da fatia de mercado, através de novos usuários.
A consequência disso é uma verdadeira troca de públicos leitores.
Além de aumentar significativamente o tráfego do seu site, a troca de guest posts possibilitam o aumento de autoridade para o seu site.
O que poderá resultar em maximização da marca da sua empresa na internet. Além de aumentar a classificação do seu site no topo da SERP!
Aumentar vendas com marketing digital envolve, também, a presença da marca nas redes sociais.
O motivo é óbvio: milhões de pessoas no mundo inteiro usam as redes sociais durante horas, diariamente.
Os brasileiros, inclusive, são a terceira população que mais utiliza redes como o Facebook e o Instagram no mundo inteiro.
A primeira razão para a presença nas redes é o fato de o público estar lá, mas outro fator que deve ser levado em consideração também é o conteúdo.
Nem todos leram artigos em blogs. Logo é importante diluir o conteúdo no máximo de veículos possíveis.
É possível usar o Instagram para divulgar imagens que se atrelam ao conteúdo, que deve ser reduzido.
Já no Facebook, os textos podem ser um pouco maiores, mas ainda assim adaptados para a realidade das pessoas que leem nessas redes.
Por fim, é possível impulsionar os posts nessas redes para as pessoas que têm mais chance de se aderir e acompanhar a marca.
Afinal, ambas as ferramentas conseguem segmentar para quem o anúncio se dirige. Dessa forma, é possível aumentar vendas com marketing digital de forma estratégica.
As redes fazem isso com base em dados demográficos e de hábitos de consumo de conteúdo online, como, por exemplo, que tipo de páginas seguem e que espécie de posts curtem e os mantém engajados.
Novamente, lembrar do primeiro passo, que é o planejamento, é crucial para implantar as estratégias para aumentar vendas com marketing digital, até nas redes sociais.
Mergulhar a sua marca em conteúdo é como fazer o mesmo movimento que o consumidor já está acostumado a fazer, só que do outro lado do espectro.
Se o hábito das pessoas é pesquisar informação, sua empresa deve sair na frente e providenciar o máximo de conteúdo de qualidade possível.
Difundir esses conteúdos pelos diferentes veículos digitais, tais quais um blog corporativo próprio da empresa e a solidificação da prática de Guest Posts é um meio certo para aumentar vendas com marketing digital.
Vale ressaltar, é claro, que todos esses esforços devem ser continuados com a presença nas redes sociais.
Através do planejamento por meio do funil de vendas e da execução dos planos por intermédio do marketing de conteúdo, a realidade de alta nas conversões torna-se uma certeza para sua empresa.
Afinal de contas, é melhor usar inteligência do que contar com a sorte.
Bons negócios,
Abraço!
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