Quarta, 01 de Dezembro de 2021
21°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Saúde Saúde

Quais são os tipos de cirurgia bariátrica existentes?

A cirurgia bariátrica é uma operação que altera o sistema digestivo do paciente com o intuito de diminuir a quantidade de comida que é aceita pelo estômago ou de modificar o processo de digestão.

22/11/2021 às 09h15
Por: Redação
Compartilhe:
Quais cuidados primários devem ser tomados após uma cirurgia bariátrica
Quais cuidados primários devem ser tomados após uma cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é uma operação que altera o sistema digestivo do paciente com o intuito de diminuir a quantidade de comida que é aceita pelo estômago ou de modificar o processo de digestão. Dessa forma, é possível reduzir as calorias absorvidas pelo corpo, promovendo a perda de peso.

Por geralmente se tratar de um procedimento bastante invasivo e que apresenta pós-operatório longo, a cirurgia bariátrica costuma ser indicada em casos específicos. O tratamento é recomendado para pacientes que já tentaram emagrecer a partir de outras metodologias, sem sucesso, e para aqueles em que a obesidade oferece um risco à saúde.

Uma avaliação médica rigorosa é fundamental para que as necessidades do paciente sejam identificadas, bem como suas condições de saúde e consequências do sobrepeso. Dessa forma, é possível analisar se este é realmente o procedimento mais adequado para o paciente, escolhendo o tipo de cirurgia bariátrica que melhor atende suas particularidades.

Tipos de cirurgia bariátrica

Existem 4 tipos de cirurgia bariátrica aprovadas no Brasil: o by-pass gástrico, banda gástrica ajustável, gastrectomia vertical e derivação biliopancreática.

Além dessas metodologias, é possível instalar um balão gástrico a partir de uma endoscopia (um procedimento que não é considerado cirúrgico, mas ajuda a reduzir a capacidade gástrica do paciente).

Entenda melhor sobre cada um dos tipos de cirurgia bariátrica:

By-pass gástrico

Também conhecido como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, este procedimento consiste no grampeamento de parte do estômago e construção de um desvio intestinal. Com isso, o espaço disponível para os alimentos é reduzido drasticamente, aumentando a saciedade.

Este é um tipo de cirurgia bariátrica que promove excelentes resultados, mas é bastante invasivo, oferecendo maiores riscos e recuperação mais lenta.

Banda gástrica ajustável

Esta é uma metodologia menos invasiva, que consiste na instalação de um dispositivo em formato de anel em volta do estômago. Dessa forma, o órgão diminui de tamanho e consegue suportar uma menor ingestão de alimentos.

Gastrectomia vertical

Esta intervenção também é conhecida como cirurgia “sleeve”, e consiste na redução do estômago para que ele se transforme em um órgão tubular com apenas 25% a 30% de sua capacidade original. Este procedimento mantém a ligação natural entre estômago e intestino, sem desvios como no by-pass gástrico.

Derivação biliopancreática

Nesta cirurgia bariátrica, são removidas partes do estômago e intestino delgado com o intuito de reduzir a digestão e absorção de grande parte dos alimentos ingeridos. Como consequência, as calorias da dieta são diminuídas drasticamente.

Qual o melhor tipo de cirurgia bariátrica?

Cada um dos métodos aprovados de cirurgia bariátrica possui vantagens e desvantagens, assim como diferentes cuidados pós-operatórios e resultados que podem ser alcançados. Não existe um tipo que pode ser apontado como o melhor entre todos, mas um médico especializado pode identificar o tipo de operação mais adequado para cada paciente.

A avaliação e acompanhamento médico, portanto, são essenciais para identificação do tipo de cirurgia bariátrica capaz de promover melhores resultados ao paciente. O tratamento pós-cirúrgico e as mudanças no estilo de vida também devem são fundamentais para manutenção do emagrecimento e da saúde geral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários