Quarta, 01 de Dezembro de 2021
20°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Saúde Saúde

Rinoplastia: o que muda na rotina?

Graças aos avanços tecnológicos e medicinais, temos muitos recursos para melhorarmos nossa saúde e nosso físico.

17/11/2021 às 12h11 Atualizada em 17/11/2021 às 12h24
Por: Redação
Compartilhe:
Rinoplastia o que muda na rotina
Rinoplastia o que muda na rotina

Graças aos avanços tecnológicos e medicinais, temos muitos recursos para melhorarmos nossa saúde e nosso físico. Em consequência, temos ganhos de melhora da autoestima, do bem-estar e da felicidade. Portanto, engana-se quem acredita que cirurgias plásticas têm somente a finalidade estética.

Afinal, as cirurgias plásticas podem corrigir problemas de saúde, auxiliar na perda de peso, colaborar com a manutenção da saúde mental e, até mesmo, corrigir problemas respiratórios. Este é o caso da rinoplastia, cirurgia plástica muito aderida por mulheres e homens. 

O que é rinoplastia?

Como já mencionado, a rinoplastia é uma cirurgia plástica que promove mudanças físicas e estéticas no nariz. Essas mudanças envolvem a pele, cartilagem e/ou osso do paciente, que podem sofrer alterações.

Ela é realizada sob o efeito de anestesia geral. Quando há necessidade de adição de tecidos, são usadas as peles do próprio nariz ou da orelha. Mas se houver a necessidade de grande quantidade de material ósseo, cartilagem ou pele, é utilizado implantes ou retirado de outras partes do corpo para suprir a necessidade da cirurgia.

A rinoplastia pode ter o intuito de:

     Reparação: por causa de alguma lesão;

     Correção: em casos de problemas de nascença (desvio de septo, por exemplo);

     Respiração: eliminar problemas respiratórios adquiridos ao longo da vida;

     Estético: modificar o aspecto do nariz para a forma que mais agrada o paciente.

Na rinoplastia é possível alterar ângulo, tamanho e formato do nariz, proporcionando a remodelagem, alinhando harmonizando. Pode ser que você precise fazer a rinoplastia por questões de saúde e, consequentemente, melhoria do aspecto das suas narinas.

O tempo médio de duração é de uma hora a duas horas, a depender das particularidades de cada paciente. Embora seja preciso que, após a cirurgia, o paciente permaneça por algumas horas em observação, é possível que ele tenha alta ainda no mesmo dia da realização da rinoplastia.

Os cuidados pré e pós-operatórios

Por ser um procedimento cirúrgico, o pré-operatório exige:

     Exames laboratoriais;

     Análise do quadro clínico;

     Fotografias do nariz.

É muito importante, como cuidado pré-operatório, um diálogo sincero com o seu cirurgião plástico para que haja uma conscientização dos resultados que podem ser esperados. Isto porque, expectativa e realidade podem não se alinhar, gerando frustração.

Há outros cuidados pré-operatórios que devem ser muito bem observados:

     Evitar o uso de cigarros e álcool;

     Evitar o uso de suplementos;

     Evitar o uso de ervas;

     Evitar o uso de medicamentos que podem aumentar o risco de hemorragia (caso de ibuprofeno e aspirina).

Já os cuidados pós-operatórios exigem um pouco de paciência e cuidados essenciais. O paciente irá sentir ainda os efeitos da anestesia, como menor tempo de reação e pequenos esquecimentos. Além disso, o inchaço do nariz e a sensação de congestionamento estarão presentes nas primeiras semanas ou até mesmo meses.

Para a redução do inchaço e para que não haja risco de sangramentos, é necessário que o paciente permaneça com a cabeça levemente erguida, um ângulo maior que o peito.

O paciente terá que conviver também com os curativos internos e as talas para estabilização do nariz. E, caso haja pontos que não são absorvidos pelo corpo, é preciso um retorno para a retirada desses pontos.

Além disso, há que ser observado os seguintes cuidados imprescindíveis:

     Comer alimentos pastosos ou líquidos;

     Consumir alimentos ricos em fibras;

     Não movimentar muito o rosto (na hora de escovar os dentes ou mesmo gargalhar);

     Usar protetor solar;

     Evitar atividades físicas;

     Não assoar o nariz;

     Não lavar rosto e cabelo embaixo do chuveiro.

Observados todos esses fatores, com mais ou menos uma semana, pode-se voltar à rotina e ao trabalho normalmente.

Resultados

Alguns softwares simulam os possíveis resultados da rinoplastia, mas os resultados reais só são visíveis em cerca de um ano. Isto porque detalhes na recuperação podem alterar os resultados previstos e o funcionamento do órgão.

Escolher um bom cirurgião plástico é essencial para que os resultados previstos sejam os mais próximos da realidade possível. Além disso, observar os cuidados pré e principalmente pós-operatórios farão toda a diferença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários