Quarta, 01 de Dezembro de 2021
20°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Saúde Saúde

A perigosa moda no TikTok de tomar suplemento energético em pó

Suplementos energéticos em pó voltados para consumo antes dos treinos contém aminoácidos, vitaminas e ingredientes como cafeína.

15/10/2021 às 18h42 Atualizada em 15/10/2021 às 19h10
Por: Redação Fonte: EBC
Compartilhe:
Pó de suplementos energéticos precisa ser diluído para consumo - Foto: Getty Images / BBC News Brasil
Pó de suplementos energéticos precisa ser diluído para consumo - Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Os pesquisadores emitiram um alerta em um recente congresso médico nos Estados Unidos sobre o hábito de tomar suplementos em pó não diluídos antes do exercício físico, o que vai contra as recomendações do fabricante.

 

Segundo os autores de um estudo apresentado no evento, após a disseminação dessa prática em vídeos na internet, as pessoas ficaram preocupadas com os adolescentes - principalmente na plataforma TikTok, que recebeu milhões de curtidas.

Perigos à saúde

Os suplementos energéticos em pó para pré-treino contém aminoácidos, vitaminas e cafeína.

 

O objetivo é dar uma "dose de estímulo" antes do exercício para aumentar a resistência física, mas não há pesquisas científicas abrangentes sobre os efeitos dos exercícios.

 

No entanto, os riscos do consumo excessivo de estimulantes energéticos são bem conhecidos.

 

Por exemplo, grandes doses de cafeína podem ter efeitos colaterais no coração, incluindo palpitações ou batimento cardíaco baixo.

 

Pesquisadores do Cohen Children's Medical Center, em Nova York, dizem que tomar suplementos energéticos em pó pode fornecer o equivalente a cinco xícaras de café.

 

A "dose de estímulo" levará ao "aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca, levando à arritmia".

 

Além disso, os pesquisadores afirmam que inalar o pó e levá-lo aos pulmões pode causar sufocação, infecção ou pneumonia.

 

Alguns suplementos estão sendo comercializados na internet por vendedores de reputação duvidosa e podem conter ingredientes que não estão listados no rótulo para medicamento.

 

Muitos foram proibidos por incluírem substâncias como DMAA, uma anfetamina sintética, além de um estimulante chamado sinefrina.

 

Reportagens recentes também mostraram os perigos da prática depois que uma influencer de 20 anos, chamada Briatney Portillo, relatou em uma postagem ter sofrido um ataque cardíaco. Ela relatou o ocorrido ao suplemento em pó ingerido sem diluição.

Popularidade em alta

Os pesquisadores analisaram 100 vídeos postados no TikTok com a hashtag "preworkout" (pré-treino) e apenas 8 desses vídeos mostram o uso correto de suplementos em pó. Além disso, mais de 30 exibiam pessoas ingerindo o pó seco seguido por alguns goles de água ou de líquido, sem diluição e o levantamento contabilizou 8 milhões de curtidas desses vídeos.

 

Em seu discurso para a Academia Americana de Pediatria, ele foi alertado de que "os médicos devem estar cientes das práticas comuns antes dos exercícios, dos métodos de consumo perigosos e da possibilidade de overdose e acidentes por inalação".

 

Bridget Benelam, cientista de nutrição da British Nutrition Foundation, disse: “Além de ingredientes como creatina, aminoácidos e vitaminas, os suplementos pré-treino em pó geralmente contêm cafeína”.

 

"Aparentemente não há muitas pesquisas sobre os benefícios desses produtos, apesar da evidência de que a cafeína pode melhorar performances esportivas em alguns casos. Esses estudos são feitos normalmente em atletas, portanto não está clara a relevância para a população em geral".

 

"Os níveis de cafeína nesses produtos são equivalentes a uma xícara de café, podendo chegar a algo entre três e cinco xícaras, de acordo com instruções dos fabricantes."

 

"Dessa forma, há risco de consumir cafeína em excesso, especialmente se a ingestão for superior a mais de uma vez por dia. O simples consumo do pó [sem diluição] pode representar riscos, já que pode haver consumo acima da quantidade recomendada".

 

Manter-se hidratado para o exercício também é importante.

 

A Fundação Britânica de Cardiologia recomenda:

  • tomar de 6 a 8 copos de algum líquido, havendo treino ou não
  • ouvir o próprio corpo — se você está com sede ou transpirando em excesso, beba água
  • mas também não exagere na água e nem na cafeína
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários