Quarta, 01 de Dezembro de 2021
24°

Nuvens esparsas

São Paulo - SP

Saúde Saúde

Frutas para ajudar a aliviar a prisão de ventre

Frutas, como mamão, laranja e ameixa são ótimos laxantes naturais para se livrar da prisão de ventre, mesmo em pessoas com longo histórico dessa condição.

16/11/2021 às 17h39 Atualizada em 16/11/2021 às 17h43
Por: Redação
Compartilhe:
Criador: Tharakorn | Crédito: Getty Images/iStockphoto
Criador: Tharakorn | Crédito: Getty Images/iStockphoto

Frutas, como mamão, laranja e ameixa são ótimos laxantes naturais para se livrar da prisão de ventre, mesmo em pessoas com longo histórico dessa condição. Essas frutas contêm grande quantidade de fibras e água, que aceleram o trânsito intestinal e facilitam a formação de fezes.

 

Essas frutas podem ser consumidas diariamente, tanto in natura como em sucos naturais ou saladas de frutas, e também podem ser dadas a bebês e crianças, mas em quantidades menores para não causar diarreia.

Mamão

O mamão é muito rico em água e fibras e conhecido por seu poder de ajudar na digestão. O mamão "formosa" é ainda mais laxante que o mamão comum, pois possui quase o dobro de fibras.

 

Enquanto 100 g do mamão Formosa tem 1,8 g de fibra, o mamão comum tem 1 g, o que ainda é uma boa quantidade. As duas variedades de frutas possuem cerca de 11 g de carboidratos e 40 kcal para cada 100 g, além de nutrientes como magnésio, potássio e vitamina C.

Laranja

As laranjas são ricas em água, o que ajuda a hidratar intestinos e as fezes, mas sua grande quantidade se encontra no bagaço (polpa, casca e sementes), que é composto por fibras para uma melhor digestão. Uma laranja tem cerca de 2,2 g de fibra, que é uma quantidade maior de fibra que a encontrada em 1 fatia de pão integral, por exemplo.

 

Porém, é importante lembrar que o suco de laranja praticamente não tem fibras, pois quando a fruta é espremida apenas para o suco, o bagaço acaba sendo desperdiçado, junto com a casca. Portanto, na forma de suco, a laranja não é um bom laxante natural.

Ameixa

A ameixa, fresca e seca (ameixa), é rica em fibras e é um ótimo alimento para o intestino. Cada ameixa preta contém cerca de 1,2 g de fibra, além de fornecer fósforo, potássio e vitaminas B ao organismo.

 

Uma dica importante é olhar o rótulo do produto ao comer ameixas para verificar se há açúcar adicionado ao produto, o que aumenta muito as calorias da ameixa e dificulta a perda de peso. Portanto, ameixas sem adição de açúcar são as melhores para o alívio da prisão de ventre.

Abacate

O abacate é campeão em teor de fibra: 100 g dessa fruta rende cerca de 6 g de fibra. Além disso, é rico em gorduras que fazem bem ao organismo e que auxiliam na passagem das fezes pelo intestino, além de promover a saúde cardiovascular e melhorar os níveis do colesterol bom.

Pera

Cada pêra, quando consumida com a casca, possui cerca de 3 g de fibra e apenas 55 kcal, o que torna essa fruta uma das mais importantes para auxiliar o intestino. 

 

Uma boa dica para emagrecer é comer uma pêra cerca de 20 minutos antes da refeição, pois assim suas fibras vão atuar no intestino e gerar uma sensação de saciedade, o que diminui a sensação de fome na hora da refeição.

Kiwi

Cada kiwi tem cerca de 2 g de fibra e apenas 40 kcal, fazendo dessa fruta uma grande aliada para o intestino e dietas para emagrecer. Além disso, 2 kiwis fornecem as necessidades diárias de vitamina C de um adulto e têm um alto poder antioxidante, ajudando a prevenir doenças e a melhorar a saúde da pele.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários