No universo do marketing para políticos, composto pelas estratégias de marketing físico e digital para políticos e candidatos comumente realizadas por uma agência de marketing político, existem três diferentes vertentes: o marketing eleitoral, pós-eleitoral e partidário.
Se você não sabe o que cada uma dessas vertentes significa, esse é o momento de aprender mais sobre esse universo que estará em alta agora que o pleito está cada vez mais próximo.
Vamos juntos descobrir o que é o marketing político e cada uma de suas vertentes?
Marketing político diz respeito a toda e qualquer estratégia de marketing voltada a divulgação das ações e melhoria da imagem dos políticos, sejam eles candidatos ou já eleitos. Trata-se, portanto, da adaptação de ferramentas como o tráfego pago e orgânico (SEO, mídias sociais) para esse universo delicado e gigantesco.
Normalmente, os políticos buscam por uma agência de marketing político a fim de criar uma comunidade com o eleitorado, o que consequentemente ajuda em uma campanha de sucesso.
Mas, o que muda em cada etapa das eleições? É o que veremos nos próximos tópicos!
O marketing eleitoral se refere às estratégias e atividades de comunicação e promoção desenvolvidas por candidatos políticos e partidos durante o período eleitoral, que geralmente ocorre algumas semanas ou meses antes das eleições.
Nesse caso, o objetivo principal do marketing eleitoral é influenciar a opinião pública, conquistar eleitores e obter votos para o candidato ou partido político. Isso, é claro, a partir da criação de campanhas publicitárias, propaganda eleitoral em mídias tradicionais e digitais, uso de redes sociais para interação com o eleitorado, entre outras coisas presentes no marketing digital.
Já o marketing pós-eleitoral está diretamente relacionado às estratégias e ações implementadas após o término das eleições, quando os candidatos já foram eleitos ou derrotados. Seu principal objetivo é manter o relacionamento com os eleitores, fortalecer a imagem do candidato ou partido e garantir o engajamento contínuo da base de apoiadores.
No marketing pós-eleitoral estão incluídas ações de agradecimento aos eleitores, eventos de prestação de contas, comunicação contínua por meio de redes sociais e newsletters, participação em debates e discussões políticas, entre outras formas de interação.
Por fim, o marketing partidário se concentra nas estratégias e atividades de comunicação e promoção desenvolvidas pelos partidos políticos, independentemente de eleições específicas. Com isso, planeja fortalecer a identidade e a imagem do partido político, aumentar sua base de apoiadores e eleitores e promover suas ideias e propostas.
Envolve a criação de campanhas institucionais do partido, eventos de filiação e mobilização de novos membros, comunicação constante por meio de canais próprios do partido, desenvolvimento de programas e projetos políticos, entre outras iniciativas para consolidar a presença e influência do partido na sociedade.
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