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O que são compras B2B? [Veja 3 exemplos internacionais]

Gerenciar compras B2B é uma habilidade a qual muitas empresas estão em busca atualmente.

07/07/2022 às 02h47 Atualizada em 07/07/2022 às 02h52
Por: Redação
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O que são compras B2B
O que são compras B2B

Gerenciar compras B2B é uma habilidade a qual muitas empresas estão em busca atualmente. Afinal, essa prática faz com que seu negócio não perca clientes, mas sim aumente os lucros e a procura pelo que você possui no catálogo, o que será uma excelente vantagem quando comparado aos seus concorrentes.

Antes de gerenciar suas compras B2B, é preciso entender que seu significado envolve compra-venda feita por diversas empresas, que solicitam insumos e serviços para suprirem a demanda de exigência da própria organização. E, para ter um resultado eficientes, é fundamental estruturas um departamento de compras preparado e qualificado para o trabalho.

O maior e melhor exemplo de B2B certamente é o de compra de computadores, os quais são produzidos por peças diferentes, feitas por muitos fabricantes. Isso possibilita fornecer ao comprador final inúmeras possibilidades de qualidade no produto no qual você possui em seu catálogo. Atualmente, o comércio B2B sofre uma grande influência da internet, sendo que o Ecommerce B2B vem ganhando muito destaque ultimamente.

Atualmente, as empresas fazem compras de insumos online a fim de poupar tempo, trazer economia e resolver qualquer pendência por esse meio. Assim, não é necessário usar mais telefones e aguardar o problema ser solucionado apenas com o recebimento de um e-mail.

Quando se tem acesso a milhões de informações e conteúdos em marketplace, é possível ampliar a margem e optar por mais fornecedores, melhores dos que você já trabalhou antes. Isso evita você sair da empresa para se reunir pessoalmente, quando pode fazê-lo por uma vídeo-chamada e resolver o que for necessário através dessa ferramenta.

Exemplos de empresas B2B

Gerenciar compras B2B é uma habilidade fundamental e, para ter como base as empresas, saiba que Agendor, Ploomes e Nectar fazem parte do negócio no Brasil e milhares de pessoas consomem seus conteúdos.

No entanto, existe a Ambev, que faz a produção não apenas de bebidas alcoólicas, mas refrigerantes, chás, água, sucos e energéticos. A todo momento, tanto supermercados quanto restaurantes recebem os produtos para reabastecer o estoque e vender aos clientes, mais conhecidos por consumidor final.

Há a Ebanx, responsável por fornecer praticidade durante as compras de consumidores feitas em sites como Wish, Shopee, Spotify, e a própria Shein, Yoins e AliExpress, que vendem diferentes produtos para os clientes do Brasil, que consomem regularmente seus conteúdos.

Diferença entre B2B e B2C

Enquanto o B2B foca nas relações entre duas empresas (business-to-business), o B2C diz respeito as relações mais convencionais, entre empresa e consumidor final (business-to-consumer).

Ao gerenciar compras B2B, você percebe que o ciclo de suas vendas é maior, há mais procura e o valor médio é mais atrativo. Dessa maneira, faz com que o business-to-business cresça exponencialmente no Brasil, de modo a torná-lo o método favorito de empresas e pessoas de comprarem o que precisam com facilidade.

Tomador de decisão

Durante o ato de gerenciar compras B2B, você percebe que existem muitas pessoas para darem suas opiniões e serem consultadas. Cada um dos setores será abordado, a fim de verificar se vale a pena fazer a compra de determinado insumo, ou se é necessário procurar outro fornecedor.

Apesar de aparentar ser o melhor, não é excelente, por ocasionar lentidão no processo e, às vezes, nem chegar a dar um resultado positivo a quem esperou pacientemente. Isso se tornou um transtorno a muitas empresas que procuravam por este serviço.

Recorrência

Gerenciar compras B2B pode não ser uma tarefa muito prática, pois existem milhares de outras empresas que podem oferecer um diferencial que a sua não possui. Caso haja interesse no que você apresenta e o negócio seja fechado, será excelente porque este ciclo será maior.

Se este mesmo caso fosse com um cliente comum, ou seja, B2C, a compra de um produto poderia ser feita regularmente com você, tanto online quanto em loja física, mas quando ele encontrar outra empresa atrativa, seja por valor ou mais serviços/produtos, ele escolherá esta outra opção.

Ticket médio

Com as compras feitas em B2B, os valores tendem a ser muito mais altos, por haver exigência das demandas e por estarem ligados direto a valores superiores. Por mais que pareça ser uma atividade simples para a empresa que precisa deste serviço, é fundamental tê-lo pronto, principalmente se vier acompanhado de economias.

No caso das vendas em B2C, os valores tendem a ser inferiores, o que é justificável pelo fato de os consumidores não gastarem muito em compras rotineiras, como roupas ou alimentos. Mesmo se fosse um carro, o valor não seria similar com o de uma proposta feita em B2B.

Ciclo de compra

Neste aspecto em questão, como mencionamos anteriormente, para as compras feitas em B2B o processo é mais demorado e costuma levar meses até ocorrer as vendas projetadas para isto. Lembre-se que há muitos setores envolvidos, e cada um deles enxerga o negócio de maneiras diferentes, o que permite refletir sobre a opinião de todos antes de dar a resposta final.

Nas vendas feitas em B2C, o parâmetro é completamente diferente, porque não existem tantas pessoas relacionadas na compra, apenas você e outra pessoa interessada em consumir o seu serviço ou produto.

O processo de compra é mais rápido porque você pode apresentar todas as informações do produto e atribuir qualidades a ele que farão o consumidor ficar interessado.

Como montar equipe B2B para empresa

Antes de gerenciar suas compras B2B, é importante levar em consideração informações como:

  • Quantas pessoas devem formar a sua equipe;
  • Quanto você quer ganhar por mês;
  • Suas principais metas de venda devem estar definidas.

Além disso, você precisa verificar a quantidade de profissionais neste setor e fazer suas contas para não deixar ninguém sem receber o salário. Este é um aspecto fundamental, pois não podem ter pessoas a mais do que a empresa consegue faturar.

Um ponto que você não deve esquecer é: quem gerenciará a equipe? Será você próprio ou outra pessoa que virá para te auxiliar? Essas são questões a se pensar, visto que a empresa necessita de pessoas capacitadas para gerir e fazer com que tudo saia como planejado.

Há uma grande necessidade no que diz respeito em contratar profissionais competentes para cada setor de sua empresa. O conhecimento deles fará com que as vendas aconteçam sem muitos problemas e os lucros aumentem consideravelmente. Além disso, com uma equipe de profissionais qualificados, você pode adquirir para a sua empresa uma equipe autogerenciada que, com certeza, trará ótimos benefícios para você!

Por esta razão, é essencial separar por divisão as áreas das quais precisa em sua empresa, dentre elas:

  • Área de conhecimentos em venda;
  • Idiomas;
  • Compreensão do diálogo de compra-venda;
  • Saber como realizar vendas de sucesso para com seus clientes.

É fundamental ter funcionários ativos, criativos, bem engajados e entendedores de sua metodologia, pois isso permitirá ter uma margem de lucros maiores, porque sua equipe sabe o que fazer e como conversar com os clientes corretamente.

Como farei para conseguir bons funcionários? Atualmente, existem milhares de sites que permitem a contratação de pessoas e com a praticidade de verificar o currículo de quem se candidatou à vaga, ao fazer um estudo completo do perfil dos profissionais.

Assim que você conseguir analisar cada um dos currículos, partirá ao processo de seleção que consiste em entrevista com RH, testes gerais, dinâmicas, entrevista com você e decisão final.

Esses são pontos que muitas empresas seguem, pois é neste processo que você descobre melhor como as pessoas trabalham, se elas realmente são boas no que fazem e se tem o perfil exato para ocupar o cargo que você disponibilizou.

Uma dica valiosa é apostar sempre no treinamento, que garantirá o melhor desempenho de todos os funcionários na empresa. Crie rotina de treino, faça com que todos se tornem profissionais sérios e que entendam o que precisam fazer.

A partir do momento que você participa do profissionalismo de sua equipe e confia em cada um, o relacionamento melhora e o desempenho de todos passará de um nível médio para elevado do jeito que você precisa.

Vantagens do modelo B2B de vendas

Ao gerenciar compras B2B, você perceberá que a receita é muito maior e que você possui previsão do quanto receberá e em quanto tempo. Dessa forma, é possível desenvolver a confiança de que faz um trabalho de qualidade ao manter seus clientes.

Como explicado, é muito mais fácil manter vários parceiros com sua empresa, mas, ao contrário do B2C, essa é uma tarefa muito complicada, porque não existe um número previsível de quantas pessoas irão fechar acordo.

Assim, você terá mais estabilidade com suas vendas, uma vez que todos os seus clientes sejam fixos e os contratos estipulados estejam em plena ordem. Isso implica em uma firmeza que garante a redução nas chances de falência, porque sua empresa permanece recebendo os valores acordados.

A partir do momento em que você conquista os valores de que precisa, é possível aumentar as quantias e contratar mais funcionários, investir em melhorias e fazer com que existam mais clientes interessados em sua mercadoria.

Exemplos de empresas internacionais B2B

Existem empresas internacionais que atuam no mercado B2B e fazem sucesso neste setor há muito tempo. Muitas organizações no Brasil se inspiram nelas e criam seus próprios modelos, para atingir o público necessário, conseguir engajamento e aumentar a rentabilidade. Veja a seguir 3 desses exemplos:

1688

É muito provável que você tenha ouvido falar da Alibaba e sabe que faz parte da China, mas você sabia que esse e-commerce faz parte do 1688.com? É através deles que existem diferentes sites de origem chinesa acessados a todo momento pela internet, a fim de checar produtos e valores.

O diferencial, de fato, é por haver a necessidade de abrir um site integrado à plataforma do 1688 e pedir por produtos. Apesar de ser um site feito na China, isto não impede você e qualquer outra empresa de fazer compras de produtos com valores inferiores e solicitar envio ao Brasil.

Grainger

Antes de gerenciar compras B2B, é indicado a você conhecer a Grainger, que é um estilo de comércio business-to-business que fornece um catálogo com diferentes produtos industriais. Pode-se mencionar: capacetes; escadas; motores; e até mesmo luvas que você fará o fornecimento às lojas das quais atua em parceria.

O diferencial mais interessante da Grainger é fazer o envio dos produtos a todos os locais do mundo, sem a necessidade de um cadastro antes de navegar/comprar. Tudo o que cada cliente deve fazer é verificar o que precisa, o quanto precisa, finalizar o registro e o pagamento.

Fisher Scientific

Caso a sua empresa faça o envio de insumos à área da saúde, um estilo de B2B na qual você pode contar se chama Fisher Scientific, que fornece aos interessados produtos exclusivos e de alta qualidade. Você encontrará mais de 900 mil itens dos quais fará a compra para colocar em seu próprio catálogo e atrair mais empresas interessadas no que possui.

Se você tem o interesse de fazer compras totalmente despreocupado, saiba que a Fisher Scientific é similar a Grainger, que permite a visualização de todas as informações contidas no site e, apenas depois, finalizar o processo de cadastro e concluir a compra.

Gerenciar compras B2B é um passo importante para quem quer adentrar e ter sucesso nesse ramo. Afinal, a organização é um pilar fundamental no sucesso de qualquer
empresa.

Conclusão

Para aplicar esse conhecimento, recomendamos que você conheça a plataforma do Cadastro Empresa, porque por lá você tem acesso a um vasto banco de dados para realizar negociações B2B. 

Sendo assim, é uma ótima ferramenta para a prospecção de fornecedores, patrocinadores, clientes e muito mais... 

Se você está procurando contatos de empresas, vale a pena conhecer a plataforma!

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