Em se tratando da gestão de clínicas e consultórios médicos, toda atenção é necessária para lidar com milhares de dados de pacientes diferentes.
Entre históricos, prontuários, fichas cadastrais, e outros documentos, é quase impossível não se perder tentando organizar tudo manualmente.
Os prejuízos decorrentes de erros na gestão podem ser incalculáveis, uma vez que prestar um atendimento impecável e humanizado é muito importante para fidelizar os pacientes.
Quando o contrário disso acontece - com erros e confusões - a reputação do estabelecimento médico pode ser comprometida.
Afinal, estamos falando de saúde, um bem de valor inestimável, e ninguém gosta de ser atendido por profissionais confusos e desorganizados.
Para evitar esse tipo de problema, cada vez mais tem se optado pela adoção de programa para clínicas, que auxiliam na gestão de dados e tornam mais fácil o cotidiano tanto dos profissionais da saúde, quanto do setor administrativo e financeiro.
Esses softwares têm uma grande capacidade de armazenamento de dados de pacientes e funcionários, bem como informações de fluxo de caixa, etc, então contar com um programa desse tipo traz muitos benefícios para a organização.
A seguir, saiba mais sobre o funcionamento e as vantagens dos programas para clínicas médicas. Acompanhe!
Confira: Como combinar bolsa com roupa
Atualmente, não podemos negar o quanto a tecnologia tem facilitado nossa vida.
Por meio dela, podemos viabilizar questões que antes levariam muito mais tempo, economizando recursos e obtendo resultados mais rápidos e satisfatórios.
Quando falamos sobre a adoção de softwares para clínicas, a realidade não poderia ser diferente.
Com eles, é possível administrar os dados de um estabelecimento médico, sejam eles de ordem financeira ou informações de pacientes.
Seu funcionamento se dá da seguinte maneira:
Ao iniciar a utilização do programa, a clínica médica deve fazer a migração dos dados para o software e seguir alimentando-o com novas informações.
Isso significa que o sistema será capaz de armazenar, catalogar e organizar informações que já existiam, bem como aquelas de novos pacientes, que serão cadastradas posteriormente.
Com esses dados inseridos, quando for necessário, basta buscar por eles, que serão exibidos na tela do computador ou dispositivo móvel, de forma detalhada e organizada.
Existem muitos benefícios nesta forma de organização e, indiscutivelmente, uma das maiores vantagens é a possibilidade de acessar os dados de forma integral.
Ou seja, com alguns comandos simples, conseguimos visualizar todo histórico do paciente, prontuário atual, informações cadastrais, etc, cruzando esses dados para uma análise mais completa de cada caso.
Isso é possível graças à tecnologia de armazenamento na nuvem que, entre vários aspectos, permite salvar uma grande quantidade de dados, que podem ser acessados remotamente, por qualquer dispositivo.
Com um sistema para clínicas, também conseguimos filtrar as informações que desejamos saber, então cada setor consegue realizar uma extração mais apurada de dados, o que também permite uma gestão mais eficiente em diversos aspectos.
Desse modo, os profissionais da clínica conseguem encontrar informações relevantes daquele paciente, agilizando o atendimento e até mesmo tornando-o mais humanizado.
Outra vantagem indiscutível de um programa para clínica médica na nuvem é que, com ele, os dados ficam mais protegidos contra diversos imprevistos.
Se um dispositivo for danificado, por exemplo, isso não é impeditivo para que os trabalhos ocorram normalmente: basta logar em outra máquina para que tudo siga funcionando bem.
Além disso, todos os dados inseridos no sistema são criptografados, o que impede o acesso e leitura de pessoas não autorizadas e garante a inviolabilidade dos dados dos pacientes, conforme exigido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os softwares de gestão médica também tornam possível a utilização do que há de mais moderno no mercado da tecnologia para gestão financeira e administrativa da clínica ou consultório.
Com eles, pode-se obter relatórios e gráficos detalhados sobre os recursos do estabelecimento médico, tornando possível o planejamento de investimentos em curto, médio e longo prazo, bem como a identificação de pacientes inadimplentes, contas a pagar, etc.
Também é possível viabilizar consultas online, enviar prescrição de medicamentos, atestados, pedidos de exames, laudos e outros documentos por SMS, tudo isso com assinatura digital regulamentada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Além disso, com a agenda integrada, os pacientes podem marcar consultas e procedimentos de forma prática e 100% remota, sem perder tempo com deslocamentos presenciais ou ligações para agendamento.
Outras tarefas do cotidiano de uma clínica médica que são facilitadas com a adoção de um programa para clínicas são a organização de repasses financeiros, fluxo de caixa, chat entre funcionários cadastrados, armazenamento de imagens na nuvem e muito mais.
Para saber mais, consulte a empresa de sistemas médicos de sua preferência, tire suas dúvidas e comprove como a tecnologia pode atuar a serviço da saúde e do bom atendimento.
Mín. 14° Máx. 22°