Para quem tem o desejo de ter filhos, manter a fertilidade masculina em alta é imprescindível. Além das questões com o corpo da mulher, o espermatozoide do homem pode influenciar na realização do sonho de ter um filho.
É importante lembrar que o corpo é um só, e o bom desempenho dos órgãos reprodutores masculinos está diretamente ligado a outros fatores da saúde do homem que devem ter um olhar cuidadoso para garantir a fertilidade masculina.
Confira qual a probabilidade de engravidar na primeira vez
A produção de espermatozoides e a qualidade do sêmen são influenciadas pelos hábitos que o homem leva em sua rotina. Os alimentos ingeridos, o nível de estresse, uso de álcool, cafeína e drogas são alguns dos fatores do cotidiano que podem alterar a fertilidade masculina.
Alguns cuidados com a alimentação podem ajudar no aumento do número de espermatozoides de qualidade para a tentativa de gravidez, são eles:
Manter uma rotina de sono adequada para um homem adulto só traz benefícios para a qualidade dos espermatozoides, já que regula o organismo e, ainda, evita o estresse, responsável por casos de infertilidade masculina.
O sedentarismo é um grande vilão para a fertilidade masculina, já que gera um grande desequilíbrio hormonal que prejudica a formação dos gametas do homem. Além disso, estar dentro do peso ideal é importante para que os espermatozoides consigam fecundar o óvulo.
O uso dessas substâncias é prejudicial à saúde e à fertilidade masculina. O cigarro, por exemplo, é capaz de diminuir a quantidade de espermatozoides no sêmen masculino, além de afetar diretamente a qualidade de vida do homem.
É possível que alguns remédios de uso contínuo afetem a produção de espermatozoides. Para quem está tentando engravidar, é importante conversar com o médico responsável pela prescrição e ter certeza de que os medicamentos não influenciam na produção de esperma.
Mesmo com alguns cuidados para manter a fertilidade masculina em alta, existem casos em que a produção de espermatozoides presentes no sêmen não é suficiente para a fecundação. Em algumas dessas situações, é necessário consultar um médico e tentar uma reprodução humana assistida para conseguir realizar o sonho da gravidez.
São diversos motivos que podem influenciar na infertilidade masculina, tais como:
Mesmo com a prevenção para que a fertilidade masculina seja a melhor possível, é fundamental estar sempre em contato com um médico para a melhor orientação de acordo com o caso de cada paciente.
Mín. 14° Máx. 22°