Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

São Paulo - SP

Saúde Saúde

Qual a probabilidade de engravidar na primeira vez?

Conhecer o seu corpo e o seu ciclo menstrual é extremamente importante para evitar engravidar na primeira vez, principalmente se isto não está nos planos.

27/04/2022 às 03h12
Por: Redação Fonte: Artigo escrito pela Agência WSI Digital Marketing
Compartilhe:
Qual a probabilidade de engravidar na primeira vez
Qual a probabilidade de engravidar na primeira vez

Uma pergunta bastante recorrente entre adolescentes que estão querendo iniciar sua vida sexual é: é possível engravidar na primeira vez? Bom, a resposta é sim, ainda mais se a relação foi feita sem a proteção devida.

Mesmo parecendo algo impossível, é preciso entender que sempre existe a possibilidade de engravidar na primeira vez, uma vez que o processo de Reprodução Humana não depende de ser a primeira ou décima relação sexual. Portanto, se estiver praticando sexo sem camisinha e não quer engravidar, precisará escolher o método de contracepção mais adequado para você e seu parceiro.

Após a mulher ter o seu primeiro ciclo menstrual, conhecido como menarca, ela se encontra apta para engravidar. Desta forma, uma primeira relação sexual feita de forma desprotegida é capaz de ter como consequência uma gravidez não desejada, o que pode causar sofrimento para ambas as partes.

CONHEÇA O SEU CICLO MENSTRUAL

Conhecer o seu corpo e o seu ciclo menstrual é extremamente importante para evitar engravidar na primeira vez, principalmente se isto não está nos planos. Caso tenha um ciclo regrado é muito fácil calcular os dias de fertilidade, uma vez que ter relações nos dias de ovulação é fundamental para prevenir a gravidez.

Contudo, se possui um ciclo irregular, se prevenir com a tabelinha pode não ser a melhor opção. Isso porque é possível que o cálculo realizado seja completamente errado, podendo fazer com que erre os dias seguros para ter uma relação com o parceiro.

Portanto, vale sempre prestar bastante atenção e anotar o primeiro dia da menstruação de cada ciclo para entender como ele funciona e o que fazer para se prevenir para não engravidar na primeira vez.

3 DICAS PARA EVITAR NÃO ENGRAVIDAR NA PRIMEIRA VEZ

Procure um médico ginecologista

Para quem está iniciando a vida sexual, o primeiro passo é procurar um médico especializado para entender se precisa ou não de um método anticoncepcional hormonal para ajudar na prevenção e evitar engravidar na primeira vez.

É preciso que as meninas entendam que o ginecologista irá cuidar da saúde, bem-estar, além de aconselhar da melhor forma possível para que tudo ocorra perfeitamente e sem grandes surpresas.

O recomendado é encontrar um médico que te faça se sentir bem para que possa discutir sobre o tema, falar sobre seus medos e encontrar a melhor forma de se prevenir de uma gravidez.

Use métodos contraceptivos

Nos dias de hoje é possível encontrar, tanto para mulher quanto para homens, diversos métodos que ajudam a prevenir doenças sexualmente transmissíveis e evitar engravidar na primeira vez.

Um deles é a boa e velha camisinha, método tão falado e que protege tanto a proliferação de doenças como uma gravidez indesejada.

Outro método também bastante utilizado é o anticoncepcional oral, também conhecido como pílula anticoncepcional. Ele possui em sua composição hormônios que são semelhantes aos produzidos pelos ovários, fazendo com que a ovulação não ocorra e não exista um óvulo pronto para ser fecundado caso aconteça uma ejaculação na hora H.

Hoje é possível consegui-la, assim como a camisinha, de forma gratuita em um posto de saúde, porém algumas marcas precisam ser compradas em farmácias. Além de ajudar a evitar engravidar na primeira vez, ela ajuda a diminuir os sintomas da TPM, reduz o fluxo menstrual e a cólica, regula o ciclo menstrual, melhora a acne e o excesso de pelo e ajuda a evitar doenças inflamatórias pélvicas, cisto ou câncer de ovário.

Contudo, é preciso tomá-la sem que haja esquecimentos ou falhas, pois isso pode acarretar uma possível gravidez caso o casal não esteja usando também a camisinha.

​​Evite o coito interrompido

O coito interrompido pode ser definido como o ato de tirar o pênis antes da ejaculação do homem. Porém, muitos casais acham que usá-lo irá evitar engravidar na primeira vez, porém esse método não é seguro.

Isso porque podem ocorrer escapes de ejaculação antes de ocorrer realmente a principal, e neles também há espermatozoides. Desta forma, o melhor e mais seguro método contraceptivo é a camisinha, mesmo que ela seja bastante incômoda.

O recomendado é usar dois métodos juntos, assim como a camisinha e a pílula anticoncepcional, para que assim a relação seja mais segura e tirar a preocupação de engravidar na primeira vez.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 05h38 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes