Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

São Paulo - SP

Saúde Saúde

O que fazer quando sofrer uma pancada no nariz?

Uma pancada no nariz, de leve a intensa, pode deformar ou lesionar algumas dessas estruturas fundamentais.

27/04/2022 às 03h05
Por: Redação Fonte: Artigo escrito pela Agência WSI Digital Marketing
Compartilhe:
O que fazer quando sofrer uma pancada no nariz
O que fazer quando sofrer uma pancada no nariz

Localizado no centro da face, e com estrutura que se sobressai a ela, o nariz é uma área suscetível as pancadas que facilmente podem acontecer em acidentes ou até mesmo durante a prática de esportes.

Mesmo sendo uma situação que pode acontecer com facilidade, você sabe como agir caso sofra uma pancada no nariz?

Apresentaremos os principais pontos de atenção e possíveis tratamentos que possam ser adotados, confira!

Veja também: As crianças podem ter pedras nos rins?

Após uma pancada no nariz, atente-se aos sinais

O nariz é um órgão do aparelho respiratório composto por diversas estruturas, tais como ossos, mucosas e cartilagens responsáveis pela filtragem e umidificação do ar que respiramos, assim como vasos sanguíneos e nervos que o irrigam.

Uma pancada no nariz, de leve a intensa, pode deformar ou lesionar algumas dessas estruturas fundamentais, impactando não apenas a estética como também a função do órgão. Após a pancada no nariz, fique atento:

  • Pancadas de menor impacto podem provocar sangramentos, que devem ser estancados com gaze. Incline-se para frente e respire pela boca;
  • Pode-se observar um inchaço na região, que pode ser aliviado com gelo; e
  • Procure um médico ao sentir dor na região e notar hematomas no nariz ou embaixo dos olhos.

A intensidade e a extensão dos danos causados pela pancada, podem ser avaliadas apenas por um médico. Não se automedique e busque sempre o apoio profissional.

Como saber se quebrei meu nariz?

Como citamos, o nariz é uma área vulnerável a possíveis pancadas que podem deslocar ou até mesmo quebrar algum osso ou cartilagem.

Após uma pancada no nariz, um dos maiores alertas para fraturas é a dor na região. No entanto, existem casos em que um osso pode se deslocar ou quebrar, sem provocar grandes sintomas.

Desta forma, preste atenção também aos hematomas na face, assim como muita sensibilidade ao toque e, em alguns casos, dificuldade para respirar.

A análise visual é um fator simples e de fácil compreensão quando há algum osso quebrado ou fora do lugar. Mas, atenção: não tente de forma alguma mexer ou tentar realinhar o nariz.

Pode ser necessário fazer uma cirurgia?

Quando constatada pela equipe médica uma fratura após pancada no nariz, o primeiro passo do tratamento terá como objetivo reduzir os hematomas e, sobretudo, o inchaço no local, para que seja então possível manipular os ossos.

Com anestesia local, um médico cirurgião plástico pode realinhar os ossos nasais. Porém, há casos em que o trauma pode danificar as estruturas do nariz, e então será necessário optar por uma cirurgia, a rinoplastia.

Um cirurgião plástico pode realizar a rinoplastia reparadora, que buscará retomar a forma e função naturais do nariz.

Recuperação e possíveis complicações

A pancada no nariz pode provocar traumas dos mais leves aos mais extensos. É incomum que uma fratura mais leve ocasione danos colaterais mais sérios, porém podemos citar que quando não tratados corretamente, esses traumas podem ocasionar:

  • Obstrução do canal lacrimal;
  • Diminuição do canal do nariz; e
  • Hematomas no septo e necrose da cartilagem.

Deste modo, busque o médico mais próximo ao sofrer uma pancada no nariz. O tratamento é simples, rápido e, mesmo nos casos que necessitam de cirurgia, o inchaço pode desaparecer completamente em pouco tempo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 05h38 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes