Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

São Paulo - SP

Saúde Saúde

As crianças podem ter pedras nos rins?

Existem diferentes tipos de pedra nos rins em crianças, mas o mais comum é o feito de cálcio em associação com outros materiais.

27/04/2022 às 02h52
Por: Redação Fonte: Artigo escrito pela Agência WSI Digital Marketing
Compartilhe:
As crianças podem ter pedras nos rins
As crianças podem ter pedras nos rins

Embora a maioria das pessoas associe esse problema a pacientes adultos, a ocorrência de pedra nos rins em crianças não é tão rara assim. Este é um problema que pode ocorrer em qualquer idade, desde recém-nascidos, com maior incidência entre as meninas adolescentes.

Existem diferentes tipos de pedra nos rins em crianças, mas o mais comum é o feito de cálcio em associação com outros materiais. Na maioria dos casos, esta alteração está diretamente relacionada à dieta e hidratação, mas também pode ter como causas a herança genética, obstrução urinária e infecção no sistema urinário e renal.

Como identificar pedra nos rins em crianças?

Em muitos casos, a pedra nos rins pode ser assintomática, passando despercebida até que o cálculo renal esteja em um estágio mais avançado. O principal sintoma de pedra nos rins em crianças é dor intensa na região abdominal, mas também pode haver manifestações como:

  • Presença de sangue na urina;
  • Infecção urinária de repetição;
  • Dor na região abdominal ou nas costas;
  • Diminuição do fluxo urinário;
  • Necessidade de urinar com mais frequência; e
  • Febre e vômito.

O diagnóstico de pedra nos rins em crianças é feito a partir da avaliação dos sintomas e realização de exames de imagem como ultrassom, radiografia ou tomografia computadorizada. Em crianças menores, é importante ficar especialmente atento às queixas apresentadas, pois elas muitas vezes não sabem explicar onde está a dor e reclamam apenas de incômodo na barriga.

Causas e como prevenir a ocorrência de pedra nos rins em crianças

A pedra nos rins pode ter diferentes causas, incluindo predisposição genética, malformações do trato urinário e obstrução do fluxo urinário. Na maioria dos casos, porém, o problema tem relação direta com hábitos de vida inadequados, tais como consumo exagerado de alimentos industrializados, ricos em sódio, frituras e guloseimas em geral.

A melhor forma de prevenir a pedra nos rins em crianças, portanto, é adotar uma dieta balanceada, evitando alimentos ricos em sódio, refrigerantes e industrializados em geral. Também é recomendado incentivar o consumo diário de água, além de apostar em uma alimentação com mais frutas, verduras e legumes.

Tratamento para pedra nos rins em crianças

O tratamento para pedra nos rins depende de diversos fatores, tais como a idade da criança, o tamanho e localização da pedra, e presença de infecção urinária. Casos considerados mais simples, com pedras pequenas e que não levam à obstrução do fluxo urinário, podem ser apenas acompanhados até que a pedra seja expelida naturalmente pela urina.

Para favorecer este processo de eliminação natural, podem ser utilizados medicamentos específicos, além de aumentar o consumo de líquidos. Pedras maiores ou casos que apresentam algum tipo de complicação, por sua vez, podem demandar intervenção cirúrgica. 

É fundamental que a pedra nos rins em crianças seja devidamente diagnosticada por um uropediatra, que poderá diagnosticar a alteração de maneira eficiente, identificando também a localização e tamanho da formação. O tratamento é sempre individualizado de acordo com as características e necessidades de cada caso, devendo ser conduzido pelo especialista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 03h57 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes