Sorvete expresso é uma opção gostosa para qualquer momento e, por isso, também é uma opção interessante para aqueles que desejam vendê-lo, pois possui bastante demanda e retorno quando os clientes saem satisfeitos.
Por ser um mercado concorrido, é importante entender os processos de funcionamento e regulagem de sua máquina de sorvete, para que as vendas sejam satisfatórias e cada vez mais lucrativas.
Veja também: Qual a temperatura do sorvete expresso?
O sorvete expresso também é conhecido como italiano. Sua principal característica é a de ser servido direto da máquina de sorvete, geralmente em uma casquinha ou copinho, e possuir uma textura mais cremosa que os outros tipos de sorvete.
Costuma atrair clientes de todas as idades por sua praticidade de preparação, baixo preço e facilidade de consumo. E é uma opção interessante pois uma máquina de sorvete expresso não ocupa muito espaço, podendo ocular espaços pequenos como quiosques, e é de fácil manuseio, além de ser possível preparar várias porções em menor período de tempo.
Os sorvetes expressos podem ser encontrados das seguintes formas:
A máquina de sorvete precisa estar limpa antes de começar os trabalhos. O trabalho deve ser feito com água e sabão até que os componentes estejam completamente limpos.
A seguir, deve-se preparar a calda, como é chamado o líquido que vai se transformar em sorvete. Aqui, deve-se seguir a receita de acordo com o sabor que vai ser oferecido. As pessoas de cada localidade costumam ter preferências específicas de sabores de sorvete expresso, por isso, é importante que se pesquise sobre essas preferências para adequar sua oferta.
A calda deve ser despejada nos reservatórios da máquina de sorvete, que devem ser, em seguida, devidamente tampados. É importante configurar a densidade do sorvete. Essa configuração vai determinar a forma como a calda deverá ser refrigerada.
A densidade é regulada em níveis que costumam ir de 1 a 10. É importante também regular o sistema a ser utilizado de refrigeração. Geralmente existem os sistemas de conservação e o modo de servir.
É importante garantir que o sistema de conservação esteja sempre ligado para manter as cubas refrigeradas mesmo quando a máquina de sorvete está no modo de servir. As máquinas mais modernas costumas fazer isso de forma automática.
A máquina de sorvete, como todo equipamento de produção de bens alimentícios, deve ter cuidados específicos para manter a adequada preparação do alimento.
Por isso, além de limpeza adequada, é importante verificar a condição de seus componentes e sua reparação sempre que necessário. A regulagem de densidade e temperatura também deve ser realizada e verificada sempre. Se o sorvete está muito mole ou com textura estranha, pode ser por necessidade de novos reparos ou algum problema com a receita ou os ingredientes da calda.
Também é importante levar em conta a máquina de sorvete expresso a ser utilizada. A quantidade de sabores e de porções que deseja servir por dia deve entrar na conta.
Dadas as possibilidades do sorvete expresso, com cuidado, carinho e uma receita deliciosa, o sucesso e o lucro podem ser alcançados de forma muito mais eficiente.
Mín. 20° Máx. 26°