Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

São Paulo - SP

Geral Energia

Quanto tempo dura um sistema de energia solar?

Economizar dinheiro é algo que todo mundo gosta, principalmente dos diversos boletos que chegam para nós mensalmente.

27/04/2022 às 02h23
Por: Redação Fonte: Artigo escrito pela Agência WSI Digital Marketing
Compartilhe:
Quanto tempo dura um sistema de energia solar?
Quanto tempo dura um sistema de energia solar?

Economizar dinheiro é algo que todo mundo gosta, principalmente dos diversos boletos que chegam para nós mensalmente. Assim, o valor economizado pode ser direcionado para outros gastos como lazer, educação, imóveis, não é mesmo?

Somar essa economia com os cuidados com o meio ambiente é ainda melhor. Os sistemas de energia solar são excelentes para quem deseja economizar e preservar o meio ambiente. Para te ajudar na escolha, hoje vamos falar sobre quanto tempo duram os sistemas de energia solar.

Confira também: Na falta de energia meu sistema solar continua gerando energia?

Vantagens

Sabemos que é essencial cuidarmos do nosso planeta. Reduzir a emissão de poluentes para amenizarmos o aquecimento global, por exemplo, é umas das preocupações que devemos ter em mente. A sustentabilidade é papel de cada cidadão. Por isso que, em sua casa ou empresa, a instalação de sistemas de energia solar deve ser vista como responsabilidade para com o planeta.

Além disso, outra vantagem que os sistemas de energia solar nos trazem é a financeira. A redução no valor da conta de luz tem impacto considerável na saúde financeira tanto dos seus negócios quanto da sua vida particular. Vale lembrar também que os sistemas de energia solar não são absurdamente caros como se diz no senso comum.

Duração

A qualidade é uma característica básica que buscamos em qualquer produto que adquirimos. Comprar algo que se desgasta rapidamente, em geral, nos traz mais prejuízos além de gerar mais consumo, o que é prejudicial à natureza.

Entretanto, você sabia que as placas solares têm tempo de uso de 25 anos? Isso mesmo, seu investimento tem durabilidade de duas décadas e meia, com a capacidade de 60% do original. Esse tempo é padrão mundial, o que dá ainda mais credibilidade para você optar por sistemas de energia solar.

Essa durabilidade impacta em:

  • Diminuição de poluentes;
  • Menor consumo de energia; e
  • Economia financeira.

Perda de eficiência

É importante aqui explicar o porquê que, com o tempo, as placas solares perdem sua eficiência. Nós sabemos o quanto o sol é essencial para a vida e o mundo, mas também sabemos que tudo que fica por muito tempo exposto ao sol pode sofrer mutações ou deterioração.

Por exemplo, pinturas externas, carro e até mesmo nossa pele sofre danos quando ficam muito tempo recebendo os raios solares. Como não podia ser diferente, as placas solares também se desgastam por causa da luz solar, perdendo sua eficiência ao longo dos anos.

Boa parte dos painéis de energia solar são compostos por células fotovoltaicas de silício.   Essa composição é comum em placas de uso em empresas e residências, inclusive. Com o passar do tempo exposto ao sol, essas células envelhecem, perdendo sua capacidade inicial, como acontece com outros objetos que ficam ao sol. 

Mesmo assim, após perder cerca de somente 3% da sua capacidade no primeiro ano de uso, nos demais anos a média cai para 0,7%. Isso faz com que os sistemas de energia solar sejam de longa duração, com muito da capacidade original. Com os avanços tecnológicos, podemos dizer que uma placa solar pode chegar até 50 anos de uso, com cerca de 60% de sua capacidade. 

Portanto, há enormes vantagens ao adquirir sistemas de energia solar porque é um investimento que, por décadas, te trará benefícios financeiros, além de você estar contribuindo para um planeta mais sustentável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 03h57 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes