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Com a evolução da tecnologia nos últimos anos, novos hábitos do consumidor transformaram a forma como fazemos as coisas. A oferta cada vez maior de negócios no meio físico - e especialmente no digital - também geram a necessidade das empresas se reinventarem e criarem novas formas de diferenciação e contato com seus clientes.
Os aplicativos de mensagem, por exemplo, revolucionaram a forma como nos comunicamos no mundo, seja no âmbito pessoal ou profissional. Nas empresas os canais de atendimento ao cliente vêm sendo otimizados, como na implantação do chatbot no WhatsApp.
Com mais de 2 bilhões de pessoas utilizando o WhatsApp diariamente, segundo dados de 2020, o aplicativo pode ser considerado um dos aplicativos de mensagem instantânea mais utilizados do mundo.
Uma das razões pelo sucesso do WhatsApp e sua presença em cerca de 98% dos smartphones ativos no Brasil, é sua interface simples e intuitiva que permite ao usuário, uma gama de possibilidades de interação.
Através dele é possível fazer ligações de voz, realizar chamadas de vídeo, transferir pagamentos, enviar fotos e documentos diversos e claro, enviar mensagens de forma rápida.
Apesar da praticidade no atendimento ao cliente, a utilização do WhatsApp por empresas possuía limitações alguns anos atrás.
Geralmente, os clientes que entravam em contato fora do horário de atendimento do estabelecimento esperavam horas por uma resposta da empresa, o que atrasa o processo de compra e pode até mesmo desmotivar o cliente, visto que vivemos em um mundo que exige cada vez mais velocidade.
O WhatsApp for Business foi desenvolvido e lançado com o objetivo de solucionar os problemas do empreendedor em relação aos gaps de atendimento encontrados no WhatsApp convencional. Combinado com o uso de chatbot, é possível otimizar a relação com o consumidor e garantir uma melhor experiência de atendimento.
A transformação digital tem causado mudanças na realidade das empresas - e o chatbot é um exemplo disso.
Chatbot é uma tecnologia desenvolvida para facilitar processos de compra e facilitar o contato com o cliente. Através dele, é possível interagir de forma automatizada com o consumidor de acordo com comandos programados por Inteligência Artificial (IA). Dessa forma, a comunicação se torna mais ágil, podendo ser realizada em qualquer hora e dia da semana.
Apesar das facilidades do chatbot, ele ainda parece distante de muitas empresas pela necessidade de programação de uma série de elementos e estímulos. Mas com uma procura no mercado, vemos que é uma solução cada vez mais acessível a todo e qualquer negócio.
Ao compreender o funcionamento de um chatbot nos canais de venda - como WhatsApp, Facebook e e-commerce - é possível observar as razões da implementação em uma empresa.
Veja a seguir alguns desses benefícios do uso do chatbot em empresas.
A criação de um relacionamento ágil e totalmente personalizado com o cliente é uma das principais vantagens do uso do chatbot, além da facilitação da venda de produtos e serviços. Afinal, segundo estudo da Accenture Strategy em 2017, cerca de 401 bilhões de reais foram perdidos por empresas do país graças a problemas no atendimento ao cliente.
A resposta rápida e objetiva durante o processo de venda pode ser o diferencial necessário para clientes mais satisfeitos com seu negócio.
A área de atendimento ao cliente numa empresa é imprescindível para uma empresa bem sucedida. Contudo, quanto maior a empresa, maior é a mobilização necessária de tempo, pessoal e recursos financeiros, gerando custos para o negócio.
O uso do chatbot oferece uma alternativa às empresas de redução de custos. Automatizar o processo de atendimento reduz a necessidade de pessoas para executar tarefas repetitivas como realizar o processo de venda e responder dúvidas frequentes.
Dessa forma, o robô executa todos os processos que não exigem intervenção humana e no caso de novas dúvidas ou problemas específicos, ainda é possível repassar o atendimento para um colaborador focado na resolução de tais situações, otimizando o tempo de toda a equipe.
Outra grande vantagem do chatbot do WhatsApp é a redução de tempo - e até mesmo custos - relacionados ao retrabalho de ações inadequadas.
A automação será responsável por executar tarefas simples e repetitivas do dia a dia da empresa, estando menos sujeita a falhas do que a ação humana.
Desse modo, ao garantir um processo rápido e eficiente, o chatbot proporciona mais um diferencial competitivo à empresa frente à concorrência ao garantir tempo hábil para que a equipe foque em mais ações estratégicas do que operacionais.
Como vimos neste post, o atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de um empreendimento. Conforme o especialista em Marketing Isael Oliveira, com a evolução da tecnologia e das preferências do consumidor, o chatbot vem como uma oportunidade para as empresas proporcionarem melhores experiências e fidelizar clientes.
Para garantir uma boa experiência do usuário com o chatbot, é essencial compreender o objetivo da ferramenta no seu processo de vendas. Além disso, mapear a jornada do consumidor para garantir que todas as etapas de venda ou potenciais dúvidas serão sanadas a partir da automação.
A partir de um projeto bem desenvolvido, será possível atender clientes de maneira simultânea e ainda promover uma experiência diferenciada.
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