Muitos acordam a noite ou de manhã com aquela impressão de que os sonhos foram muitos reais, não é mesmo? Então, podemos dizer qual é o significado dos sonhos segundo o Espiritismo? Será que os sonhos são sinais de que realmente vivemos o que sonhamos enquanto dormimos? Essas e outras questões serão respondidas hoje em nosso artigo.
Ao longo de estudos sobre a emancipação da alma (momento onde o espírito de distancia do corpo) mantendo uma ligação com ele mesmo assim através de um halo fluídico, muitos espíritas tentaram entender a relação dos sonhos com a vida real.
Ou seja, para muitos espíritas, os nossos sentidos físicos ficam adormecidos enquanto dormimos, mas nosso espírito vive ligado ao nosso corpo, em relação com outros seres do universo, através da chamada viagem astral.
Veja também: Área externa da casa: como deixar o local mais atrativo?
Segundo o Espiritismo, a viagem astral é aquela que acontece quando os espíritos se desprendem de nossos corpos físicos, seja em uma noite de sono, seja em uma meditação muito relaxante e, ao emancipar-se de nosso corpo, o espírito consegue uma liberdade dependendo do grau que cada pessoa está adiantada em seu poder de desprendimento.
Portanto, vamos entender qual é o significado dos sonhos segundo o Espiritismo? Afinal, agora que temos um ponto de partida que é a viagem astral, podemos entender melhor como funcionam os sonhos segundo essa crença.
Pois, entendemos que o espírito passa por diversas fases de conhecimento de acordo com suas tendências e paixões até seguir livre para entender a linguagem do coração ou para estar em sintonia com nosso campo da mente.
Então, quando vamos dormir, devemos ter o costume de orar para que nosso espírito consiga entrar em contato com a espiritualidade superior e devemos esquecer as preocupações do mundo físico para que não sejamos arrastados durante o sono para viagens astrais mais sofridas como as que veremos abaixo.
Muitos que se perguntam qual é o significado dos sonhos segundo o Espiritismo? fazem isso pensando nos pesadelos que tiveram, pois, uma pessoa que busca o que significa sonhar com cobra não faz isso pensando que os resultados de sua busca serão positivos, afinal, esses répteis são comumente associados ao mal, desde a Bíblia.
Por isso, um pesadelo pode ser uma emancipação espiritual onde nosso espírito foi levado para regiões mais penosas, onde seres que nos perseguem e até mesmo animais peçonhentos como nesse caso podem ter atingido o controle sobre nossas mentes e causar a impressão de muito sofrimento enquanto repousamos.
Por isso, uma pessoa que acorda de um pesadelo pode estar suando ou em desespero como se tivesse realmente vivenciado aquilo pessoalmente.
O contrário também é verdadeiro, por isso, segundo o Espiritismo, os bons sonhos representam viagens astrais satisfatórias, quando nosso espírito, em paz, navega por lugares mais pacíficos atraído por seres superiores que estão ligados ao bem.
Então, daí surge a importância da oração antes de se deitar, já que podemos até mesmo ser levados para lugares maravilhosos durante nosso sonho e, quando acordamos dessas experiências, estamos renovados com uma alegria intensa e um bom humor que parece ser mentira de tão bem que acordamos, seja em um final de semana, seja em uma segunda feira para trabalhar.
Então, deixamos claro que, para o Espiritismo, o significado dos sonhos está relacionado com as viagens astrais que fizemos durante o sono, mas que, para termos bons passeios noturnos e espirituais, devemos estar em paz consigo mesmos.
Afinal, os sonhos, para os crentes dessa religião, são reflexos de lembranças da prática de emancipação da alma, onde encontros acontecem no campo mental e, por isso, é importante manter-se elevado durante a hora que nosso corpo repousará.
Em obras póstumas de Allan Kardec, o pai do Espiritismo nos explica melhor a relação dos sonhos com a emancipação da alma e nos responde mais sobre qual é o significado dos sonhos segundo o Espiritismo?
Segundo Allan Kardec, durante o sono, somente o corpo repousa, mas não dorme, ou seja, ele está ativo para receber de volta a alma viajante a qualquer momento.
Então, para o pai do Espiritismo, os sonhos não têm significados de adivinhações, mas sim de movimentos que a alma faz naturalmente enquanto dormimos e os caminhos que elas tomam estão mais relacionadas com o livre arbítrio das pessoas do que com qualquer adivinhação futura.
Podemos concluir então uma resposta direta para a questão seguinte; qual é o significado dos sonhos segundo o Espiritismo? O significado é o de uma viagem astral proporcionada pela emancipação da alma e, por isso, quando temos algum sonho ruim, basta orar e pedir ajuda para um mentor para que nosso espírito volte a ter a tão sonhada paz.
Mín. 20° Máx. 25°