Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

São Paulo - SP

Geral Ciclismo

4 imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta

Existem muitos imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta, desde pequenos acidentes físicos, até alguns relacionados à saúde.

25/01/2022 às 14h39
Por: Redação
Compartilhe:
4 imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta
4 imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta

Existem muitos imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta, desde pequenos acidentes físicos, até alguns relacionados à saúde. Ciclistas mais experientes já estão acostumados com incidentes, por isso sabem exatamente o que devem fazer para estarem preparados para qualquer um que aconteça.

Já alguns ciclistas novatos e mais inexperientes ainda não sabem muito bem sobre os imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta e como se preparar caso algum deles venha a acontecer.

Além de alguns imprevistos que podem ocorrer por conta da ação do tempo e do solo onde se está praticando o ciclismo, também existem algumas eventualidades que podem acontecer devido a má conduta do ciclista.

Como por exemplo, algo bem comum que acontece em todas as cidades do Brasil é o atropelamento de ciclistas em razão do não obedecimento às leis de trânsito e ao mau comportamento dos motoristas.

O artigo 58 do Código Brasileiro de Trânsito diz claramente que os ciclistas não devem andar na contramão, porém ainda assim muitos não obedecem a essa lei, o que acaba causando muitos acidentes, alguns deles bem graves ou até mesmo fatais.

Este é só um exemplo de um tipo de incidente que pode suceder que poderia ser evitado caso a lei de trânsito fosse respeitada. Já alguns outros tipos de imprevistos não podem ser impedidos, mas com a orientação e o preparo corretos, é plausível estar preparado caso venham a acontecer.

Com base neste assunto, este artigo falará sobre alguns imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta e como é possível precaver-se deles.

Veja também: Como a pandemia aumentou o número de ciclistas

Veja 4 imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta e como se prevenir

Existem muitos imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta, mas na matéria em questão neste blog sobre ciclismo, estão citados quais são os 4 principais que você precisa tomar nota para poder preparar-se adequadamente para a possível ocorrência de cada um deles.

Furo no pneu

Pedalar em um solo desconhecido ou passar por algum buraco pode fazer com que um dos pneus da sua bike fure. E para se preparar para este tipo de imprevisto, o ideal é carregar sempre um kit de remendo para consertar pneus juntamente com uma bomba de ar, pois de nada adianta consertar mas não ter como encher o pneu.

Também é importante se lembrar de levar um pano na mochila juntamente com o kit, para poder fazer a limpeza das mãos após o conserto do pneu.

Chuva

Esse é um imprevisto que define exatamente o significado da palavra, uma vez que prever uma chuva é algo praticamente impossível, principalmente quando o tempo muda de uma hora para outra.

Pedalar na chuva pode ser um pouco perigoso, por isso evite ao máximo sair com clima chuvoso ou com esta previsão. Caso este incidente ocorra em seu percurso, o ideal é ter sempre uma capa de chuva na mochila, pelo menos para evitar que você fique muito molhado.

Pequenos acidentes

Uma chuva mais forte, um buraco aqui, uma lombada ali ou uma curva feita de maneira errada, podem fazer com que pequenos acidentes aconteçam e todas as pessoas que andam de bicicleta estão sujeitas a passar por estes tipos de imprevistos durante suas pedaladas.

Para essas circunstâncias, um kit de primeiros socorros é sempre bem vindo, o qual deve estar recheado com gaze, anti séptico, álcool, algodão, esparadrapo, band aid, linha, agulha e o que mais você achar necessário.

Sentir fome ou sede

Sentir fome ou sede é um imprevisto bem corriqueiro, principalmente entre aqueles ciclistas mais “radicais” que resolvem aumentar ou mudar o percurso de última hora. Mesmo que tenham se alimentado e se hidratado bem antes de sair de casa, um caminho mais longo pode mudar tudo.

Levar uma garrafinha com água é sempre necessário, mas é importante sempre ter água extra e algum lanche rápido para essas situações. Frutas, barrinhas de cereais ou sanduíches simples podem ser ótimas opções, pois são comidas leves que não te deixarão “pesado” e não ocuparão muito espaço na mochila.

Cuidado nunca é demais

Observou como é simples precaver-se dos incidentes citados acima? Apenas com alguns preparativos e equipamentos básicos é possível estar preparado para toda e qualquer situação que possa ocorrer.

Contudo, é importante ressaltar que andar de bicicleta também exige alguns cuidados básicos com a saúde que não podem ser deixados de lado, como evitar o uso de roupa íntima com a roupa de ciclismo e fazer a adaptação da alimentação à nova rotina esportiva.

Se você adotar todas as medidas de segurança adequadas e cuidar bem da sua saúde, com certeza será capaz de evitar grande parte dos imprevistos que podem acontecer com quem anda de bicicleta e conseguirá realizar suas pedaladas de forma tranquila e segura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 04h38 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes