Domingo, 26 de Junho de 2022
14°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Geral IPVA

Como consultar o valor do IPVA 2022

O IPVA é um imposto estadual, ou seja, o valor pode mudar bastante de acordo com a região do país, ano de fabricação do veículo, modelo e categoria.

21/12/2021 às 02h19 Atualizada em 13/01/2022 às 11h45
Por: Redação
Compartilhe:
IPVA 2022 - (Imagem: Ernani Abrahão)
IPVA 2022 - (Imagem: Ernani Abrahão)

Se você é proprietário de veículo automotor no Brasil, com certeza já ouviu falar no famoso IPVA. Este imposto anual costuma ficar disponível para pagamento a partir de Dezembro e vence durante os meses do ano seguinte, conforme o final da placa do veículo. Dessa forma, o ideal é que você saiba como consultar o valor do IPVA 2022.

O IPVA é um imposto estadual, ou seja, o valor pode mudar bastante de acordo com a região do país, ano de fabricação do veículo, modelo e categoria. Um SUV, por exemplo, terá um IPVA bem mais salgado que de um veículo popular sem ítens de luxo e opcionais de conforto. 

Além disso, o mesmo modelo de veículo pode ter diferenças gritantes no valor do IPVA de um estado para outro. 

Para você que está se perguntando onde esta verba é aplicada: o destino dos recursos arrecadados com o IPVA, por se tratar de um imposto, pode ser usado na recuperação e manutenção de rodovias, mas também ter suas verbas destinadas à saúde, educação e outras despesas.

Ficou interessado(a) neste assunto? Então continue a leitura deste artigo e fique por dentro de como consultar o valor do IPVA 2022.

Consulte a data de pagamento do IPVA 2022:

  1. Calendário de consulta do IPVA 2022 SP
  2. Calendário de consulta do IPVA 2022 MG
  3. Calendário de consulta do IPVA 2022 RS
  4. Calendário de consulta do IPVA 2022 RN

Isenção do IPVA 2022: quem tem direito?

Para pessoas que possuem veículos mais antigos: fiquem atentos! Vocês podem ter isenção do pagamento do IPVA. 

Para descobrir como consultar o valor do IPVA 2022 e saber se o seu veículo enquadra-se como isento, você precisa acessar o site do Detran do seu estado e verificar qual a idade mínima do veículo para usufruir do benefício, já que esta idade muda de estado para estado. 

Na maioria dos estados, a idade mínima para solicitar isenção do IPVA é de 15, 18 ou 20 anos a contar da data de fabricação do veículo.

Além do tempo de fabricação, outras situações também enquadram-se na possibilidade do proprietário solicitar a isenção do IPVA:7

  • Pessoas com deficiências física, mental, visual ou autistas;

  • Táxis e veículos escolares;

  • Máquinas agrícolas.

É importante frisar que, assim como a idade mínima para solicitar isenção, algumas regras também podem mudar de estado para estado, verifique no Detran do seu estado os requisitos para solicitar a isenção em cada uma destas situações.

Como consultar o valor do IPVA 2022 através do Banco

Antes de consultar o valor do seu IPVA 2022 no app ou site do banco, saiba que é importante saber o calendário de pagamento do imposto para o seu estado.

Para isto, basta que você vá ao site do Detran do seu estado e verifique as datas para não perder o desconto de pagamento antecipado ou até mesmo ver as datas de vencimentos para pagamento integral ou parcelado. 

Em alguns estados o parcelamento pode ser feito em até três vezes e, em outros, seis vezes ou ainda dez vezes, como é o caso do estado do Tocantins. 

Outro desconto importante é o do "bom motorista", que diminui o valor do imposto se você não tiver cometido nenhuma infração no ano anterior ao do vencimento do IPVA.

Como consultar o valor do IPVA 2022 pelo Banco do Brasil

Com as datas para pagamento e os possíveis descontos em mãos, é hora de verificar o valor do IPVA do seu veículo. 

Uma das maneiras mais simples e práticas é através do aplicativo do Banco do Brasil pelo celular, já que o BB é o banco que abrange uma maior quantidade de estados, mas no RJ, por exemplo, o banco conveniado é o Bradesco, por este motivo, sempre verifique quais bancos aceitam o pagamento do IPVA no seu estado.

  1. Dentro do aplicativo do Banco do Brasil

  2. Clique no menu e vá em "Pagamentos". 

  3. Logo após, clique na opção "Impostos e Taxas"

  4. Na próxima tela, em "Débitos de veículos". 

  5. Abrirá uma lista com os estados disponíveis para pagamento através do app do Banco do Brasil. Selecione seu estado e prossiga. 

  6. Na próxima etapa, clique em "Licenciamento IPVA / DPVAT". Agora basta informar o RENAVAM do seu veículo e clicar em "Continuar". 

  7. Finalmente nesta tela você poderá conferir o valor do seu IPVA 2022, diretamente do app do Banco do Brasil.

Vale lembrar que as mesmas opções do aplicativo do banco também encontram-se no site da instituição financeira, possibilitando ao contribuinte consultar o valor do IPVA através do seu computador no site oficial, mas fique atento e prefira sempre digitar a URL do banco diretamente na barra de endereços do seu navegador. 

Evite clicar em links enviados em redes sociais ou aplicativos de trocas de mensagens, já que nesta época cresce o número de golpes de criminosos se passando por canais oficiais do governo ou dos bancos para lucrar enganando a população que, por falta de atenção, acaba, infelizmente, caindo nesses golpes.

Verificando o valor do seu IPVA 2022 diretamente no Detran do seu estado

Além do procedimento através dos bancos, seja nos apps ou nos sites, o Detran também disponibiliza as informações necessárias ao contribuinte a respeito dos valores, datas e condições de pagamento do IPVA. 

No estado de São Paulo, por exemplo, existe o sistema do Poupatempo digital onde, dentre vários tipos de serviços disponibilizados, é possível consultar o valor do IPVA 2022. 

O Poupatempo pode ser acessado através do app oficial que está disponível nas lojas oficiais para celulares Android e para iPhones.

Para acessar estas informações diretamente no Detran do seu estado você deve seguir o mesmo procedimento do Poupatempo: acesse a loja de aplicativos oficial do seu smartphone e procure pelo app do Detran correspondente ao seu estado, mas fique atento, pois em alguns estados, o app pode apresentar-se com outro nome e causar alguma confusão. 

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o aplicativo é da Secretaria da Fazenda e chama-se IPVA-RS.

O uso destes apps é muito simples: com o aplicativo instalado no seu dispositivo, geralmente na primeira ou segunda tela já são solicitadas as informações do seu veículo, como placa e renavam. Basta informar os dados e clicar no botão que o aplicativo irá mostrar os detalhes do seu veículo. 

Confira estes dados e, estando tudo correto, você já pode, inclusive, o que é novidade este ano, fazer o pagamento de todas as taxas do IPVA, incluindo seguro obrigatório e licenciamento, via PIX, diretamente da tela do aplicativo.

Aplicativo para consultar o valor do IPVA 2022

Se por algum motivo você não tiver a intenção de instalar qualquer tipo de aplicativo no seu smartphone, saiba que, como alternativa, você pode acessar o site do Detran do seu estado, diretamente do seu dispositivo com acesso à internet para consultar o valor do IPVA 2022. 

Dependendo do estado de licenciamento do seu veículo, é preciso logar com uma conta gov.br que, atualmente está universalizando o acesso às várias plataformas governamentais, entrar com os dados do seu veículo  (se for a primeira vez acessando o sistema) e clicar em consultar detalhes. 

Neste mesmo acesso é possível, além de verificar valores e gerar um PIX para pagamento do imposto, consultar informações importantes como, por exemplo, o CRLV do veículo (certificado de registro, necessário para transitar com o veículo), situação do seu seguro obrigatório e licenciamento, possíveis débitos com o Detran, multas, infrações e restrições aplicáveis ao seu veículo.

Portanto, seja no aplicativo oficial do governo do seu estado, do banco ou ainda nos sites citados acima, mantenha-se sempre em dia no que diz respeito às informações referentes ao seu veículo e aos impostos e taxas necessárias para poder circular e não ter dores de cabeça.

Novidades no Calendário do IPVA 2022 São Paulo

A primeira parcela do pagamento do IPVA 2022 São Paulo começará a vencer na segunda semana de janeiro, os proprietários de veículos com placa final 1 devem efetuar o pagamento da primeira parcela. 

Os motoristas devem se organizar, pois o governo do estado acaba de lançar o Calendário do IPVA 2022 São Paulo. Entretanto, as datas são válidas apenas aos contribuintes que optaram pelo parcelamento do tributo. 

Isso mesmo, o imposto que todos temem, finalmente apareceu. Isso acontece porque a validade do calendário IPVA São Paulo 2022 está muito próxima de acontecer, e os contribuintes precisam se organizar.

Para os contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do estado de São Paulo, 2022 será um ano atípico. O governo de São Paulo vai permitir o parcelamento do IPVA 2022 São Paulo em até 5 parcelas, o motivo é o aumento do Imposto veicular em 2022.

Qual é o destino da arrecadação do IPVA 2022 de São Paulo?

Atualmente, 20% do valor arrecadado é destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, popularmente conhecido como FUNDEB, os restantes 50% são alocados ao estado, e a outra metade é alocada ao município onde o veículo está localizado.

Veja também:

Whatsapp GB Pro: Descubra o que é e como baixar

Calendário de consulta do IPVA 2022 SP

Confira abaixo o calendário do IPVA 2022 de São Paulo.

Mês

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Parcela

Cota única (Desc. 9%)

1º Parcela Cota única (Desc. 5%)

2º Parcela (Desc. 5%)

3º Parcela (Desc. 5%)

4º Parcela (Desc. 5%)

5º Parcela (Desc. 5%)

Placa

Vencimento

Vencimento

Vencimento

Vencimento

Vencimento

Vencimento

1

10

10

10

11

11

10

2

11

11

11

12

12

13

3

12

14

14

13

13

14

4

13

15

15

14

16

15

5

14

16

16

18

17

20

6

17

17

17

19

18

21

7

18

18

18

20

19

22

8

19

21

21

22

20

23

9

20

22

22

25

23

24

0

21

23

23

26

24

27

 

Confira: O que são padrinhos de consagração?

Aumento do IPVA em São Paulo

Em São Paulo, de acordo com informações do portal FDR, o IPVA 2022 ficará 25% a 30% mais caro, em média. Visto que, o imposto é cobrado com base no valor do veículo, e tanto os carros novos quanto os usados ​​tiveram uma valorização significativa em 2021, de acordo com o calendário IPVA São Paulo 2022.

Cada estado possui alíquotas de IPVA diferentes (não reajustadas), mas todas levam em consideração o valor associado à venda de carros usados ​​- calculado pela tabela da Fipe - ou nota fiscal de compra, no caso de veículo 0km.

Além disso, a alíquota do imposto para carros flex em São Paulo é de 4%.

O imposto é cobrado todos os anos sobre pessoas que possuem um veículo e dirigem nas ruas do estado. Existem apenas algumas exceções, ou seja, carros fabricados antes de 2000 e carros com mais de 20 anos de uso estão isentos do IPVA 2022 São Paulo.

Isenção do IPVA 2022

Depois que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu os impostos em 2021, o IPVA 2022 São Paulo, tem novas regras definidas, para PCD.

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa do Estado de SP aprovou um projeto de lei que amplia o escopo dos grupos isentos, mas o teto de preços que os carros devem cumprir, limita esse benefício.

De acordo com o PL 868/2021, pessoas com deficiência e pessoas com transtornos do espectro autista de grau moderado, grave ou muito grave estarão isentos do pagamento do IPVA em SP.

A Lei Estadual 17.293 / 2020 não inclui pessoas com deficiência moderada ou autismo. No entanto, essa mudança envolve apenas a condição do proprietário.

Em relação aos veículos, a nova lei deve seguir as mesmas regras da regulamentação do Confaz para isenção de ICMS. Ou seja, carros novos ou usados ​​com valor de mercado inferior a R$ 70.000 podem usufruir de benefícios fiscais integrais.

Portanto, se o custo do veículo estiver entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, o proprietário só precisa pagar o valor que ultrapassou os R$ 70 mil. Por exemplo, se o valor de venda de um carro for R$ 90 mil, o IPVA será de 4% do “custo extra” de R$ 20 mil, ou seja, R$ 800.

O governador tem até 15 dias úteis para aprovar o projeto do calendário do IPVA 2022 São Paulo, a contar da data em que foi aprovado pela Câmara Municipal na última quarta-feira (15).

 

Calendário de consulta do IPVA 2022 MG

Em Minas Gerais, os pagamentos do primeiro ou único IPVA começam em março e variam de acordo com o número final da placa. O imposto pode ser dividido em três parcelas. Os proprietários podem optar por pagar em uma única parcela com desconto de 3%, ou fazer um pagamento inicial e pagar as parcelas subsequentes em abril e maio.

O Departamento do Tesouro dos EUA informa que o desconto adicional de 3% no programa “Bom Pagador” continua em vigor para quem pagar dívida tributária relacionada a veículos em 2021 e 2020.

Final de Placa Cota Única
1ª Parcela
2ª Parcela 3ª Parcela
1 e 2 21 25 25
3 e 4 22 26 26
5 e 6 23 27 27
7 e 8 24 28 30
9 e 0 25 29 31

 

Calendário de consulta do IPVA 2022 RS

A consulta dos valores do IPVA 2022, da Taxa de Licenciamento, do Seguro DPVAT (anos anteriores) e de eventuais multas pode ser feita no site www.ipva.rs.gov.br e no site do Detran. Também é possível instalar o aplicativo IPVA RS para celular e obter todas as informações referidas. 

Final de Placa Data
1, 2, 3, 4 e 5 até 30/06/2022
6, 7, 8, 9 e 0 até 31/07/2022

Alertamos que, apesar das datas de validade do CRLV 2021 informadas acima, devem ser observadas as datas de vencimento do IPVA (conforme tabela abaixo) já que o pagamento do imposto após o vencimento acarreta acréscimo de multa moratória e juros (Selic), além da perda dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Final de Placa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
Vencimento (2022) 25/abril 25/abril 26/abril 26/abril 27/abril 27/abril 28/abril 28/abril 29/abril 29/abril

O pagamento do IPVA poderá ser efetuado em cota única ou parcelado, conforme os quadros abaixo. O vencimento de cada parcela é o último dia útil de cada mês.

Cota Única
Pagamentos UPF Desconto Pessoa Jurídica Desconto Pessoa Física*
Até 30/12/2021 2021 10% (+UPF/RS**) pela antecipação até 28,0% (+UPF/RS**) pela antecipação
Até 31/01/2022 2022 10% pela antecipação até 28,0% pela antecipação
Até 25/02/2022  2022 6% pela antecipação até 24,8% pela antecipação
Até 31/03/2022  2022 3% pela antecipação até 22,4% pela antecipação

 

Calendário de consulta do IPVA 2022 RN

No Rio Grande do Norte, para veículos com placas terminando em 1 e 2, o IPVA vence no dia 11 de março em parcelas ou primeiras parcelas. Os veículos que optarem pelo parcelamento de seus impostos terão 5% de desconto.

De acordo com a Receita Federal (SET), as pessoas que optam pelo parcelamento podem pagar seus impostos em até sete parcelas. No entanto, o imposto só será parcelado se o valor total da dívida não for inferior a R$ 100,00. Os pagamentos começam em março e terminam em dezembro.

Confira abaixo o cronograma de pagamento do IPVA:

Placa com Final

Cota Única IPVA 

(5% de desconto)

1ª Parcela IPVA

2ª Parcela IPVA

3ª Parcela IPVA

4ª Parcela IPVA

5ª Parcela IPVA

6ª Parcela IPVA

7ª Parcela IPVA

1

11/03/2022 11/03/2022 11/04/2022 11/05/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022

2

11/03/2022 11/03/2022 11/04/2022 11/05/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022

3

11/04/2022 11/04/2022 11/05/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022 10/10/2022

4

11/04/2022 11/04/2022 11/05/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022 10/10/2022

5

11/04/2022 11/04/2022 11/05/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022 10/10/2022

6

11/05/2022 11/05/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022 10/10/2022 10/11/2022

7

11/05/2022 11/05/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022 10/10/2022 10/11/2022

8

11/05/2022 11/05/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022 10/10/2022 10/11/2022

9

10/06/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022 10/10/2022 10/11/2022 09/12/2022

0

10/06/2022 10/06/2022 11/07/2022 10/08/2022 09/09/2022 10/10/2022 10/11/2022 09/12/2022
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 23h05 - Fonte: ClimaTempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 18°

Seg 20°C 12°C
Ter 25°C 11°C
Qua 25°C 13°C
Qui 25°C 12°C
Sex 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes