A linguagem corporal do bebê pode dizer como ele está se sentindo e o que ele precisa.
A linguagem corporal do bebê lhe dá pistas importantes sobre se ele está:
Quando você entende a linguagem corporal de seu bebê e responde a ela, ele se sente seguro e protegido. Isso ajuda você a construir um relacionamento forte com seu bebê. E um relacionamento forte com você e outros cuidadores principais é vital para o desenvolvimento do bebê.
Todos os bebês dão dicas de como estão se sentindo e do que precisam de você. Mas cada bebê desenvolve sua própria combinação de sinais para lhe dizer o que deseja. Com o tempo, você saberá quais são as dicas individuais de seu bebê e o que elas lhe dizem sobre os sentimentos dele.
E à medida que você e seu bebê vão se conhecendo, você descobrirá a melhor maneira de responder às dicas individuais de seu bebê também.
Sinais de cansaço em bebês incluem:
Os recém-nascidos precisam se alimentar a cada 2-3 horas. Quando seu bebê está com fome, ele pode:
Você pode começar a procurar essas pistas a cada 1-2 horas em recém-nascidos ou a cada 3-4 horas para um bebê mais velho.
Quando você reconhece sinais de fome em seu bebê, é uma boa ideia oferecer-lhe uma alimentação. Procurar os sinais de fome do seu bebê é a melhor maneira de descobrir quando deve mamar do que esperar por um determinado número de horas.
Bebês mais velhos geralmente seguem uma rotina de 'alimentar-brincar-dormir'.
As dicas de que seu bebê está pronto para brincar com você incluem:
Quando você reconhece sinais de 'pronto para brincar' em seu bebê, é uma boa hora para sorrir e conversar com ele. A brincadeira do bebê é simples: o melhor brinquedo para o seu bebê é você, e o melhor jogo do bebê é brincar com você.
Bebês de quatro meses ou mais nem sempre estão prontos para tirar uma soneca após o horário de brincadeira. Às vezes, eles podem querer uma mudança de ritmo ou atividade em vez disso. Então, como são essas dicas para bebês?
Se o seu bebê quer uma pausa do que está fazendo agora, ele pode:
Quando você reconhecer sinais de 'pronto para uma pausa' em seu bebê, é uma boa ideia dar a ele algum tempo de silêncio ou uma atividade diferente. Por exemplo, se seu bebê virar a cabeça para longe do chocalho que você está mostrando, você pode deitá-lo de costas para olhar outra coisa por um tempo.
Desde o momento em que nascem, os bebês têm uma maneira muito eficaz de dizer o que estão pensando e sentindo. É chamado de choro.
Chorar é como os bebês permitem que você saiba que querem ou precisam de algo - mais abraços, por favor, não mais abraços, por favor, com fome, sem fome o suficiente, muito cansado, não cansado o suficiente, sentindo muito frio, sentindo muito calor. E às vezes os bebês choram sem motivo aparente.
Chorar é a única maneira de seu bebê saber como comunicar suas necessidades a você. Seu bebê não chora para irritá-lo - não existem recém-nascidos travessos.
Seu bebê absorve uma grande quantidade de informações sobre palavras e conversas desde o nascimento.
Por exemplo, seu novo bebê usa o contato visual para se comunicar com você. Ele pode olhar em seu rosto e observar sua boca. Ele também está ouvindo atentamente cada palavra e som que você faz.
Por volta das 7 a 8 semanas de idade, seu bebê descobre que tem voz. Você pode esperar que ele comece a arrulhar e a fazer sons simples.
E à medida que seu bebê cresce, ele começa a fazer mais sons. Por exemplo, ele experimenta sons como espirros, tosse, engasgo para chamar a sua atenção. Ele também começará a sorrir e a balançar os braços e os pés. E então ele usará gestos como apontar e acenar tchau.
Seu bebê está começando a conversar e quer lhe contar todo tipo de coisas interessantes.
Quando os bebês estão alertas, eles estão mais interessados em se comunicar.
Quando seu bebê mostra sinais de querer se comunicar, você pode responder:
É bom deixar uma lacuna depois de responder ao seu bebê. Isso ensina seu bebê sobre o padrão de conversa de "falar e ouvir". Se o seu bebê não se revezar ou não estiver interessado em bater um papo agora, você pode tentar novamente em outra hora. Deixe o interesse e as respostas do seu bebê guiá-lo.
Muitos pais se acham meio tolos conversando com um bebê que não responde. Quanto mais você fala com o bebê, mais fácil se torna - e você será recompensado com as respostas do seu bebê. A maneira como você responde, por mais boba que seja, ajudará o bebê a aprender a se comunicar.
Ao se comunicar com seu bebê, você também está criando e compartilhando experiências juntos, o que fortalece seu relacionamento com ele. E um relacionamento forte com você é essencial para o desenvolvimento saudável do seu bebê.
Os bebês se desenvolvem em ritmos diferentes. Muitos bebês fazem contato visual e fazem sons precocemente, mas outros podem não começar antes dos três meses. Se o seu bebê não faz algo com a mesma idade que os outros bebês, isso não significa necessariamente que você precisa se preocupar.
Também vale lembrar que as crianças diferem na forma como se expressam. Crianças com personalidades mais extrovertidas podem ser mais vocais do que aquelas que são mais quietas.
Mín. 20° Máx. 25°