O foco de muitas pessoas hoje é morar em um lugar onde tenha mais qualidade de vida, que ofereça benefícios para a saúde, bem-estar, lugares para sair, que tenha uma boa economia - esse é um ponto muito importante - e principalmente para quem está para se aposentar, um lugar para aproveitar muito o tempo.
Podemos ver que muitas famílias têm procurado por lugares que ofereçam essa qualidade de vida e estabilidade, principalmente as famílias que têm filhos para criar. Mas essa busca por uma boa cidade também está entre os aposentados e aqueles que ainda vão se aposentar.
Realmente é preciso pensar no que fazer depois que se aposentar, depois de tanto tempo trabalhando, focar em si mesmo pode ser ótimo para melhorar a saúde, qualidade de vida, até mesmo dar uma animada na rotina.
É por isso que procurar um lugar bom para morar pode sim ajudar a melhorar a qualidade de vida, no Brasil existem várias cidades que oferecem diversas vantagens para quem é aposentado, desde atividades, opções de passeios, um crescimento econômico e estabilidade e além disso, um lugar menos agitado para aproveitar mais.
E para conhecer melhor essas cidades para saber se alguma te chama atenção, você pode optar por fazer algumas viagens curtas para conhecer melhor o local. Por exemplo, quer conhecer mais a cidade de Rio Claro que fica no interior de São Paulo, você pode procurar um “hotel em Rio Claro” e passar alguns dias passeando e conhecendo melhor a cidade.
Mas para te ajudar a escolher a cidade certa, vamos mostrar algumas cidades para morar quando se aposentar. Essa lista é baseada no IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - da cidade, mostrando as vantagens que cada uma oferece.
Ficou interessado no assunto? Então continue lendo este artigo para saber mais!
Vamos começar por uma cidade mais agitada, pois com certeza há aqueles que gostam de um local mais movimentado e que ainda tem diversas opções de atividades para sair da rotina.
O Rio de Janeiro tem cerca de 6 milhões de habitantes, aliando uma grande proporção de aposentados à qualidade de vida. O bairro de Copacabana, por exemplo, é conhecido pela presença de idosos e tem até uma delegacia exclusiva para eles.
Além de oferecer diversas opções de lazer para os turistas, o Rio também oferece diversas opções de clubes e associações. Os aposentados podem contar com uma lista enorme de atividades.
Seu IDH é de 0,799 e tem uma proporção de 13% de população idosa.
Rio Claro é uma cidade do interior de São Paulo, fica a 85,2 quilômetros de Campinas. Possui cerca de 208 mil habitantes. Uma cidade pequena que tem chamado atenção de muitas pessoas.
O lugar é conhecido pela cultura, a cidade possui museus, bibliotecas, centros históricos e também comporta o maior festival de balonismo da América Latina. Ela comporta uma proporção de 30% da população idosa, seu IDH é de 0,825.
A cidade tem se destacado entre as cidades do Sul, Porto Alegre está crescendo muito nos últimos anos, até mesmo na questão economia, está gerando mais oportunidades de trabalho e além disso, chamando mais atenção dos aposentados, já que é uma cidade que oferece qualidade de vida e estabilidade.
A cidade tem mais de 500 praças, possui vários parques urbanos e diversas opções de lazer, principalmente para os aposentados. Tem cerca de 4,4 milhões de habitantes, sendo 15% de idosos e seu IDH é de 0,805.
Santos é uma cidade muito conhecida principalmente pelos paulistas que gostam de praia, é a maior cidade litorânea de São Paulo. Tem cerca de 440 mil habitantes, sendo 20% com mais de 60 anos e seu IDH é de 0,840, o que é muito alto, colocando a cidade na lista das cidades mais seguras de São Paulo.
A cidade oferece muitas vantagens para os aposentados que procuram um lugar mais calmo porém com uma pequena motivação no dia a dia. Santos oferece diversas opções de lazer como aulas de dança, ioga, alongamento, terapias e muito mais.
Nova Araçá é uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, tem cerca de 4.890 habitantes, fica a 209 quilômetros de distância da capital do estado. Estima-se uma proporção de 22% de aposentados na cidade.
Por ser uma cidade pequena é uma cidade tranquila, segura e que oferece uma boa qualidade de vida, seu IDH é de 0,785, o que é alto e leva em consideração o desenvolvimento da cidade.
É realmente um ótimo lugar para quem procura um lugar mais distante e tranquilo, mas ainda quer ter acesso para outros lugares.
Mín. 20° Máx. 25°