Quarta, 27 de Outubro de 2021
13°

Céu encoberto

São Paulo - SP

Geral Cidades

5 cidades para morar quando se aposentar

O foco de muitas pessoas hoje é morar em um lugar onde tenha mais qualidade de vida, que ofereça benefícios para a saúde e bem-estar

27/10/2021 às 14h13 Atualizada em 27/10/2021 às 15h03
Por: Redação
Compartilhe:
5 cidades para morar quando se aposentar

O foco de muitas pessoas hoje é morar em um lugar onde tenha mais qualidade de vida, que ofereça benefícios para a saúde, bem-estar, lugares para sair, que tenha uma boa economia - esse é um ponto muito importante - e principalmente para quem está para se aposentar, um lugar para aproveitar muito o tempo.

Podemos ver que muitas famílias têm procurado por lugares que ofereçam essa qualidade de vida e estabilidade, principalmente as famílias que têm filhos para criar. Mas essa busca por uma boa cidade também está entre os aposentados e aqueles que ainda vão se aposentar.

Realmente é preciso pensar no que fazer depois que se aposentar, depois de tanto tempo trabalhando, focar em si mesmo pode ser ótimo para melhorar a saúde, qualidade de vida, até mesmo dar uma animada na rotina.

É por isso que procurar um lugar bom para morar pode sim ajudar a melhorar a qualidade de vida, no Brasil existem várias cidades que oferecem diversas vantagens para quem é aposentado, desde atividades, opções de passeios, um crescimento econômico e estabilidade e além disso, um lugar menos agitado para aproveitar mais.

E para conhecer melhor essas cidades para saber se alguma te chama atenção, você pode optar por fazer algumas viagens curtas para conhecer melhor o local. Por exemplo, quer conhecer mais a cidade de Rio Claro que fica no interior de São Paulo, você pode procurar um “hotel em Rio Claro” e passar alguns dias passeando e conhecendo melhor a cidade.

Mas para te ajudar a escolher a cidade certa, vamos mostrar algumas cidades para morar quando se aposentar. Essa lista é baseada no IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - da cidade, mostrando as vantagens que cada uma oferece.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo este artigo para saber mais!

5 cidades para morar quando se aposentar

 

Rio de Janeiro - RJ

Vamos começar por uma cidade mais agitada, pois com certeza há aqueles que gostam de um local mais movimentado e que ainda tem diversas opções de atividades para sair da rotina. 

O Rio de Janeiro tem cerca de 6 milhões de habitantes, aliando uma grande proporção de aposentados à qualidade de vida. O bairro de Copacabana, por exemplo, é conhecido pela presença de idosos e tem até uma delegacia exclusiva para eles.

Além de oferecer diversas opções de lazer para os turistas, o Rio também oferece diversas opções de clubes e associações. Os aposentados podem contar com uma lista enorme de atividades.

Seu IDH é de 0,799 e tem uma proporção de 13% de população idosa.

 

Rio Claro - SP

Rio Claro é uma cidade do interior de São Paulo, fica a 85,2 quilômetros de Campinas. Possui cerca de 208 mil habitantes. Uma cidade pequena que tem chamado atenção de muitas pessoas.

O lugar é conhecido pela cultura, a cidade possui museus, bibliotecas, centros históricos e também comporta o maior festival de balonismo da América Latina. Ela comporta uma proporção de 30% da população idosa, seu IDH é de 0,825.

 

Porto Alegre - RS

A cidade tem se destacado entre as cidades do Sul, Porto Alegre está crescendo muito nos últimos anos, até mesmo na questão economia, está gerando mais oportunidades de trabalho e além disso, chamando mais atenção dos aposentados, já que é uma cidade que oferece qualidade de vida e estabilidade.

A cidade tem mais de 500 praças, possui vários parques urbanos e diversas opções de lazer, principalmente para os aposentados. Tem cerca de 4,4 milhões de habitantes, sendo 15% de idosos e seu IDH é de 0,805.

 

Santos - SP

Santos é uma cidade muito conhecida principalmente pelos paulistas que gostam de praia, é a maior cidade litorânea de São Paulo. Tem cerca de 440 mil habitantes, sendo 20% com mais de 60 anos e seu IDH é de 0,840, o que é muito alto, colocando a cidade na lista das cidades mais seguras de São Paulo.

A cidade oferece muitas vantagens para os aposentados que procuram um lugar mais calmo porém com uma pequena motivação no dia a dia. Santos oferece diversas opções de lazer como aulas de dança, ioga, alongamento, terapias e muito mais. 

 

Nova Araçá - RS

Nova Araçá é uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, tem cerca de 4.890 habitantes, fica a 209 quilômetros de distância da capital do estado. Estima-se uma proporção de 22% de aposentados na cidade.

Por ser uma cidade pequena é uma cidade tranquila, segura e que oferece uma boa qualidade de vida, seu IDH é de 0,785, o que é alto e leva em consideração o desenvolvimento da cidade.

É realmente um ótimo lugar para quem procura um lugar mais distante e tranquilo, mas ainda quer ter acesso para outros lugares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários