As embalagens plásticas sustentáveis são cada vez mais solicitadas no mercado por consumidores que se preocupam com a questão ambiental.
Assim, o objetivo é ter cada vez menos desperdício com a adoção das embalagens plásticas que podem ser biodegradáveis ou ainda recicláveis, conforme o seu tipo.
Aqui neste conteúdo, nós iremos falar mais sobre como adotar essas embalagens plásticas de maneira limpa e totalmente eco amigável, o que é importante ao meio ambiente e para a sua empresa. Acompanhe!
As embalagens do tipo sustentáveis tratam-se daquelas que têm como objetivo reduzir qualquer dano ocasionado pelo descarte das embalagens ao meio ambiente.
Elas podem ser consideradas como sustentáveis quando são recicláveis ou biodegradáveis, ou seja, se forem produzidas a partir de material renovável ou orgânico.
Assim, o uso dessas embalagens plásticas sustentáveis pelas empresas vai ajudar a diminuir ao máximo os impactos ao meio ambiente ocasionados pelo descarte do pacote, da caixa ou da garrafa usados para embalar.
Como as embalagens são essenciais para acondicionar, transportar e preservar produtos diversos, elas não podem ser deixadas de lado.
Então a melhor opção, claro, é adotar as embalagens plásticas reutilizáveis, como é o caso daquelas feitas com milho ou produtos sintéticos, e mudar o futuro da indústria de plástico.
Vamos entender melhor sobre essas opções que você pode adotar em seu negócio.
A embalagem plástica feita com milho é uma das opções sustentáveis que vale a pena adotar em sua indústria.
Na verdade, esse tipo de embalagem pode ser produzido a partir da biossíntese de diversos tipos de carboidratos, como milho, cana-de-açúcar ou ainda óleos vegetais.
Essas embalagens são feitas pela biossíntese, como dito, o que significa que há ação de bactérias, o que faz elas serem biodegradáveis e biocompatíveis, ou seja, elas não promovem qualquer relação imunológica ou tóxica.
A grande questão a respeito delas é que não podem ser usadas em produtos que vão à prateleira, pois há o risco de contaminação dos alimentos.
Um outro tipo de plástico sustentável é o PLA, conhecido também como um plástico biodegradável e que pode ser usado em vários setores, como alimentício, na cosmética, para produzir garrafas e sacolas, etc.
No processo de fabricação desses plásticos, são utilizadas bactérias que vão produzir ácido láctico utilizando o processo da fermentação dos vegetais que são ricos em amido, como mandioca e milho.
Eles são recicláveis de forma mecânica ou química, mas também bioabsorvíveis e biocompatíveis.
Como essas embalagens são produzidas a partir de fontes vegetais renováveis, se forem descartadas da forma certa, elas vão se transformar em substância inofensivas e que são degradadas facilmente pela água.
Por fim, temos as embalagens plásticas feitas desde o bagaço da cana, uma forma para substituir outros produtos de embalagens, caso do isopor.
Para isso, utiliza-se esse material feito a partir da cana, o que faz dele sustentável, e que se decompõe facilmente em somente um mês.
Tudo isso com custos menores e a possibilidade de implementar o produto em larga escala na indústria de plástico.
Como você viu, as embalagens plásticas sustentáveis são as melhores opções par que as empresas da indústria de plástico adotem e consigam assim adequar-se à realidade do mercado.
Neste texto, mostramos a você algumas dicas de quais as melhores alternativas de embalagens sustentáveis para adotar em seu negócio, como aquelas feitas com milho ou ainda o plástico PLA.
O que você achou do nosso conteúdo de hoje falando sobre zero desperdício: como adotar embalagens plásticas de forma limpa e eco amigável?
Mín. 14° Máx. 22°