Dentro do marketing Digital estratégico existem muitas maneiras de gerar leads B2B, mas nenhuma delas terá eficácia sem que a empresa conheça bem quem são as outras empresas que compram sua solução.
Sendo assim, antes mesmo de entrar no assunto e entender como gerar leads B2B, precisamos falar sobre a persona de uma empresa B2B.
O sonho de qualquer time comercial que vende para outras empresas é ter fartura de leads de qualidade para trabalhar a negociação no mercado B2B. Acontece que o universo dos negócios de empresas para empresas é mais demorado, o ticket médio dos contratos é maior, o que acaba delongando bastante a negociação.
Agora, imagina gastar toda essa energia com uma empresa que nem se enquadra no perfil ideal de cliente (ICP). Ou por falta de conhecimento da persona, não conseguir quebrar objeções e perder vendas importantes?
Ter esse tipo de situação causa exaustão do time de vendas e desânimo. Mas como transformar essa realidade?
Tudo começa com seu estrategista de marketing B2B entendendo profundamente quem é a persona por detrás do seu ICP ideal. Significa que as seguintes perguntas precisam ter respostas claras:
Obter respostas como estas e, com estas respostas, montar uma base de dados capas de criar uma amostra com essa pesquisa lhe dará informações para tomada de decisões mais seguras, pautadas em dados.
Entender quem compra da sua empresa lhe torna altamente competitivo, pois este entendimento muni seus times comercial e marketing de estratégias para atração, conversão e retenção.
Quando um gerente de marketing não tem o entendimento de quem é a persona que precisa atrair, o trabalho de gerar leads B2B para o time comercial se torna muito mais difícil. Isso porque, ao conhecer o comportamento e quem é a persona a ser trabalhada, a estratégia de marketing vai adequar desde os canais de atração até a linguagem para se aproximar desta persona, sem estas informações, tudo se torna testes e tentativas.
Na hora de aplicar uma estratégia de marketing B2B é muito importante que você escolha os canais que serão mais inteligentes e terão melhor capacidade de cumprir um objetivo dentro do seu projeto.
Por exemplo, suponhamos que seu projeto tenha por objetivo trabalhar força da marca, desta forma, um ótimo canal para fazer isso dentro do digital são as redes sociais.
Mas suponhamos que o objetivo principal seja a geração de leads, neste caso, o Ads deve ser considerado como uma das principais plataformas de execução da estratégia.
Todas as plataformas dentro do marketing digital têm um enquadramento que vai sempre obedecer a experiência do usuário. Levar essas regras em consideração pode ser a diferença que vai potencializar a sua estratégia.
Mín. 14° Máx. 22°