Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

São Paulo - SP

Saúde Saúde

Quais os melhores procedimentos para ajudar o corpo a se recuperar após cirurgia plástica?

Seguir as recomendações médicas e manter uma rotina saudável e equilibrada pode ser a chave para que os resultados da cirurgia sejam satisfatórios.

27/04/2022 às 03h46
Por: Redação Fonte: Artigo escrito pela Agência WSI Digital Marketing
Compartilhe:

Apesar de o Brasil ser o País com o maior número de cirurgias plásticas realizadas anualmente, toda esta popularidade não diminui os cuidados que devem ser tomados para se recuperar após a cirurgia plástica.

Seguir as recomendações médicas e manter uma rotina saudável e equilibrada pode ser a chave para que os resultados da cirurgia sejam satisfatórios.

Cuidados para se recuperar após cirurgia plástica

Existem cuidados que devem ser tomados após qualquer tipo de intervenção médica, pois ajudam o organismo do paciente a se recuperar e cicatrizar, permitindo que o paciente retome suas atividades do cotidiano. Quando o assunto é se recuperar após uma cirurgia plástica, esse processo não é diferente.

Alguns dos principais cuidados dizem respeito a manter uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas, legumes e proteínas. Além disso, é necessário manter-se hidratado, de preferência com água ou chás. Não se esqueça de fazer as refeições na hora certa e não passar períodos longos sem comer.

Também é importante manter o repouso de acordo com as indicações médicas e descansar em posições confortáveis. Para se recuperar após cirurgia plástica, pode ser necessário ainda utilizar cintas ou sutiãs cirúrgicos.

O uso de medicação deve ser seguido à risca, nos dias e horários corretos.

Cuidados para cada tipo de cirurgia plástica

Lipoaspiração

Usar cinta e placas contentoras de acordo com a orientação médica e manter o repouso nos primeiros dias. Após a liberação do especialista, iniciar exercícios leves, como caminhadas. Ainda na primeira semana, fazer sessões de drenagem linfática para ajudar a diminuir o inchaço.

Exercícios mais pesados só devem ser retomados após um mês ou de acordo com o que o cirurgião considerar seguro.

Mamoplastia

Estes cuidados valem tanto para mamoplastia de aumento (com prótese de silicone) quanto para mamoplastia redutora (para diminuir os seios). É preciso evitar grandes movimentos com os braços e não erguê-los, além de não levantar peso e sutiã cirúrgico ao longo do primeiro mês após a intervenção. Também é recomendado dormir de barriga para cima por, pelo menos, quarenta e cinco dias, além de não dirigir nos primeiros vinte dias. As atividades físicas devem ser suspensas por 2 meses. 

Rinoplastia

Para diminuir os hematomas e o inchaço, faça compressas frias, use soro fisiológico para lavar as narinas e faça repouso por pelo menos sete dias.

Não lave o rosto com água quente e não molhe o gesso, use somente água fria para lavar o rosto na primeira semana. Faça drenagem linfática e não se exponha ao sol nas primeiras semanas.

Abdominoplastia

É preciso usar a cinta pós-cirúrgica por 60 dias e não fazer esforços por cerca de 1 mês, sendo indicado não fazer exercícios aeróbicos nos primeiros 40 dias. Em um primeiro momento, é permitido apenas caminhadas curtas.

Também é recomendado dormir com a cabeça mais elevada e as pernas apoiadas em travesseiros para evitar trombose, além de não dirigir por pelo menos 15 dias.

Como podemos ver, são necessários diversos cuidados, banir alguns comportamentos (pelo menos por um tempo) e inserir outros na rotina para se recuperar após cirurgia plástica.

É necessário seguir todas as recomendações médicas para evitar complicações e alcançar melhores resultados. Não se esqueça: em caso de dores, febre, sangramentos, inflamações ou mau-cheiro nas cicatrizes, encaminhe-se à clínica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 05h38 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes