Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

São Paulo - SP

Geral Tocantins

Unitins cria comissão para realizar estudos preliminares de concurso público para professores e técnicos administrativos

Certame deve contemplar todas as unidades da universidade

18/04/2022 às 18h22
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Comissão será responsável por fazer o levantamento da necessidade de cargos e da quantidade de vagas em cada unidade da instituição - Foto: Nonato Silva/Unitins
Comissão será responsável por fazer o levantamento da necessidade de cargos e da quantidade de vagas em cada unidade da instituição - Foto: Nonato Silva/Unitins

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 18, trará a publicação da portaria que institui a comissão responsável por realizar osestudos preliminares paraconcurso público de técnicos administrativos e docentes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A comissão será responsável por fazer o levantamento da necessidade de cargos e da quantidade devagas em cada unidade da instituição, além de planejar as etapas do concurso.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, explica que ogovernador Wanderlei Barbosa autorizou a criação da comissão considerando a defasagem do quadro de servidores. “A Unitinstem vários câmpus que não têm docentes efetivos e alguns cargos técnicos ainda em defasagem. Vemos que é uma necessidade e que a universidade precisa evoluir dentro dos critérios de professores titulados e de reposição do quadro técnico”, acrescenta.

Em relação ao trabalho da comissão, o reitor enfatiza que ela “levantará todas as necessidades dos possíveis códigos de vagas, quantitativose, principalmente, definir as fases que comporão esse concurso. É claro que, para a liberação do processo seletivoapós o trabalho da comissão,passaremos pela análise de viabilidade financeira com a Secretaria de Estado da Administração e a Secretaria de Estado da Fazenda, além da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento e da Procuradoria-Geral do Estado. Precisamos dessas autorizações para quepossamos realizar esse concurso público o mais breve possível, mais precisamenteno início de 2023”, conclui o professor Augusto Rezende.

"A Unitins vem avançando em muitas frentes e o que precisamos agora é ampliar o número de servidores efetivos para atender essa demanda crescente e, com isso,desenvolver ainda mais a instituição. É isso o que queremos com o concurso: uma universidade capacitada efortalecida, resultando em educação superior de qualidade para os nossos estudantes", destaca o governador Wanderlei Barbosa.

TAC

Em 2005, a Unitins e o Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPT) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa uma série de compromissos, entre eles a realização de um certame para os servidores do quadro administrativo e docentes. "Em 2013, o MPT executou o TAC e o processo ainda tramita. Nos anos de 2008, 2014 e 2016, foramrealizados concursos, mas que não atenderam integralmente o quantitativo exigidopelo MPT. Atualmente, consta uma execução que, com a correção monetária,poderia causar um prejuízomilionárioaos cofres da Unitins caso o concurso não seja realizado", explica o reitor, completando que a realização do novo concurso público resolverá esse passivo.

A Unitins possui cinco câmpus, em Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso, além de quatro unidades de pesquisa, duas de extensão e unidades de rádio e TV.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 04h38 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes