Domingo, 26 de Junho de 2022
14°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Entretenimento Estilo de Vida

Casa ecológica: a união entre sustentabilidade e sofisticação em um ambiente

A construção civil tem se deparado com uma questão bastante importante nos últimos tempos: a sustentabilidade. Segundo Gustavo Wentz, especialista ...

14/03/2022 às 20h45
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
PARQUETSP
PARQUETSP

A construção civil tem se deparado com uma questão bastante importante nos últimos tempos: a sustentabilidade. Além de todo o planejamento antes de iniciar uma obra ou reforma, esse fator passou a ser determinante diante dos desafios que o segmento encontra.

Considerando que esse é o setor que mais consome recursos naturais, na maioria das vezes acaba havendo o descarte incorreto de resíduos, sendo completamente contrário à questão ética e ambiental.

Segundo Gustavo Wentz, especialista em piso de madeira e CEO da ParquetSP, o consumidor está cada vez mais exigente e consciente sobre a questão sustentável. "As pessoas estão evitando cada vez mais os hábitos que possam prejudicar o meio ambiente. E isso implica também na construção ou decoração de um ambiente. A solução pode estar na construção de uma casa sustentável, com materiais próprios para isso", esclarece.

Detalhes de uma construção sustentável

A sustentabilidade tem como objetivo proteger ao máximo o meio ambiente. Partindo desse conceito, uma casa sustentável é uma moradia construída por meio de materiais sustentáveis, garantindo o bem-estar dos moradores e criando uma boa relação com a natureza.

Antes de construir essa casa, é importante atender a várias exigências técnicas. Existem alguns detalhes que devem ser considerados para tornar o projeto uma referência sustentável, como por exemplo a localização, que deve ser estratégica, e os sistemas elétricos com uso racional de recursos.

O conforto térmico e acústico também deve ser lembrado, principalmente na hora de escolher o tipo de piso. "A ideia é construir uma casa sustentável com materiais recicláveis ou reutilizáveis, tanto na decoração quanto na escolha do piso", explica Gustavo Wentz.

O piso de madeira é ideal porque além de ser extremamente durável, quando bem cuidado, pode ser renovado. O processo de renovação do piso consiste em lixá-lo e dar um acabamento totalmente novo, diminuindo a quantidade de entulho em uma obra.

A escolha da madeira reflorestada

Se antes o piso sustentável era sinônimo de uma superfície sem vida e sem um acabamento de qualidade, hoje os chamados pisos ‘ecologicamente corretos’ ajudam a reduzir os impactos ao meio ambiente, além de oferecerem um design moderno e sofisticado.

Existem alguns tipos de pisos de madeira que seguem o conceito de sustentabilidade. Entre eles, o piso de madeira reflorestada. A madeira de reflorestamento, geralmente, é obtida de florestas plantadas com a finalidade de serem extraídas, abrindo espaço para que novas árvores possam ser plantadas no lugar das que foram retiradas.

"A base da madeira reflorestada é o que ajuda o piso a não sofrer dilatações ou aberturas de frestas ao longo do tempo, fazendo com que ele dure por muito mais tempo. Esse é um material que pode ser utilizado tanto na fabricação de pisos quanto decks, revestimento de paredes, brises, entre outros", finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP Atualizado às 22h24 - Fonte: ClimaTempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 18°

Seg 20°C 12°C
Ter 25°C 11°C
Qua 25°C 13°C
Qui 25°C 12°C
Sex 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes