Sexta, 22 de Outubro de 2021
13°

Céu encoberto

São Paulo - SP

Cultura Tocantins

Projeto contemplado pela Lei Adir Blanc apresenta tradições tocantinenses aplicadas em vestuário de origem afro

Coleção Capulanas será lançada nesta segunda, 20, com desfile virtual

20/09/2021 às 20h57
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Peças traz representação da Folia de Reis - Foto: Emerson Silva/Divulgação
Peças traz representação da Folia de Reis - Foto: Emerson Silva/Divulgação

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Artes Visuais lançado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com recursos do Governo Federal, será oficialmente apresentado ao público nesta segunda-feira, 20, o Projeto Capulanas – Arte em Cangas.

O desfile virtual de lançamento da Coleção Capulanas, será a partir das 21 horas, desta segunda, no canal Gaia Shop PMW no Youtube. Também é possível saber mais sobre esta outras coleções por meio do sitewww.gaiashop.shop.

Entre muitas maneiras possíveis de ressaltar a cultura tradicional do Estado do Tocantins, Marta Regina Benosse desenvolveu o projeto, para honrar a cultura e ancestralidade popular, com ênfase nas manifestações tradicionais da Congada, Suça e os festejos religiosos do Divino Espírito Santo e da Folia de Reis.

A coordenação do projeto é de Marta Regina, com produção executiva de Ândrea Bangoim e arte de Catau.

Marta Regina é natural do Paraná, reside no Tocantins desde 1990, e em Palmas desde o ano de 2009. É contadora, modelista e artista visual autodidata, com atuação no ramo da moda desde 2015. Em suas pesquisas sobre a cultura afrodescendente conheceu a Capulada, peça do vestuário das mulheres de Moçambique.

Segundo ela, a peça do vestuário afro foi escolhida para receber os elementos da cultura tocantinense respeitando a intenção original da peça africana.

“O Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, tem ressaltado a qualidade dos trabalhos artísticos lançados ao longo de 2021”, comemora o presidente da pasta, Jairo Mariano, ao enfatizar que o trabalho de preservação da cultura tradicional está se fortalecendo graças a iniciativas como esta, que fortalecem a economia criativa do Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários